7 de julho de 2021 Instituto A.Yoshii

Instituto A.Yoshii: 15 anos de incentivo ao desenvolvimento social e sustentável

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Consolidar um trabalho de desenvolvimento social e sustentável a partir do voluntariado não é tarefa fácil no Brasil. No País, a cultura da doação ainda não é uma prática recorrente, o que nos dá mais motivos para comemorar os 15 anos do Instituto A. Yoshii.

Braço social do Grupo A.Yoshii, a entidade sem fins lucrativos já envolveu cerca de 2.500 voluntários, beneficiando 50 organizações e impactando mais de 20 mil pessoas desde a sua fundação em 2006. 

História do Instituto A. Yoshii

O Instituto surgiu em Londrina pelo desejo do casal Atsushi e Kimiko Yoshii em promover a cidadania. O primeiro projeto implantado foi o “Criando Arte”, mantido até hoje com oficinas de artesanato sustentável direcionadas especialmente a mulheres de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Foram realizadas mais de 280 oficinas para confecção de cachepôs, mosaicos, entre outros itens.

Com oficinas de artesanato sustentável, o Criando Arte é direcionado especialmente a mulheres de baixa, renda e em situação de vulnerabilidade social. 

Com o passar do tempo, as ações do instituto foram ampliadas para regiões onde a construtora está presente com obras residenciais e corporativas. É o caso de Maringá e Curitiba, no Paraná, e Campinas, no interior de São Paulo.

No Projeto Obra & Arte, lançado em 2019, o foco é a sustentabilidade. Os colaboradores voluntários são envolvidos em oficinas que transformam resíduos da construção civil em móveis e peças decorativas. A segunda edição aconteceu neste ano em Londrina e os trabalhos também foram desenvolvidos em parceria com profissionais de design do Coletivo ÔDA.

O objetivo do projeto é ressignificar os resíduos gerados pela construção civil e reduzir o impacto no meio ambiente, ao mesmo tempo em que os trabalhadores desenvolvem novas habilidades. De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos, da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), em 2019 foram geradas 79 milhões de toneladas de resíduos no Brasil.

Arrecadação de doações

Com a pandemia, as campanhas de arrecadação de agasalhos, alimentos e itens de limpeza e higiene ganharam muita força com o envolvimento especial dos colaboradores da construtora.

Foram arrecadadas mais de quatro toneladas de alimentos não perecíveis.

Na mais recente edição da campanha interna “Doar Faz Bem”, realizada em 2021, foram arrecadadas mais de quatro toneladas de alimentos não perecíveis para serem doados a dez instituições filantrópicas e beneficentes nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Uma das entidades apoiadas pelo Instituto A.Yoshii é a Guarda Mirim de Londrina, que atende jovens em situação de vulnerabilidade social. A parceria começou antes mesmo da criação da entidade, em 2001, por meio do voluntariado da Sra. Kimiko Yoshii, que os auxiliou no planejamento e na implantação de programas, gerando inúmeras melhorias à instituição. O Instituto promove há anos um evento em prol da Guarda Mirim, que, em 2019, passou a se chamar Soul Love. Ele foi realizado no formato drive-thru no ano passado e será promovido no mesmo formato neste ano, em razão da pandemia.

Pacto Global

Em 2011, o Instituto A.Yoshii se tornou signatário do Pacto Global, iniciativa criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar a sustentabilidade corporativa no mundo. Com esse acordo, a entidade se compromete a difundir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que correspondem às áreas dos Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente, Empoderamento Social, entre outros.

A entidade se compromete a difundir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para celebrar os 15 anos de contribuição do Instituto A.Yoshii junto com toda sociedade, um novo projeto será implantado nas obras da construtora. O “Canteiro de Leitura” colocará à disposição dos colaboradores, kits de livros, revistas e gibis como forma de incentivar o hábito de ler.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!