20 de dezembro de 2023 Decor

Quiet Luxury: elegância e bom gosto na decoração de interiores inspirada no estilo Old Money

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Descubra a nova tendência para refinar ambientes residenciais e profissionais com o sofisticado toque do Quiet Luxury 

A Worth Global Style Network (WGSN), empresa líder na previsão de tendências, anualmente apresenta previsões de consumo e produtos para marcas globais. Para 2024, a WGSN acaba de revelar que uma das tendências mais notáveis é o Quiet Luxury ou luxo silencioso.

Embora tanto o Old Money quanto o Quiet Luxury estejam relacionados ao mundo da riqueza e do luxo, representam abordagens distintas em termos de estilo de vida, valores e expressão.

O termo Old Money tende a ser mais clássico, com ênfase em itens de qualidade duradoura, frequentemente transmitidos de geração para geração, refletindo um gosto sólido e tradicional. O Old Money valoriza a linhagem e a continuidade familiar, enraizado em tradição, herança e uma abordagem mais conservadora e, muitas vezes, extravagante. 

O conceito de Quiet Luxury

Simples, mas elegante: isto é o quiet luxury

O Quiet Luxury é uma abordagem sofisticada que se afasta do excesso e se volta para a sutileza. Na decoração de interiores, isso se traduz em móveis de design reconhecido, objetos de alta qualidade, marcas de luxo do mercado e obras de arte que não gritam, mas sussurram elegância. A ideia central é criar espaços que se destacam pela sua simplicidade refinada e atemporalidade.

Móveis de design reconhecido

Ambientes elegantes são definidos pela meticulosidade nos detalhes

Uma das características marcantes do Quiet Luxury na decoração de interiores é a presença de móveis de design reconhecido. Essas peças não são apenas funcionais, mas também representam a excelência no design. Linhas limpas, materiais luxuosos e uma atenção meticulosa aos detalhes são elementos-chave que definem esses móveis, elevando instantaneamente o apelo estético de qualquer espaço.

Objetos de alta qualidade

Materiais nobres, como o couro, trazem luxo aos mais pequenos detalhes

A qualidade é uma das essências do Quiet Luxury. Desde objetos de decoração até utensílios do dia a dia, cada item é escolhido com base em sua durabilidade e excelência na execução. Os materiais nobres, como couro, mármore e metais preciosos, são frequentemente incorporados, adicionando uma camada de luxo discreto a cada detalhe.

Marcas de luxo como destaques 

Lustre Baccarat transforma o ambiente com elegância e sofisticação
Créditos: Arquitetizze

A busca pela qualidade leva à preferência por marcas de luxo no mercado. O Quiet Luxury valoriza produtos que têm uma história impecável e tradição. Marcas respeitadas tornam-se protagonistas na decoração de interiores, proporcionando uma sensação de prestígio e refinamento aos espaços.

Obras de arte que contam histórias

No cenário do Quiet Luxury, as obras de arte desempenham um papel significativo. No entanto, em vez de optar por peças chamativas, a ênfase está em obras que contam histórias, que têm significado e profundidade. Pinturas, esculturas ou fotografias cuidadosamente selecionadas adicionam uma dimensão cultural ao espaço, proporcionando um ambiente enriquecedor e intelectual.

A importância da atemporalidade

Uma característica fundamental do Quiet Luxury na decoração é a atemporalidade. As escolhas de design visam transcender as tendências efêmeras, criando espaços que resistem ao teste do tempo. A ideia é investir em peças que não só refletem a estética atual, mas que também permanecem relevantes ao longo dos anos.

A tendência do Quiet Luxury na decoração de interiores representa uma mudança refinada e poderosa no paradigma do design de interiores. Este movimento em direção à elegância discreta e atemporal reflete um desejo de qualidade sobre a quantidade, transformando os espaços e transcendendo o efêmero, para se tornar eterno. Na busca pela excelência, o Quiet Luxury emerge como a expressão suprema do bom gosto e sofisticação.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!