7 de junho de 2023 Instituto A.Yoshii

Mês Mundial do Meio Ambiente: conheça as ações sustentáveis do Instituto A.Yoshii

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Neste Mês Mundial do Meio Ambiente, conheça as principais ações sustentáveis do Grupo A.Yoshii

A sustentabilidade faz parte da missão do Grupo A.Yoshii. Além de adotar práticas de preservação ambiental durante a construção de seus empreendimentos, o Instituto A.Yoshii, que integra o Grupo, promove diversas ações de responsabilidade social em sintonia com a sustentabilidade.

No contexto do Mês Mundial do Meio Ambiente, celebrado no decorrer de junho, destacamos algumas dessas ações do Instituto A.Yoshii, que promovem boas práticas sociais e de preservação do meio ambiente.

Projeto Criando Arte

Dar uma nova vida aos materiais descartados e promover sustentabilidade aliada à arte são objetivos do Projeto Criando Arte

Segundo a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), o Brasil tem potencial para reciclar 98% dos resíduos da construção civil, mas apenas 21% é de fato reciclado.

Para mudar esses números, o Instituto A.Yoshii criou o Projeto Criando Arte, que incentiva o reaproveitamento de resíduos da construção civil por meio de Oficinas de Artesanato Sustentável. 

Nesses encontros, os resíduos das obras do Grupo A.Yoshii são transformados em objetos de artesanato, utilidades domésticas e decoração. A comunidade em geral, especialmente mulheres de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social, é convidada a participar das oficinas. Dessa maneira, elas têm a oportunidade de aprender as técnicas nas aulas e aplicá-las em seu dia a dia, transformando o aprendizado em uma fonte de renda.

Desde sua fundação em 2007, o projeto já realizou 280 oficinas e, somente em 2021 e 2022, gerou uma renda de R$ 259 mil para oito artesãs beneficiadas. Você pode conferir algumas das obras feitas pelas artesãs  no catálogo on-line disponível.

Projeto Mais Verde

Mudas de Embaúba, Aroeira Pimenteira, Figueira Branca a Ipê-Amarelo são plantadas por meio do Projeto Mais Verde

Outra iniciativa é o Projeto Mais Verde, que se dedica ao plantio de árvores na cidade de Londrina, visando à restauração de áreas desmatadas e redução da emissão de CO2.

Desde 2021, o projeto já promoveu duas edições anuais, resultando no plantio de mais de 100 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, como Embaúba, Aroeira Pimenteira, Figueira Branca e Ipê-Amarelo. 

Esse reflorestamento é fundamental para a recuperação do bioma de Mata Atlântica, que atualmente ocupa apenas cerca de 3,6% de sua área original.

Missão do projeto

O Projeto Mais Verde tem como missão:

  • promover o voluntariado;
  • conectar as pessoas com a natureza;
  • preservar o meio ambiente;
  • recuperar áreas desmatadas;
  • restaurar o bioma da Mata Atlântica;
  • conscientizar sobre a importância da preservação ambiental.

Estudantes de escolas públicas de colaboradores do Grupo A.Yoshii são envolvidos como voluntários nesse projeto.

Projeto Obra&Arte

Sustentabilidade, criatividade e ação são palavras que exemplificam o trabalho de cada colaborador envolvido no Projeto Obra&Arte

Além desses projetos, o Grupo A. Yoshii também realiza o Projeto Obra&Arte, que tem como objetivo desenvolver objetos de decoração a partir de materiais da construção. No entanto, esse projeto é voltado especificamente para os colaboradores das obras do Grupo A.Yoshii.

Por meio de oficinas ministradas por artistas renomados, os colaboradores aprendem sobre o universo artístico e a reutilização  de materiais, criando peças como sofás, cadeiras, mesas e artigos de decoração  que seriam descartados. Essa prática também se estende aos familiares e pessoas próximas dos colaboradores envolvidos, muitas das quais transformam esse aprendizado em um hobby ou em uma forma de renda extra.

Outras iniciativas do Grupo A.Yoshii

O projeto Canteiro da Leitura incentiva o hábito de leitura entre os colaboradores e famílias do Grupo A.Yoshii

O Grupo A.Yoshii possui outras iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. 

Um exemplo é o Projeto Canteiro de Leitura, que cria  espaços semelhantes a bibliotecas nas obras com o objetivo de incentivar a leitura entre os colaboradores e seus familiares. Para a montagem desses ambientes, o mobiliário é feito com materiais reciclados da construção civil, como pallets de madeira, lonas e bobinas. 

Além disso, a construtora prioriza a proteção ambiental em todos os projetos e investe em novas tecnologias para contribuir com a conservação do planeta. Por essa razão, os empreendimentos do Grupo são certificados com o Selo AQUA-HQE (Haute Qualité Environnementale) por conta das diversas práticas sustentáveis, tais como:

  • utilização de sensores de presença para iluminação;
  • reutilização de água para limpeza de ferramentas e equipamentos;
  • sistema de reuso da água da chuva para irrigação de jardins buy legal trenbolone in usa cycle solo e manutenção das garagens;
  • adoção de espécies vegetais que exigem baixo consumo de água. 

Confira todas as ações sustentáveis nos empreendimentos A.Yoshii.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!