4 de abril de 2024 Decor

Adegas em apartamentos: confira modelos, funcionalidades e estilos

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Ponto forte do decorado do empreendimento Aura, em Campinas, armário de vidro vazado ao lado da adega dá um toque a mais de elegância ao espaço

O interesse e o consumo de vinhos no Brasil têm crescido consideravelmente. Segundo o artigo “Brazil’s monthly wine drinking population doubles since 2010”, publicado pela consultoria Wine Intelligence, o número de consumidores de vinho mais que dobrou desde 2010, representando um aumento de cerca de 36% no consumo mensal. Considerado um dos países com mais consumidores da bebida no mundo, o Brasil conquistou a 14.ª posição no ranking dos mercados de vinhos mais atraentes em 2021. 

Para os entusiastas do vinho, ter uma adega ou um espaço dedicado à coleção de vinhos é um sonho ao alcance. Afinal, para desfrutar plenamente do sabor de um bom rótulo, é essencial que ele seja armazenado em um local apropriado. Disponíveis em modelos simples ou climatizados, é possível optar pela conveniência de um eletrodoméstico ou por um projeto personalizado que contribua para a estética do ambiente. Seja na área gourmet, na cozinha, na sala de estar ou de jantar, a presença de uma adega tornou-se uma realidade cada vez mais comum nos apartamentos. 

Com diversos formatos, materiais, funcionalidades e estilos, confira inspirações e modelos de adegas para encantar os apreciadores de vinhos. 

Mini adegas: praticidade e tecnologia

Empreendimento Noah, em Maringá, possui apartamentos com adegas climatizadas e prateleiras para exibição dos vinhos

As adegas climatizadas, que possuem sistema de refrigeração, são a solução ideal para quem busca praticidade sem a necessidade de construir uma adega sob medida. Fáceis de instalar, essas adegas oferecem diversas funcionalidades e têm capacidades variadas para atender às diferentes necessidades. Os modelos disponíveis no mercado atualmente podem acomodar de oito a mais de 200 garrafas. 

Esses eletrodomésticos climatizados podem ser termoelétricos ou com compressor. O primeiro tipo utiliza eletricidade para manter o vinho na umidade e temperatura adequadas. Esses modelos contam com uma placa de cerâmica que troca calor com o ambiente externo, assegurando uma temperatura mais baixa no interior da adega.

Semelhante à adega climatizada termoelétrica, o modelo com compressor é considerado mais moderno já que dispõe de um sistema interno que resfria o interior de forma eficaz. No decorado Noah, empreendimento em construção em Maringá (PR), o projeto combinou duas adegas climatizadas com pequenas prateleiras em metal para exibição dos vinhos. 

Adegas inteligentes: conecte-se à sua adega 

Já estão disponíveis no mercado adegas robustas equipadas com tecnologia avançada para monitoramento e controle a distância. Por meio de um aplicativo, é possível verificar temperatura, umidade e nível de estoque das garrafas.

Adegas sob medida: exclusividade e integração

Adega envidraçada é um ponto de destaque do decorado do empreendimento Etherea, em Curitiba

Para aqueles que desejam uma solução personalizada e integrada com a decoração do apartamento, optar por adegas sob medida é a escolha ideal. Esses modelos, também chamados de adegas passivas, não dependem de tecnologia e são construídos diretamente nos ambientes. Aqui estão algumas vantagens e dicas a considerar antes de projetar sua adega sob medida:

  • Personalização: é possível escolher os materiais, cores, acabamentos e capacidade da adega para sua perfeita integração ao  estilo pessoal. Materiais como madeira, acrílico, grades, couro e metal estão entre os mais escolhidos para compor a adega. 
  • Aproveitamento do espaço: utilizar espaços ociosos no apartamento, como nichos, corredores ou o vão embaixo da escada, é uma excelente maneira de otimizar o ambiente. A adega também pode servir como um divisor de ambientes, como é o caso do decorado do Etherea, em Curitiba (PR). Neste imóvel, a adega envidraçada é uma peça central que compõe a decoração e divide as salas de estar e de jantar. 
  • Cuidados: é crucial posicionar a adega fora do alcance de fontes de calor, tais como luz solar direta, fogões e churrasqueiras. Ainda, é importante evitar locais muito secos ou  úmidos para prevenir rachaduras nas rolhas e o desenvolvimento de fungos. 
  • Iluminação: a escolha da iluminação é decisiva na decoração de uma adega, contribuindo tanto para a estética quanto para criar um ambiente acolhedor. Luzes suaves e difusas, obtidas por meio de luminárias pendentes e arandelas, são ideais. 
  • Itens necessários: mantenha próximos à adega acessórios indispensáveis, como taças, saca-rolhas, descansos para copos, decanters, corta-gotas, fechadores a vácuo e cortadores de lacres, facilitando o uso e a experiência de degustação. Uma opção é projetar um armário de vidro vazado próximo à adega para disposição dos itens, como no decorado do empreendimento Aura, em Campinas (SP). 

Atenção à disposição das garrafas

Adegas são essenciais para garantir que a qualidade do vinho seja preservada

Além de sua estética atraente, as adegas têm uma funcionalidade distinta. Para garantir a qualidade e preservação dos vinhos, é crucial que as garrafas sejam dispostas em posição horizontal, de modo que o líquido mantenha a rolha úmida. Além disso, as garrafas precisam ser conservadas em um ambiente controlado, sem incidência direta de luz solar, variações bruscas de temperatura ou abalos físicos.

Ainda, as temperaturas para servir cada tipo de vinho são:

  • Tintos: 14°C a 18°C
  • Brancos: 7°C a 10°C
  • Espumantes: 6°C a 9°C

Empreendimentos com adegas projetadas 
Para inspiração, a A.Yoshii, construtora referência em imóveis de luxo, dispõe de vários showrooms decorados com adegas projetadas. A criação de uma adega pode não apenas transformar o espaço reservado para os vinhos, mas também todo o ambiente.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!