26 de janeiro de 2024 blog

Programe-se: principais eventos de design e arquitetura no Brasil e no mundo em 2024

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Ano de 2024 promete ser repleto de inspiração e inovação no mundo do design e arquitetura, com uma série de eventos que abrangem diferentes perspectivas e estilos
Créditos: Salão de Gramado 

Confira os destaques e eventos mais esperados deste ano e programe-se para conhecer as tendências e novidades no mundo do design e arquitetura. 

CASACOR (várias regiões do Brasil) – diversas datas

Maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo começa em maio
Créditos: CASACOR

A CASACOR, conhecida como a mais completa mostra de arquitetura e design das Américas, proporcionará uma imersão na biodiversidade cultural brasileira. O tema de 2024 é “De presente, o agora” e, com eventos programados em diversas regiões do Brasil, a CASACOR convida os visitantes a refletirem sobre o presente, o futuro e o legado que estão construindo, oferecendo uma imersão única na biodiversidade cultural brasileira. 

A programação inicia com Goiás, Piauí e São Paulo em maio, seguido pela inauguração da CASACOR Paraná em junho e segue para demais regiões do Brasil. Você pode conferir datas e acompanhar os detalhes no site oficial do evento: https://casacor.abril.com.br 

Ambiente Fair (Frankfurt, Alemanha) – 26 a 30 de janeiro

A Ambiente Fair, reconhecida como uma das principais feiras internacionais de bens de consumo, objetos e móveis domésticos, ocorre até o dia 30 de janeiro, em Frankfurt, na Alemanha. Este evento é uma vitrine para as últimas tendências em design de interiores, decoração e utensílios para casa, reunindo profissionais e entusiastas do mundo todo.

ABIMAD (São Paulo, Brasil) – 30 de janeiro a 2 de fevereiro

Com mais 20 anos de história, a ABIMAD se consolida como a principal feira de móveis e acessórios de alta decoração
Créditos: ABIMAD

A Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração organiza este ano a 37.ª edição da ABIMAD, a principal feira de alta decoração da América Latina. Com foco em negócios, a ABIMAD apresenta lançamentos em mobiliário, acessórios e artigos para a casa, reunindo grandes nomes do segmento em São Paulo.

DW! Design Weekend (São Paulo, Brasil) – 14 a 24 de março

Festival promove a cultura do design e suas conexões
Créditos: DW! Design Weekend

A 13.ª edição da Semana de Design de São Paulo, conhecida como DW!, acontece em março, abrangendo vários espaços da cidade. Além de promover a cultura criativa, a DW! destaca-se como o maior festival de design na América Latina, trazendo tendências e novidades também para a decoração. Em 2024, novidades incluem os Preview Days, proporcionando uma visão antecipada das últimas tendências e inovações.

Expo Revestir (São Paulo, Brasil) – 19 a 22 de março

A Expo Revestir, maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, ocorrerá de 19 a 22 de março, no Pavilhão São Paulo Expo. Com uma ampla área de exposição, a feira proporciona um espaço para explorar as últimas tendências em design, tecnologia e sustentabilidade na construção civil.

FEICON (São Paulo, Brasil) – 2 a 5 de abril

Feira se destaca como a mais completa do setor de construção civil
Créditos: FEICON

A FEICON, referência na América Latina para profissionais da construção civil e arquitetura, está marcada para acontecer entre os dias 2 e 5 de abril de 2024, no São Paulo Expo. Além de proporcionar um ambiente de negócios e networking, a feira destaca-se por conectar o mercado digitalmente ao longo do ano. Com um foco especial em acabamentos, instalações e estruturas, a FEICON será um catalisador para as tendências no setor da construção civil.

Milan Design Week (Milão, Itália) – 15 a 21 de abril

Um dos eventos mais esperados e prestigiados do cenário internacional, a Milan Design Week traz para 2024 o tema “Matéria Natura”. Enfatizando a sustentabilidade como princípio fundamental nos processos criativos e de design, a semana promete explorar a harmonia entre a natureza e a matéria, incentivando projetos eco-friendly. No ano passado (2023), a Milan Design Week recebeu a certificação ISO 20121 de gestão sustentável em eventos, marcando seu compromisso com a sustentabilidade. 

Salão de Gramado (Gramado, Brasil) – 10 a 13 de junho

Focada em fomentar o setor moveleiro, a feira possibilita a troca de experiências, novos contatos e a apresentação de tendências do setor
Créditos: Salão de Gramado

O Salão de Gramado, em sua 10.ª edição, promete surpreender com intervenções e inovações no mundo do design. Além da exposição de móveis e decoração, o evento se expande pela cidade, transformando Gramado em um palco para o design. Destaques incluem os talks, com especialistas renomados, e o Prêmio Salão de Gramado de Design, reconhecido como o “Oscar do Design do Brasil”.

Cersaie (Bologna, Itália) – 23 a 27 de setembro

Considerada a maior feira de revestimentos, acabamentos, louças e metais do mundo, a Cersaie chega à sua 41.ª edição em 2024. Realizada em Bologna, Itália, a feira reunirá os principais fabricantes do setor, apresentando as mais recentes tendências de mercado e inovações em design de interiores e construção.

Além dos eventos citados, duas grandes feiras internacionais também merecem destaque:

IMM Cologne (Colônia, Alemanha) – 14 a 18 de janeiro

Maison & Objet (Paris, França) – 18 a 22 de janeiro

Ambas apresentarão as últimas tendências em design, arquitetura e estilo de vida, destacando os temas “Conectando Comunidades” e “Éden Tecnológico”.

Sustentabilidade, tecnologia e inovação 

Solaia Garden Home Resort destaca-se pelo projeto sustentável

Em 2024, algumas tendências no mundo do design e arquitetura são impulsionadas por três pilares fundamentais: sustentabilidade, tecnologia e inovação. A conscientização ambiental continua a moldar o cenário, com eventos como a Milan Design Week enfatizando a sustentabilidade como um princípio orientador. Projetos eco-friendly e o compromisso com a gestão sustentável estão se tornando cada vez mais prevalentes, refletindo o crescente interesse em abordagens responsáveis em relação ao meio ambiente. Paralelamente, a presença marcante da tecnologia permeia as feiras, desde a Expo Revestir até a IMM Cologne, onde as últimas inovações em design e construção incorporam avanços tecnológicos. 

A interseção entre tecnologia e design não apenas eleva a funcionalidade, mas também redefine esteticamente os espaços e muda os conceitos do morar. Em meio a essas tendências, a inovação surge como um catalisador, impulsionando a criação de ambientes mais eficientes, esteticamente cativantes e alinhados às necessidades contemporâneas. 

Esses elementos convergentes desenham um cenário dinâmico e inspirador para os profissionais e entusiastas do design e arquitetura em 2024. A A.Yoshii Engenharia, sempre de olho nas tendências e melhorias do morar, já tem em seu portfólio diversos empreendimentos e projetos que caminham nestas tendências. 


Confira os empreendimentos e projetos A.Yoshii em São Paulo e no Paraná: https://www.ayoshii.com.br/pt-br/empreendimentos

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!