22 de setembro de 2023 Decor

Primavera mais verde: dicas para cuidar de suas plantas

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
A primavera chegou e com ela a oportunidade de celebrar a natureza, suas cores, aromas e a beleza das plantas que florescem. É a hora certa para trazer um pouco mais de verde para o seu lar. Confira  dicas inovadoras para manter suas plantas saudáveis e vistosas 

Essa é a estação perfeita para intensificar ou, até mesmo, começar a cuidar de suas plantas.  E esses cuidados não precisam ser um desafio.  É importante prestar atenção ao seu jardim, pois o calor pode ser tão prejudicial quanto o frio. Com algumas dicas caseiras “inusitadas” é possível deixá-las mais saudáveis e vibrantes nesta estação do ano e, assim, desfrutar de um jardim exuberante.

Músicas calmas e tranquilas 

Músicas mais suaves trazem benefícios para as plantas, auxiliando em seu desenvolvimento

A música sempre foi um dos estímulos mais usados pelas pessoas para se inspirar, passar o tempo, curtir o dia ou até mesmo para dançar. Para as plantas, as melodias, ritmos e batidas também podem ser benéficas. 

De acordo com o Instituto de Biotecnologia Agrícola da Coreia do Sul, músicas com ritmos suaves e tranquilos, com volume médio, entre baixo e alto, podem ser uma ótima maneira de cuidar das plantas. Isso pode, inclusive, ajudar no crescimento e torná-las mais resistentes a pragas e doenças. 

Músicas com batidas e vibrações excessivas podem irritar os estômatos das plantas, levando a mudanças de comportamento que podem prejudicar a absorção de nutrientes. Portanto, escolha uma playlist mais calma  e deixe suas plantas curtirem esse momento enquanto crescem saudáveis. 

Cebola para ajudar no controle de pragas 

Afastando pragas, as cascas de cebola ajudam a manter as plantas saudáveis

Usar cascas de cebola para afastar lesmas e caracóis é uma prática de jardinagem bastante fácil e eficaz. As cascas de cebola possuem compostos químicos que têm um cheiro nada agradável para esses pequenos moluscos. 

Para utilizar as cascas em vasos e plantas, basta guardá-las em um recipiente sempre que utilizar cebolas em suas receitas. Uma maneira de aumentar sua durabilidade e preservar seu cheiro é deixar as cascas secarem em temperatura ambiente antes de distribuí-las nos vasos. Além de deixá-las mais resistentes, isso intensifica o odor que afasta as lesmas e os caracóis. 

Depois de secas, espalhe as cascas de cebola ao redor de suas plantas e vasos, especialmente aqueles expostos e vulneráveis ​​a lesmas e caracóis. Troque as cascas quando perceber que perderam seu cheiro característico ou quando as lesmas e os caracóis voltarem a aparecer. 

Aspirina para a imunidade das plantas 

Medicamento auxilia no fortalecimento de plantas

Pode parecer bastante curioso, mas é verdade! A aspirina pode ser uma das maiores aliadas no cuidado das plantas, porque é um composto bastante semelhante ao que as plantas produzem. 

Isso significa que a aspirina ajuda a fortalecer as defesas da planta, impulsionando seus nutrientes e reforçando seu sistema imunológico. Além disso, seus componentes auxiliam na germinação de sementes, no crescimento e na respiração das plantas.

Para usar a aspirina em seus vasos e plantas, basta dissolver uma aspirina em água e regar suas plantas com a solução. 

Reutilize saquinhos de chá 

Saquinhos de chá não só retém umidade como misturam-se ao solo na decomposição

Reutilizar os saquinhos de chá para retenção de umidade das plantas é uma dica interessante e muito sustentável. Isso ajuda a manter o solo de seus vasos ou canteiros mais úmidos por mais tempo, beneficiando suas plantas de várias maneiras. 

Depois de usar seus saquinhos de chá, deixe-os secar completamente para evitar que mofem. Utilize os saquinhos no fundo do vaso ou canteiro, como base para receber suas plantas. 

Em seguida, posicione os saquinhos no fundo do vaso ou canteiro como base para suas plantas. Adicione a terra e, depois, plante suas mudas ou sementes como de costume. Certifique-se de que os saquinhos de chá fiquem bem cobertos pelo solo.

Eles vão ajudar a criar uma barreira para reter a umidade. Sendo compostáveis, eles se degradam com o tempo, misturando-se  ao solo e enriquecendo-o com matéria orgânica.

Além de economizar água, essa prática também pode reduzir a frequência de rega das plantas, especialmente para quem tem uma rotina agitada. 

Suas plantas vão agradecer com flores bonitas e folhas fortes e saudáveis. 

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!