23 de junho de 2021 Lifestyle

Como a escolha das cores de ambientes pode definir seu estado de humor?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Por meio da “psicologia das cores”, é possível compreender como cada uma delas gera um estímulo diferente ao cérebro, promovendo sensações como, por exemplo, calma, equilíbrio, entusiasmo e criatividade. Quando bem aplicadas no ambiente doméstico ou profissional, desempenham papel fundamental na criação da atmosfera do espaço, trazendo efeitos positivos para a saúde mental e emocional, tão necessários, principalmente, no momento em que vivemos, por conta do longo período que passamos dentro de casa em razão da pandemia causada pela Covid-19.

De acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, 3,8 milhões de pessoas já trabalhavam em regime home office  no Brasil. Depois da pandemia, segundo um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o crescimento desse modelo de trabalho poderá  ser de até 30% em comparação aos números registrados  antes da pandemia. Apesar das preferências individuais na escolha das cores, é importante levar em conta que alguns estímulos emocionais serão mais ou menos despertados com a escolha das tonalidades. Confira algumas sugestões para fazer a seleção mais adequada à sua necessidade:

As cores do home office

Se você tem um espaço dedicado ao trabalho ou aos estudos, pode investir em cores que estimulem e equilibrem os momentos de concentração e descontração. Veja alguns exemplos:

Office do decorado Glória, em Londrina

Verde claro: traz calma e equilíbrio, ajudando a aliviar sintomas de estresse e ansiedade. Ideal para quem tem rotinas pesadas e precisa de um ambiente aconchegante e tranquilo, sem provocar sono ou cansaço. O verde claro, aplicado em uma parede, combina muito bem com móveis de madeira clara, que são tendência na decoração. Amarelo vivo: conhecida por trazer energia e criatividade, é uma cor viva e alegre, mas deve ser usada com moderação para não provocar cansaço e até mesmo ansiedade. Caso escolha essa cor para o ambiente, prefira usar em objetos e itens decorativos, deixando as paredes mais claras e neutras. Para harmonizar e quebrar um pouco a vibração, você pode combinar o amarelo com móveis e outros itens cinzas. Essa associação  de cores é, inclusive, a indicação da Pantone para 2021

Para o quarto, cores que acalmam

Quarto do decorado Terrazza Di Rimini, em Londrina

Já para ambientes de descanso, o ideal é optar por  cores suaves, que transmitam paz, serenidade e tranquilidade, como o azul, que cria um ambiente totalmente propício para o bom sono e para o descanso, provocando relaxamento.

Quarto do decorado Lumini, em Londrina

A cor azul remete ao céu e ao oceano e, combinada com a cor branca, pode trazer ainda mais aconchego para o quarto. Na hora de escolher os móveis, a pintura e a decoração, pense sempre em mesclar tons de azul suave, alternando entre o claro e o escuro.

Cozinhas: brancas ou coloridas?

Cozinha do decorado Landscape, em Maringá

A cozinha é um dos ambientes mais frequentados da casa e, geralmente, está relacionada com tempo de qualidade, afeto e alegria. Na hora de pensar nos móveis e na pintura, não tenha medo de ousar e fazer combinações de cores.

Observe  algumas combinações

Verde escuro e cobre: remete a um ambiente mais clássico e requintado.

Preto e cinza: não há nada de errado em ter uma cozinha com tons mais escuros. Nesse caso, não esqueça de caprichar na iluminação.

Azul e vermelho: essa mistura traz um ar nostálgico, remetendo aos anos 50, principalmente se combinada a um piso quadriculado em preto e branco.

E aí, com quais cores você sonha ter em sua casa?

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!