14 de outubro de 2022 Decor

Decoração com flores: como mudar o visual e perfumar a casa

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Confira 6 dicas para compor uma decoração com flores e manter o apartamento cheiroso durante o ano todo

A primavera 2022 já começou! Então, que tal usar flores na decoração para deixar seu apartamento florido o ano todo? Confira essas dicas de como fazer uma excelente decoração floral em seu imóvel. 

1. Escolha com cuidado os tamanhos das flores

É muito importante escolher os tamanhos certos dos arranjos florais para cada ambiente. Por exemplo, na sala de estar ou varanda gourmet, é possível optar por vasos de flores mais nobres, grandes e requintadas. Já no banheiro e lavabo, o ideal são arranjos compactos e discretos. 

2. Defina os ambientes de cada arranjo floral

O ambiente é um fator determinante na hora de escolher qual flor você irá colocar na decoração. Isso porque, cada tipo de arranjo requer uma quantidade de umidade, luz solar, regas, entre outros fatores. 

Outro detalhe importante é que não são todas as flores que suportam o frio do ar condicionado. Então, em ambientes climatizados, como o escritório ou home office, opte por flores mais resistentes, como orquídeas ou mesmo por plantas ornamentais. 

3. Opte por flores naturais

As flores naturais são mais bonitas, frescas e trazem benefícios além da beleza do local, como frescor ao ambiente. Atualmente, já existem flores artificiais no mercado que são extremamente realistas, mas elas nunca substituem completamente um arranjo de flores naturais, que dão um toque de requinte e elegância a qualquer ambiente, além de trazer mais cor e perfume. 

Lembre-se também que cada flor floresce em uma estação diferente. Por isso, é preciso atenção para manter a decoração com flores naturais durante todo o ano. Algumas são mais duradouras, outras florescem apenas em algumas épocas. Por exemplo, para as estações mais frias, uma boa opção é a flor-de-maio. 

4. Escolha as flores conforme a decoração do ambiente

Ideal é optar por arranjos mais vibrantes, fortes e com bastante folhagens. 

As decorações florais devem combinar com os objetos e acessórios de sua casa. Por isso, é importante pensar numa relação de coordenação entre as partes porque elas são um complemento dos móveis e acessórios que compõem o ambiente.

Se o espaço tem um estilo mais industrial, as flores finas e delicadas não irão fazer uma boa composição. Neste caso, o ideal é optar por arranjos mais vibrantes, fortes e com bastante folhagens. 

5. Use objetos com designs florais

Você não precisa usar apenas arranjos de flores para compor a decoração. Uma ótima alternativa é experimentar os objetos com design floral. Eles são excelentes para diversos ambientes, como sala, cozinha, varanda gourmet e quartos e ainda oferecem um toque de natureza, bem-estar e frescor. 

É possível usar a criatividade e compor o ambiente com objetos com padrões florais, como papel de parede, roupas de cama, travesseiros, almofadas, louças, entre outros.

Confira algumas dicas de objetos florais modernos e sofisticados para a diversos ambientes:

Almofada Costa Dorata Flor – Trussardi

Coleções Casa das Orquídeas / Campo Amarelo / São Paulo Floral – Tânia Bulhões

Kit Cama Rhapsody + One For All Mate – Mmartan

Toalhas Bordadas Floris Garden  – TrousseauCachepot Bleu Dechine – Blue Gardenia

Coleção Primavera 2022 – Westwing

6. Aposte no estilo”natureza em casa”

Design biofílico traz a inspiração natural para dentro de casa

Outra dica é ir além dos arranjos florais e buscar ideias e soluções biofílicas que integrem o interior e o exterior da casa e aumentem o bem-estar. Para isso, é possível unir o conceito de natureza em casa ao Urban Jungle (floresta urbana) e apostar nas folhagens e muito verde.

Esse estilo de decoração proporciona um ambiente natural, autêntico, confortável e que gera bem-estar. O design biofílico traz a inspiração natural para dentro de casa. Algumas dicas para ter uma decoração mais natural são:

– Use plantas pendentes e paredes de folhagens;

– Abuse dos tons de verde;

– Use papel de parede com vegetação densa, textura floral, desenhos de animais e flores;

– Mantenha ou amplie a luz natural;

– Faça um jardim vertical ou jardim interno;

– Opte por um design com conceito aberto.

Além de saber como compor a decoração, é preciso usar as flores certas. Confira algumas indicações de flores para serem usadas em cada ambiente:

– Banheiro e lavanderia – orquídeas;

– Quartos e sala de estar – rosas;

– Cozinha – suculentas, cravos, lírios-do-vale e tulipas;

– Varanda – azaleia e petúnias

#decoração #flores #primavera #decoraçãofloral

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!