11 de agosto de 2021 Mercado Imobiliário

Qual o momento certo para investir em um imóvel?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Adquirir um imóvel é sempre uma das melhores opções para investir ou construir o próprio patrimônio

Comprar um imóvel, seja para investir em aluguel, comprar para revenda, ou até mesmo para construir seu próprio patrimônio, exige muita pesquisa e planejamento, concorda?

É normal que, ao fazer um investimento alto surjam muitas dúvidas: será que este é o momento certo? Vou me arrepender mais tarde? O que vou ganhar, e o que vou deixar de ganhar com essa decisão?

Para ajudar em todas essas questões, separamos algumas dicas para você decidir qual o momento certo para investir, ou não, em um imóvel.

Investir em momentos de crise é uma boa ideia? 

Dormitório do Artsy, localizado em Curitiba

Sabemos que a situação econômica é um dos principais pontos a serem considerados, mas, por mais que o Brasil esteja passando por uma fase delicada, em 2020, no pior cenário da pandemia, o setor de imóveis cresceu 26%, de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). 

E por que isso ocorre?

Rooftop do Sky Parque do Ingá, em Maringá

Bom, é fácil entender. De um lado, os compradores que usam o seu poder de negociação, com boas propostas e acertando valores. Do outro, os donos de imóveis que precisam vender e recuperar valores investidos em reformas, projetos decorativos e obras em geral, ou seja, fica realmente muito mais fácil de chegar em valores interessantes.

Diferente dos carros, por exemplo, que vão perdendo valor com o passar dos anos, os imóveis valorizam com o tempo. Você pode investir em um imóvel agora, conseguindo um bom valor para a compra, mas sabendo que, daqui a alguns anos, conseguirá lucrar com a revenda do terreno ou da casa que adquiriu.

Detalhe da sala de estar do Quintessence, em Curitiba

Comprar um imóvel para locar também é uma boa pedida e uma ótima maneira de movimentar as finanças a médio e longo prazo, principalmente se você tem a possibilidade de investir também nas novas tendências do mercado imobiliário.

Por que a economia acelerada prejudica a negociação de imóveis?

A hipervalorização é inimiga na negociação dos imóveis

Oras, se em momentos de crise o poder de negociação cresce, quando a economia do país vai muito bem, os imóveis têm a tendência de alcançar uma hipervalorização, chegando a preços exorbitantes no mercado. Com a alta demanda e procura, fica muito mais difícil negociar os valores.

Avaliando possibilidades para o seu bolso

Sala de estar do Lumini, edifício residencial em Londrina

Já foi possível entender que investir em imóveis, mesmo em tempos de crise, é investir em algo que pode gerar lucros para uma vida inteira, certo? Mas, como fica a questão financeira?

O primeiro passo é baixar a empolgação e analisar se a compra é realmente algo que você planejou com tempo, uma oportunidade única ou somente por impulsividade.

Espaço do Legend Nova Campinas

Algo para levar em conta, por exemplo, é pensar que, quanto maior o valor da entrada, melhor será o planejamento das primeiras parcelas. Usar as economias, ou economizar para iniciar o investimento com um bom capital de entrada, é mais prudente e garantido.

Na dúvida, invista

Sala com visão para a sacada

Quando você investe em um imóvel, pode aumentar seus lucros e rentabilizar os investimentos, seja alugando ou vendendo após uma boa reforma, potencializando o valor que investiu.

Pensando no atual cenário brasileiro, investir em imóveis proporciona que você tenha uma garantia de ter uma renda extra hoje, e também no futuro, quando você se aposentar.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!