21 de setembro de 2022 blog

Projeto Mais Verde e Dia da Árvore: plante você também essa ideia

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
O reflorestamento é fundamental para o futuro do planeta. O Projeto Mais Verde do Instituto A.Yoshii promove periodicamente o plantio de árvores

No dia 21 de setembro é celebrado o Dia da Árvore. Não só nesta data, mas durante todo o ano, o Grupo A.Yoshii tem como um de seus valores o compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente. Por isso, em meio a várias iniciativas socioculturais e ambientais, o Instituto A.Yoshii promove o Projeto Mais Verde, que tem como objetivo plantar árvores na cidade de Londrina, diminuindo o impacto, conscientizando sobre a preservação do meio ambiente e prezando pela fauna e flora da cidade.

Acompanhe no texto abaixo mais sobre essa iniciativa do Instituto A.Yoshii.

A importância das árvores

Sem árvores, a vida na Terra seria impossível. Isso porque as espécies vegetais fornecem o oxigênio essencial à nossa existência e são parte fundamental da cadeia alimentar e de sustento das espécies do planeta. 

Graças ao processo da fotossíntese, as árvores ajudam a combater o aquecimento global, absorvendo dióxido de carbono e ajudando a limpar o ar com a redução de poluentes como ozônio, óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre.

Ainda, essas espécies contribuem para a melhor termorregulação do ambiente e fornecem habitat para mais de 80% da biodiversidade terrestre do mundo.

Apesar disso, o Brasil é o líder de desmatamento mundial. Segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), apenas durante os primeiros oito meses de 2022, já foram desmatados mais de 8 mil quilômetros de mata nativa na Amazônia, o pior índice em 15 anos. 

A importância do reflorestamento

Projeto Mais Verde em ação

O Dia da Árvore é celebrado em 21 de setembro com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância desse recurso para o planeta. Inspirado pela data, o Instituto A.Yoshii criou o Projeto Mais Verde, uma iniciativa que promove o plantio de árvores na cidade de Londrina, reforçando um dos principais pilares da construtora, o respeito ao meio ambiente.

O reflorestamento é fundamental para a restauração do bioma. A Mata Atlântica, por exemplo, é uma das principais áreas florestais do Brasil, ocupando 15% de todo território nacional. No entanto, atualmente, resta apenas 12,4% da área original.

Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, zerar o desmatamento na área já não é mais suficiente para acabar com os riscos gerados, como mudanças climáticas. Nesse momento, é necessário promover o reflorestamento do local. 

Dessa forma, iniciativas como as do Instituto A.Yoshii são fundamentais para que cada pessoa tenha consciência de seu papel na preservação das árvores e do meio ambiente. 

Projeto Mais Verde

O Projeto Mais Verde é uma iniciativa do Instituto A.Yoshii, que promove periodicamente o plantio de árvores em Londrina, Paraná. 

O plantio é feito por grupos de voluntários, que envolve estudantes de escolas públicas e colaboradores do Grupo A.Yoshii. A ação tem como missões:

  • Promover o voluntariado.
  • Promover o contato com a natureza.
  • Preservar o meio ambiente.
  • Recuperar áreas desmatadas.
  • Restaurar o bioma.
  • Conscientizar sobre a preservação do meio ambiente.
  • Prezar pela fauna e flora da cidade. 

Mais Verde em 2021

Em 2021, a ação do Projeto Mais Verde aconteceu na fazenda Gaviãozinho Farm, localizada no distrito de Maravilha, na zona sul de Londrina, Paraná. Os responsáveis pela propriedade já possuem outras parcerias com o Instituto A.Yoshii e, juntos, vêm trabalhando para restaurar o bioma da região. 

A ação contou com 40 voluntários e foram plantadas 40 mudas de 15 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, como Embaúba, Aroeira Pimenteira, Figueira Branca e Ipê-Amarelo. No próximo sábado (24), o Instituto A.Yoshii repetirá o gesto e irá plantar 75 mudas de árvores na Chácara Graciosa, também na cidade de Londrina. 

Confira quais as ações sustentáveis nos empreendimentos A.Yoshii.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!