30 de setembro de 2022 Decor

Jardim dos sonhos: dicas para florir a casa na primavera

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Veja as cinco melhores flores para compor a decoração de seu apartamento. Ainda, os cuidados com seu jardim

A primavera, que teve início no  dia 22 de setembro, é caracterizada por apresentar dias com temperaturas amenas e, claro, a floração de diversas plantas. Conhecida como a estação das flores, a primavera serve de decoração, além de perfumar e iluminar  os ambientes. Motivados pelo momento, selecionamos as cinco melhores flores para se ter em um apartamento. Confira e se inspire!

As melhores flores para apartamento

A biofilia é uma tendência na decoração de interiores que veio para ficar. Tem como principal característica a implementação de elementos naturais, como flores e plantas na decoração dos ambientes. Investir em elementos naturais vai muito além de embelezar os ambientes. As plantas trazem diversos benefícios mentais e físicos e são uma excelente opção para melhorar a saúde das pessoas, especialmente pela capacidade que elas têm de filtrar os poluentes e reduzir o estresse. 

Listamos as principais espécies de plantas e flores que se adaptam bem ao ambiente de um apartamento. 

1. Orquídea

A orquídea é uma das flores preferidas para apartamentos. Delicada e elegante, a espécie exige atenção no que diz respeito às regas, exposição solar, drenagem e adubação.  Essa flor gosta de claridade e ambientes arejados, mas não deve ser exposta diretamente ao sol. 

A rega da orquídea também é peculiar, visto que é fácil prejudicá-la pelo excesso ou falta de água. Uma dica é colocar três pedras de gelo uma vez por semana. Por fim, além de atentar para as condições adequadas de luminosidade, ventilação e hidratação, uma dica valiosa é garantir um substrato rico em nutrientes (adubo) para que as orquídeas possam florescer.

2. Violeta

A violeta é uma excelente flor para ter em um apartamento. Compacta, colorida e delicada, é possível encontrar a espécie em diversos tamanhos e numa vasta gama de tonalidades. 

Para manter a sua violeta sempre saudável, é importante manter o solo úmido, mas nunca encharcar para não manchar as flores e nem apodrecer a base. Essas flores também exigem muita luminosidade para florescer, mas não suportam luz solar direta. A flor também requer controle de temperatura, que não pode ser superior a 30ºC nem inferior a 21ºC. 

3. Ametista

Se você está procurando uma flor para sua varanda gourmet, a ametista é uma excelente sugestão. Delicada e em tons de roxo, ela floresce durante todo o ano e resiste bem ao vento e ao frio.

A flor é bem perfumada e, por isso, sugere-se não deixar perto de mesas ou locais de alimentação. A espécie deve ser mantida a meia sombra e as regas devem ser feitas  de três a quatro vezes por semana. Elas são atrativas para beija-flores e borboletas, proporcionando ainda mais beleza para seu ambiente.

4. Flor-de-maio

A flor-de-maio é uma planta nativa da Mata Atlântica brasileira da família dos cactos. A curiosidade: a planta não tem espinhos. Como o próprio nome sugere, o costume é que ela floresça em maio, nos meses mais frios do ano. 

As flores têm, em média, 30 centímetros de comprimento e possuem cores vibrantes. Ela é ideal para ambientes internos, como sala, quartos e escritório, pois não pode receber luz solar diretamente. Com poucas exigências, basta regá-la de três a quatro vezes por semana. 

5. Hortênsia

Hortênsias são ótimas para decorar ambientes internos e externos

A hortênsia é a flor ideal para compor diversos ambientes internos e externos, desde que bem arejados e úmidos. É uma planta resistente que requer poucos cuidados, precisando regar pelo menos uma vez por semana, sem encharcar o substrato. Para manter o tamanho, é necessário podar regularmente. 

As flores apresentam cores intensas em variados tons, como azul, rosa ou branco. Por se adaptar bem a diferentes ambientes, a hortênsia é a queridinha para ambientes indoor

Dicas para cuidar das flores em apartamento

Posicionar as plantas na vertical é uma opção para criar um microclima mais harmonioso

O cuidado diário com as flores é fundamental para mantê-las saudáveis por bastante tempo. Por isso, veja algumas dicas para cuidar das flores em seu apartamento diariamente.

  • Pesquise sobre a frequência certa de rega das flores. Cada uma requer uma frequência diferente.
  • Cada espécie de flor precisa de uma incidência solar distinta. Pesquise bem para saber em que lugar do apartamento colocar a sua.
  • Preparar o solo específico para cada planta é essencial para sua saúde. Evite usar o solo universal, pois ele deve ser sempre corrigido e modulado de acordo com as necessidades específicas de sua flor.
  • Colocar diversas flores juntas é uma excelente forma de criar um microclima úmido adequado para elas.
  • Limpe os vasos com frequência. Os de plástico, com água e sabão. Já para os vasos de barro, use uma mistura de bicarbonato de sódio e um pouco de água.
  • Mantenha o ambiente úmido. Em tempos de seca, você pode usar umidificadores de ar.
  • Mesmo as plantas que ficam em ambientes fechados, podem ser colocadas na varanda por um tempo, durante a primavera e verão. 

Uma excelente dica é misturar flores e plantas na decoração. Confira as 6 melhores plantas para usar em apartamento

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!