19 de outubro de 2021 Decor

Dicas e inovações para tornar sua casa mais inteligente

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Confira as principais novidades para automatizar a residência e tornar a vida mais prática e tecnológica

As casas inteligentes já fazem parte da realidade de muitos brasileiros. As novas tecnologias, que proporcionam mais segurança, comodidade e conforto para toda a família, estão cada vez mais acessíveis e presentes nos lares. Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), o mercado das “Smart Houses” ou “Connected Homes” deve crescer 22% até 2025 no País.

Pensa na seguinte situação. Seu despertador toca. Ao mesmo tempo, as cortinas se abrem, deixando as primeiras luzes do dia entrarem calmamente no seu quarto. Ao chegar no banheiro, você ouve a previsão do tempo e as notícias do dia, sem precisar ligar o rádio ou olhar o celular. 

Enquanto se arruma, sua agenda do dia é projetada na televisão durante o intervalo do seu telejornal favorito. Ao chegar na cozinha, o café já está pronto e o pão quentinho, porque seu forno foi ligado na hora que você programou.

Ao sair de casa, o ar condicionado é desligado, as janelas se fecham e as portas são trancadas automaticamente. Ao voltar, a temperatura está do jeito que você queria, a sua série preferida já está na tela e o chão está limpo porque o aspirador trabalhou sozinho durante o dia. 

Na hora de dormir, as luzes se apagam sozinhas e uma música relaxante toca até você adormecer.

Esse é o dia de quem vive numa casa inteligente! Se quer tudo isso, ou parte disso, na sua rotina, confira as principais inovações que já estão nas residências e as que vão estar a partir de 2022.

Antes de mais nada, o que é casa inteligente?

De forma resumida, casas inteligentes ou automatizadas são residências que contam com alguns componentes tecnológicos integrados (gadgets) para automatizar algumas operações, cotidianas ou não. Eles são gerenciados por smartphones de forma remota ou por dispositivos de voz. Aliás, os assistentes virtuais também fazem parte desse grande movimento de inovação. 

Graças às soluções tecnológicas, alguns aparelhos da casa, como lâmpadas, cafeteiras, persianas, TVs, Home Theaters e até o ar condicionado podem ser gerenciados à distância ou programados para funcionar na hora que o dono da casa preferir.

Com o mercado em expansão, os produtos e tecnologias para tornar a casa inteligente estão ao alcance das mãos (e da voz). Com eles, a nossa vida fica mais fácil que a dos Jetsons.

Como tornar sua casa inteligente

Confira alguns itens indispensáveis e outras novidades para automatizar toda a residência.

Alexa

A Alexa não é uma novidade recente, mas é um dos principais equipamentos para gerenciar uma casa inteligente. A assistente virtual, que funciona via Amazon Echo, permite ao usuário controlar por voz ou pelo app vários objetos, serviços e conteúdos.

Com a Alexa, é possível controlar desde as luzes da casa até a geladeira, enquanto o morador recebe as notícias do dia. E a gigante do e-commerce não para de lançar novidades que se conectam ao sistema e tornam a vida mais prática. 

Robô Astro – a Alexa de Rodas

Recentemente, a Amazon anunciou o lançamento do Astro, um robô de uso doméstico. O equipamento é conhecido como a “Alexa de Rodas”. Isso porque, além de possuir a assistente virtual embutida, se movimenta pela casa toda, mapeando os cômodos para avisar sobre possíveis obstáculos, por exemplo.

O aparelho está disponível para usuários convidados nos Estados Unidos, mas logo deve ser vendido em todo o mundo, inclusive no Brasil. 


Ring Always Home Cam – a câmera de segurança que voa

Em setembro de 2021, a Amazon lançou a câmera de segurança autônoma que voa. A Ring Always Home Cam é semelhante a um drone autônomo, mas que funciona em ambientes internos. O equipamento pode ser programado para filmar um ou vários cômodos de uma casa, permitindo a visão de diferentes ângulos. 

Aliás, uma das principais novidades é que a câmera pode voar automaticamente para qualquer cômodo se detectar algum sinal incomum. Nesse momento, os proprietários da casa recebem um alerta no smartphone para verem as imagens em tempo real – oferecendo mais segurança para toda a família. Ainda não há previsão de quando o equipamento será lançado no Brasil.

Linha IZY – Intelbras

Por aqui também há lançamentos de soluções que tornam a casa mais “smart“. Em abril de 2021, a Intelbras lançou a linha IZY, desenvolvida para tornar a rotina mais prática, inteligente e acessível. São mais de 25 equipamentos que controlam desde iluminação até a segurança da casa, como:

  • Controlador Smart Wi-Fi para ambientes;
  • Interruptor Smart Wi-fi para Iluminação;
  • Acionador de Cortinas Smart;
  • Lâmpada LED Wi-Fi Smart;
  • Detector de Fumaça Smart;
  • Monitores de portas e janelas;
  • Câmera de Vídeo Wi-Fi Full, que detecta presença, voz e ainda permite que pessoas em ambientes diferentes conversem por ela;
  • Vídeo-Porteiro Smart;
  • Fechadura Smart;
  • Detector de Gás Smart.

SmartThings Energy – Controle o consumo de energia

Em agosto de 2021, a Samsung anunciou o lançamento da SmartThings Energy. A solução disponibiliza um relatório completo sobre o consumo de energia em todos os aparelhos da casa, desde celulares até ar-condicionado. O recurso permite que o usuário monitore o uso de cada eletrodoméstico, gerando gráficos de comparação em relação a meses anteriores e fazendo uma projeção do consumo no mês. 

Além disso, oferece dicas para otimizar o uso de energia. Por exemplo, avisa quando a geladeira está cheia demais e precisa ser reprogramada. A intenção não é apenas economizar, mas utilizar esse recurso natural tão importante de forma consciente.

Casa conectada – Connected Home

As gigantes do mercado tecnológico Amazon, Apple e Google estão se unindo à Zigbee Alliance (que inclui Samsung, Ikea, Philips e outras dezenas de empresas) para criar o projeto Connected Home. Será uma plataforma unificada de casa inteligente de código aberto, para que o assistente virtual de cada empresa seja compatível com qualquer novo dispositivo.

É… o mercado de casas inteligentes está em franco crescimento, com produtos inovadores e cada vez mais acessíveis – a exemplo do que aconteceu com os smartphones. É questão de tempo para que todas as casas tenham assistentes virtuais e equipamentos automatizados. 

Se você gostou das novidades, não deixe de acompanhar nosso blog para ficar por dentro de tudo que acontece no mercado imobiliário.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!