25 de agosto de 2021 Mercado Imobiliário

Sustentabilidade para todos

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
A sustentabilidade nos projetos imobiliários garante moradias funcionais e inteligentes

Assim que começam a trabalhar em um novo projeto, engenheiros, arquitetos e construtoras precisam pensar em soluções seguras, inteligentes, econômicas e, principalmente, sustentáveis para incluir no dia a dia dos moradores. 

Mais que uma palavra da moda, a sustentabilidade no mercado imobiliário é essencial para construir moradias funcionais e inteligentes, prontas para atender às necessidades de uma nova era.

Sustentabilidade

Novas tecnologias aplicadas na construção civil garantem a preservação da natureza e controle no uso de recursos naturais

Nos últimos tempos, a preocupação com a conservação e com a preservação da natureza ganhou um novo olhar. Com recursos cada vez mais escassos e a urgência em controlar abusos contra o patrimônio natural, todos os setores precisaram adaptar seus modelos de negócio.

Segundo o ranking mundial de construções verdes da Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), o Brasil ocupa a quinta colocação entre os países que mais investem em empreendimentos sustentáveis. Uma das empresas que colabora com essa questão e leva o assunto muito a sério é a A.Yoshii. A construtora foca no cuidado ambiental em todos os projetos desenvolvidos e investe pesado em novas tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT), a automação e a inteligência artificial, para ajudar na conservação do planeta –  reforçando o compromisso com a sustentabilidade. Segundo o superintendente da unidade da A.Yoshii Curitiba, Ricardo Kitamura, “o cuidado com o meio ambiente sempre fez parte do DNA da construtora e os reconhecimentos chegam para atestar esse trabalho cinquentenário”.

Certificações de uma obra sustentável

Maison Legend Ecoville, empreendimento localizado em Curitiba (PR), que recebeu nota máxima em oito categorias sobre sustentabilidade

Uma das maneiras de ratificar que tais projetos realmente proponham soluções sustentáveis para a comunidade e para o planeta é por meio da conquista de certificações que reconheçam essas iniciativas, como o selo AQUA-HQE (Haute Qualité Environnementale, ou, em livre tradução: Alta Qualidade Ambiental). Trata-se de uma certificação de construções sustentáveis, que considera as especificidades de cada país onde é aplicada e utiliza 14 critérios para analisar os projetos – começando pela gestão da obra e seguindo até seu funcionamento posterior. Selos como esse são cada vez mais exigidos no mercado imobiliário porque contribuem para a redução do impacto ambiental.

Um dos exemplos de residencial sustentável é o Maison Legend Ecoville. Localizado em Curitiba, o edifício residencial da A.Yoshii Engenharia foi entregue no final de maio de 2021 e recebeu nota máxima em oito categorias do selo AQUA-HQE. Os resultados são impactantes: economia de água de 22% e redução de quase 50% no consumo de energia. No caso da geração de resíduos, a queda ultrapassou 60%.

Cuidados com o planeta

Uso de materiais sustentáveis e economia de energia e água são exemplos de práticas sustentáveis aplicadas no Maison Legend Ecoville

De acordo com Kitamura, nos projetos da A.Yoshii são adotadas inúmeras práticas sustentáveis, principalmente, a utilização de sensores de presença para iluminação, e a reutilização de água para limpeza de ferramentas e equipamentos. “No caso do Legend, há uma grande área permeável com sistema de reuso da água da chuva para irrigação de jardins e manutenção das garagens. Já as áreas comuns estão equipadas com diversos equipamentos de automação e materiais de fácil manutenção, além da adoção de espécies vegetais que exigem baixo consumo de água. Isso resulta em uma gestão eficiente dos recursos naturais”, pontua.

Entre outras soluções aplicadas no empreendimento, estão a iluminação inteligente de LED, as janelas com revestimento acústico e o amplo uso de luz natural, com cálculo dos índices de abertura das esquadrias. “Além disso, usamos portas com certificação FSC (sigla em inglês para a palavra Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal), e sensores no estacionamento para economia de energia”, completa.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!