2 de março de 2023 Instituto A.Yoshii

Trajetória do Instituto A.Yoshii: entidade já impactou vida de mais de 20 mil pessoas

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Conheça a história do Instituto A.Yoshii, suas principais iniciativas nas áreas de Educação, Meio Ambiente e Cultura e sua importância como agente transformador na sociedade

Fundado em 2006, o Instituto A.Yoshii é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações solidárias ligadas à educação, ao meio ambiente e à cultura. Em 16 anos de atuação, a organização já impactou a vida de mais de 20 mil pessoas por meio de centenas de iniciativas em cidades do Paraná, como Londrina, Maringá e Curitiba, assim como em Campinas, no interior de São Paulo.

Confira mais detalhes sobre a atuação do Instituto e conheça algumas das suas principais iniciativas. 

Instituto A.Yoshii como agente transformador

O Instituto A.Yoshii promove os cuidados de Responsabilidade Social das construtoras do Grupo A.Yoshii. A entidade é reconhecida por iniciativas que geram impacto positivo e incentivam o voluntariado, envolvendo mais de 2.500 pessoas.

Em 2022, pelo sétimo ano consecutivo, o Instituto A.Yoshii conquistou o Selo SESI ODS, certificação que destaca trabalhos realizados no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. No último ano, o Instituto recebeu a premiação na categoria Inovação, pelo projeto “Canteiro da Leitura”. Desde 2021, a proposta visa enviar kits de livros, revistas e gibis para os canteiros das construtoras A.Yoshii e Yticon, como forma de incentivar o hábito da leitura entre os colaboradores. 

Ao longo de 16 anos, voluntários trabalharam ininterruptamente em ações que promovem a educação, cultura, meio ambiente e a cidadania, por meio de projetos e campanhas solidárias que permitem que a atuação da instituição como agente transformador social e de impacto positivo para a construção de uma sociedade cada vez mais participativa e digna para todos.

Principais iniciativas do Instituto A.Yoshii

As ações do Instituto são voltadas, principalmente, para:

  • pessoas em situação de vulnerabilidade econômica-social;
  • minimização de impactos no meio ambiente;
  • democratização do acesso à cultura e à educação.

Conheça alguns dos principais projetos. 

  1. Mais Verde

O Projeto Mais Verde promove o plantio de árvores, buscando reflorestar áreas desmatadas e reduzir a emissão de CO2. Nos últimos anos, foram plantadas mais de 100 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica

Um dos pilares do Instituto A.Yoshii é a preservação do meio ambiente. Por isso, a entidade realiza anualmente o Projeto Mais Verde, iniciativa que promove o plantio de árvores na cidade de Londrina, buscando reflorestar áreas desmatadas e reduzir a emissão de CO2.

Em 2021 e 2022, foram plantadas mais de 100 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, como Embaúba, Pimenteira, Figueira Branca e Ipê Amarelo. O projeto envolve colaboradores do Grupo A.Yoshii. 

2. Criando Arte

A iniciativa Criando Arte estimula o reaproveitamento de resíduos da construção civil, doméstico e de parceiros, por meio do artesanato sustentável

O Criando Arte foi o primeiro projeto implantado após a inauguração do Instituto A.Yoshii. Desde então, estimula o reaproveitamento de resíduos da construção civil, doméstico e de parceiros, por meio do artesanato sustentável. Dessa forma, evita o desperdício e os resíduos são transformados em objetos de artesanato, utilidade doméstica e decoração. 

O projeto é composto por um grupo de mulheres em situação de vulnerabilidade que produzem brindes e artesanato sustentável. Apenas em 2021 e 2022, o projeto gerou R$ 259 mil para oito artesãs. 

3. Obra&Arte

O Obra&Arte é outro projeto que promove a sustentabilidade e o acesso à cultura. Nele, grupos de artistas renomados ministram oficinas junto aos colaboradores das obras do Grupo A.Yoshi. Nestes encontros, o grupo tem a oportunidade de aprender sobre o universo artístico, desenvolvendo artigos de decoração, com materiais da construção civil que seriam descartados. A ressignificação do resíduo transforma a visão e pensamento dos envolvidos de forma sustentável, proporcionando o contato com a arte e, até mesmo, possibilitando uma nova opção de trabalho ou hobby

4. Canteiro de Leitura

O Canteiro de Leitura é um projeto criado em 2021 e que já impactou 1.357 trabalhadores da construção civil que trabalham nas obras do Grupo A.Yoshii. 

O projeto visa incentivar a leitura entre seus colaboradores, família e comunidade. Para isso, são criados espaços que funcionam como pequenas bibliotecas com livros, revistas e gibis para que os trabalhadores possam ler nas horas vagas ou levá-los para casa. 

Em cada canteiro são disponibilizados mais de 150 exemplares e o local para leitura é acolhedor e construído com resíduos da construção civil. Em pouco mais de um ano de atuação, já foram implementados 10 Canteiros de Leitura no Paraná, nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Porto Amazonas. 

5. Guarda Mirim de Londrina

O Instituto A.Yoshii também apoia a Guarda Mirim de Londrina, instituição de ensino fundada em 1965, sem fins lucrativos, voltada ao atendimento de jovens em situação de vulnerabilidade social. Aliás, esse apoio precede a criação do próprio Instituto, que começou em 2001, por meio do voluntariado da sra. Kimiko Yoshii

O apoio acontece com a promoção de campanhas e eventos. Nos últimos dois anos, já foram repassados mais de R$ 310 mil para a Guarda Mirim. 

Voluntariado

Além de promover diversas iniciativas, o Instituto A.Yoshii também mantém um programa de voluntariado empresarial voltado aos colaboradores do Grupo A.Yoshii, com foco nas equipes dos setores administrativos.

Algumas iniciativas são:

  • Doação de sangue – periodicamente, promove campanhas de doação de sangue entre seus colaboradores.
  • Outubro Rosa e Novembro Azul – campanhas de conscientização para os colaboradores a fim de ampliar o conhecimento sobre o câncer de mama e de próstata.
  • Apoio via Lei de Incentivo – o Instituto apoia projetos por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Lei do Esporte, Fundo do Idoso ou Fundo da Infância e Adolescência. 

Veja aqui quatro motivos para você também ser um voluntário e ajudar a impactar a vida de outras pessoas. 

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!