25 de fevereiro de 2022 Decor

Divisórias de ambiente: como decorar apartamentos “openview”

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Entenda o que é a tendência openview e saiba quais são as melhores opções de divisórias de ambientes para manter amplitude, liberdade e privacidade

Com a chegada da pandemia, começamos a passar muito mais tempo em casa e dar mais atenção ao nosso lar. Segundo pesquisa da Offerwise, 73% dos brasileiros passaram a enxergar suas casas, e respectivas necessidades, sob outro ângulo. Um exemplo dessa mudança são os apartamentos cada vez mais integrados e amplos.

Confira no artigo abaixo mais detalhes sobre essa tendência e veja dicas sobre como mudar as configurações do seu apartamento. 

Divisórias de ambiente: conheça a tendência chamada openview

A tendência do openview busca integrar os ambientes da casa e promover liberdade e interação

Os chamados apartamentos openview são uma tendência para quem busca por ambientes integrados. Na contramão de construções antigas, que tinham os cômodos muito bem delimitados por paredes, o conceito openview proporciona mais espaço, amplitude e funcionalidade. Isso porque é possível otimizar a circulação de pessoas e tornar o fluxo mais fluido, promovendo liberdade e interação.

Esse conceito pode ser visto em vários cômodos como cozinha, que se conecta diretamente com a sala de jantar que, por sua vez, fica ligada diretamente com a varanda e a sala de TV.

Esse é um tipo de projeto que destaca a amplitude do local e proporciona uma sensação de ambiente único. Apesar dos ambientes integrados serem convidativos e funcionais, cada área tem uma finalidade e aplicabilidade no lar e é preciso, de alguma forma, delimitar os espaços. 

Divisórias de ambientes decorativas e funcionais

Em apartamento openview, o objetivo é manter os ambientes integrados sem perder o caráter do lugar, mas também delinear as áreas dos espaços abertos. Para isso, as divisórias decorativas são artifícios práticos e funcionais. 

Existem opções de divisórias ideais para estruturar e planejar ambientes e, ainda, manter a integração dos espaços. Essa é uma solução linda e prática que garante a delimitação dos cômodos sem perder as características de um ambiente aberto e preserva a circulação e entrada de luz.

Dentre os projetos da A.Yoshii, o decorado Quintessence, em Curitiba, possui um pequeno escritório na sala com uma porta retrátil de vidro que cumpre a função de dividir os espaços sem a necessidade de erguer uma parede. Já o Epic, último lançamento de Curitiba, tem um ambiente de convivência único, com sala de estar, varanda gourmet, sala de TV e cozinha únicas, projetadas para manter a circulação e integração. 

Opções de divisórias de ambientes

Afinal, quais são as melhores opções de divisórias de ambientes que, diferente das paredes, garantem um local aberto, com luz e liberdade de circulação? Conheça abaixo alguns dos principais estilos.

Vidros 

As paredes de vidro permitem a passagem da luz e do olhar, e dão um toque moderno e contemporâneo ao espaço. 

Espelhos

Os espelhos são uma excelente maneira de dividir os ambientes e dar uma sensação de amplitude ainda maior. Quando usados ​​criativamente, podem criar ilusões de ótica fascinantes e fazer qualquer cômodo parecer maior do que realmente é.

Uma das maiores qualidades dos espelhos é a sua versatilidade: as cores, os diferentes tamanhos e os acabamentos variados conseguem dar brilho a qualquer tipo de ambiente. Aliás, os espelhos são uma grande tendência de decoração

Marcenaria

Também é possível usar painéis de diversos estilos em madeira. Invista em estantes vazadas, prateleiras e dosséis.  

Biombo

Para delimitar os espaços de forma prática e removível, os biombos são ótimas opções

O biombo é uma solução fácil para criar uma divisória sem trabalho e sem furar paredes. Ele permite delimitar os espaços e tem a vantagem adicional de ser removível. Assim, você pode usá-lo ocasionalmente e guardá-lo quando não precisar mais.

Existem biombos com diferentes quantidades de painéis, tamanhos e materiais. Assim, você consegue escolher um que irá compor a decoração do seu apartamento. 

Mobília

Uma das melhores maneiras de dividir ambientes é com mobília, visto que é possível mudar sempre que desejar. Você pode usar, por exemplo, usar um aparador nas costas de um sofá ou móveis altos e vazados, criando assim uma divisão sutil de ambientes. 

Alguns móveis ideias para separar ambientes são:

  • Aparadores;
  • Sofás;
  • Mesas;
  • Balcões;
  • Estantes.

Cobogós

Os cobogós são semelhantes aos tijolos vazados e, por isso, possibilitam a divisão de ambientes, deixando passar luz e ventilação. 

Estilo industrial com porta pantográfica

A porta pantográfica, também conhecida como grade pantográfica, é ótima para dividir ambientes, preservando o espaço aberto. Elas são ideais para apartamentos com estilo industrial. 

Portas de correr

Para quem não se importa em fazer uma reforma, as portas deslizantes oferecem uma solução excelente para dividir um ambiente em dois. Quando fechada, permite a separação total de dois cômodos e, quando aberta, os espaços formam um só.

Portas dobráveis

Assim como a porta deslizante, a porta dobrável é uma alternativa interessante e tem vantagem de retrair na abertura. Isto torna possível a sua instalação independentemente da configuração da sala, ao contrário da divisória deslizante que requer mais espaço após aberta.

Se você quer transformar o seu apartamento, veja aqui os objetos de decoração das marcas mais cobiçadas do mundo

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!