25 de agosto de 2022 blog

Phygital: o que é e quais são as marcas à frente do seu tempo que já trabalham com esse conceito

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Descubra o que é phygital e conheça as marcas de luxo que já trabalham com a proposta de unir o mundo físico e digital.

O fenômeno phygital está se tornando uma das principais práticas do mercado de luxo, e conquista  cada vez mais adeptos. Afinal, não é mais novidade que o mundo físico e o on-line têm uma interligação muito intensa. Nesse contexto, o phygital oferece mais comodidade e qualidade para o cliente, visando uma experiência unificada que atenda às necessidades do consumidor final. O que já podemos afirmar é que a tendência está transformando o mercado e vai revolucionar a experiência de compra. Confira quais marcas de luxo já trabalham com o conceito. 

O que é phygital?

Phygital é a combinação das palavras physical (físico) e digital. Como o próprio nome indica, é a ideia de usar a tecnologia para construir uma ponte entre o mundo digital e físico, visando proporcionar ao usuário experiências interativas únicas. 

A jornada phygital visa proporcionar uma experiência única e memorável para o consumidor, promovendo engajamento com o público e oferecendo mais praticidade para ele. O fenômeno é baseado em três elementos essenciais, os chamados três “Is”: imediatismo, imersão e interação. 

A experiência verdadeiramente phygital deve combinar os componentes, aliando o imediatismo da experiência e a imersão do usuário típica do mundo digital com a interação, prerrogativa da experiência física. É o que acontece no mercado de luxo, que oferece experiências on-line de primeira classe, como:

  • Personal shoppers aptos a realizar consultoria a distância.
  • Visualizações privadas com realidade aumentada.
  • Serviços personalizados.
  • Pagamentos com carteiras digitais.
  • Compra on-line e retirada em loja física.
  • Lojas interativas. 

Marcas de luxo e o fenômeno phygital

A proposta phygital está intrinsecamente ligada ao fenômeno omnichannel, que representa a integração entre todos os canais de contato: físicos e digitais de um negócio. E essa tendência já chegou ao segmento de alto padrão do varejo. 

O setor de luxo é conhecido por promover experiências presenciais únicas e exclusivas com atendimento personalizado. Com a evolução do digital, as marcas passaram a se preocupar em criar uma experiência de compra de alto nível tanto nas lojas físicas como no espaço digital. Algumas das principais mudanças foram as live commerce, criação de apps, eventos on-line de tendências, lançamento de coleções com desfiles virtuais, e-commerce diferenciado e capacitação dos colaboradores para atender a distância de maneira diferenciada. 

Conheça quais são as principais marcas internacionais que já promovem o fenômeno phygital para seus clientes: 

Semana de Moda do Metaverso (MVFW)

Em março de 2022, grandes marcas de luxo participaram da primeira edição da Semana de Moda do Metaverso (MVFW). Sediado no Fashion District, o evento foi o primeiro do gênero em Decentraland e expôs marcas como Dolce & Gabbana, Estée Lauder, Tommy Hilfiger e Hugo Boss

Dessa forma, os clientes das boutiques tiveram a oportunidade de acompanhar os desfiles repletos de tecnologia, e ainda adquirir os produtos. 

Gucci Garden – Exposição virtual da Gucci

Em celebração ao aniversário de 100 anos, a Gucci lançou a versão virtual da exposição Gucci Garden. Com o tour virtual, é possível explorar todos os andares, incluindo a boutique, o restaurante Gucci Osteria, a livraria e a famosa galeria de arte.

Durante a visita virtual, você pode conferir diversos produtos das novas coleções e iniciar a compra daqueles que desejar. 

Simulador de Fórmula 1 da Ferrari

Quem visitar a Ferrari Store, em Milão, pode ter uma experiência única ao dirigir um carro da escuderia em um simulador de Fórmula 1 com 70% de realidade. Já imaginou vivenciar a sensação de estar em um cockpit a mais de 250 km/h em diversas pistas do campeonato mundial de Fórmula 1?

Personal Shopper On-line da Galeries Lafayette Paris Haussmann

A renomada Galeries Lafayette Paris Haussmann oferece o serviço de personal shopper para seus clientes em qualquer lugar do mundo, permitindo fazer compras das marcas de luxo sem precisar sair de casa.

A experiência é única: o profissional faz vídeos exclusivos com cada cliente para ajudá-los a selecionar os produtos de diversas marcas como Balenciaga, Bottega Veneta, Chloé, Dior, Jacquemus, Isabel Marant, Alexander McQueen, Moncler, Prada e YSL. O serviço é personalizado e pode iniciar com hora marcada ou assim que o cliente solicitar. E é claro: todos os personal shoppers falam diversos idiomas para atender todos os consumidores, não importando onde eles estejam. 

Relógio com passaporte digital criptografado Breitling 

Relógios da marca contam com tecnologia Arianee

Busca personalização e exclusividade? Desde outubro de 2020, todos os relógios da marca Breitling são entregues com um passaporte digital baseado em blockchain, protegido pela tecnologia Arianee. A inovação permite que os proprietários comprovem a autenticidade de seus produtos e a legitimidade de sua propriedade. Ainda, todos os documentos relevantes para o relógio são incluídos no passaporte digital, como certificado COSC e certificação de cronômetro do movimento. 

O passaporte é criptografado e está permanentemente conectado ao programa de garantia digital da Breitling, possibilitando que os proprietários acompanhem possíveis reparos nas peças, com período de garantia estendido e seguro contra roubo ou perda. Além disso, é possível fazer a gestão da sua coleção na sua conta Breitling

A evolução digital também é responsável pelo Metaverso, veja aqui suas implicações na construção civil

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