21 de julho de 2021 Instituto A.Yoshii

Trabalho voluntário: 4 motivos para começar

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Ajudar alguém é uma das formas de colocar suas habilidades para jogo e trazer melhorias ao seu desenvolvimento pessoal

Realizar um trabalho voluntário pode fazer toda a diferença tanto para quem é beneficiado, quanto para quem realiza o trabalho em si. Ajudar alguém é uma das formas de colocar suas habilidades para jogo e trazer melhorias ao seu desenvolvimento pessoal. Longe de ser apenas um ato de caridade, o voluntariado é capaz de transformar pessoas. Por isso, separamos quatro motivos para que você comece agora mesmo.

Desenvolver suas habilidades 

Voluntariado é oportunidade para desenvolver habilidades, ganhar experiência, e até mesmo, enriquecer o currículo

Para quem ainda está estudando, os trabalhos voluntários podem ajudar a ter experiência nas áreas onde deseja atuar. É uma ótima oportunidade para pegar toda a teoria aprendida e colocá-la em prática. Algumas faculdades e universidades possuem programas específicos para fomentar essa prática, inclusive com horas obrigatórias de voluntariado. 

Para quem já atua no mercado de trabalho, o voluntariado é uma oportunidade para desenvolver habilidades em outras áreas, podendo ser uma ótima chance de você ganhar bagagem para mudar os rumos de sua carreira, ganhar experiência em alguma atividade que você busca como realização pessoal, ou até mesmo, enriquecer o seu currículo. No geral, as empresas costumam olhar com bons olhos candidatos que realizam trabalhos voluntários. 

Conhecer pessoas e fazer networking

O trabalho voluntário pode aumentar a sua rede de contatos

Fazer um trabalho voluntário abre portas para você estabelecer contato com pessoas de diferentes especializações e áreas do conhecimento, podendo trocar experiências relevantes e aumentar a sua rede de contato. Além de todo esse networking, você tem a chance de conhecer pessoas e assuntos que jamais pensaria antes do voluntariado. 

Bem estar, realização e qualidade de vida 

Pessoas que realizam trabalhos voluntários são mais felizes e realizadas

A ciência comprova! Pessoas que realizam trabalhos voluntários têm menos chances de desenvolver estresse, depressão, vícios e de quebra, ainda são mais felizes e realizadas em suas vidas. 

Alguns estudos sugerem inclusive que o trabalho voluntário está associado a maiores níveis de vitamina D no organismo, maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e acredite: uma média de quatro anos a mais na expectativa de vida. Tudo isso ocorre por causa da liberação de hormônios e substâncias benéficas em nosso corpo, dando a sensação de prazer, bem estar e elevando a qualidade de vida e saúde de quem pratica. 

Plantar a semente do bem 

Você também serve de espelho para que outras pessoas também comecem a praticar o bem

Quem planta o bem, colhe o bem. Quando se pratica um trabalho voluntário, o modo com que você vê o mundo, e as pessoas do mundo, muda completamente. É comum reparar mais nas necessidades e demandas, urgentes, ou não, para serem realizadas e, ao cuidar do próximo, do meio ambiente, dos animais ou de causas específicas, você está desenvolvendo empatia, compaixão e entendendo melhor os problemas sociais de sua comunidade. 

Além de desenvolver habilidades bem importantes para viver em sociedade, você serve de espelho para que outras pessoas também comecem a praticar o bem, formando uma grande rede de apoio e auxílio para diversas frentes. 

Por onde começar? 

O Instituto A.Yoshii é um dos exemplos de como diversas frentes podem fazer a diferença no mundo

Primeiro você deve pensar em questões bastante importantes como: qual sua disponibilidade de tempo, atividades em que pode contribuir ou até mesmo destinar um valor para ser repassado à alguma instituição ou causa. Nem sempre podemos ajudar com uma atividade específica, mas sim com auxílio financeiro, arrecadação de materiais, mobilização para encontrar parceiros e redes de contato ou oferecer um trabalho à distância como cuidar da contabilidade, marketing ou assessoria em alguma área específica do seu conhecimento.

O Instituto A.Yoshii é um dos exemplos de como diversas frentes podem fazer a diferença no mundo, como a arrecadação de mais de quatro toneladas de alimentos não perecíveis para serem doados a dez instituições filantrópicas e beneficentes nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Seja criativo e solidário. Com certeza alguém pode se beneficiar muito do seu conhecimento e boa vontade, inclusive você. 

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!