18 de abril de 2022 Obras Corporativas

Metaverso: saiba o que é e suas aplicações na construção civil

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Confira o que é o metaverso, qual a importância desse fenômeno e suas implicações para a contrução civíl

A construção civil tem muito a ganhar com a evolução do metaverso

O termo metaverso vem ganhando destaque cada vez mais nas notícias em todo o mundo. Em junho de 2021, o Facebook deixou sua posição de empresa de mídia social para se tornar uma “empresa do metaverso”, até mudando seu nome para “Meta”.  Com isso, muito se falou na criação de uma realidade virtual em relação a jogos, redes sociais e criptomoedas, mas o que ainda pouca gente conhece é a aplicação do metaverso na construção civil

Para entender melhor sobre o assunto, acompanhe o artigo abaixo sobre os benefícios para o setor com o avanço das tecnologias e a introdução do metaverso. Vamos lá?

Entendendo o metaverso na construção civil

Antes de começarmos a falar das aplicações do metaverso na construção civil, primeiro é importante entender a sua definição, não é mesmo? De forma simples, metaverso, também conhecido como realidade estendida, é uma versão da internet com ambientes virtuais 3D descentralizados e acessíveis por meio de fones de ouvido VR, óculos de realidade aumentada (AR), smartphones, computadores e consoles de jogos. 

Ambientes virtuais 3D são grandes destaques no metaverso

Para participar dessa experiência imersiva, os usuários criam avatares digitais para interagir, visitar locais distantes reais e/ou imaginários e, até mesmo, comprar e vender mercadorias. Como podemos prever, a construção civil tem muito a ganhar com o avanço do metaverso. É certo que essa nova realidade virtual vai fazer parte do cotidiano das pessoas, moldando o seu comportamento de compra e exigindo que as empresas se adequem a esse novo perfil e presença de consumidor. 

Confira algumas das principais vantagens do metaverso e sua aplicação na construção civil:

Gêmeos Digitais

Uma das principais aplicações do metaverso na construção civil é a possibilidade de criar e antever representações virtuais de projetos. Imagine que você está comprando um apartamento na planta, por exemplo. Muito antes da entrega do empreendimento, é possível conhecer todas as áreas do projeto, passear pelos espaços e, supreendentemente, fazer simulações de ações do tempo e das condições climáticas com uso de dados e inteligência artificial. 

Dessa forma, você poderá ver, por exemplo, qual horário tem mais incidência do sol e em que cômodo do imóvel, a fim de planejar os espaços como deseja. 

Os benefícios para a segurança 

O metaverso é muito útil para que a construtora faça simulações dos projetos e, assim, evite quaisquer problemas de estruturas e erros de planejamento, ocasionados por erros humanos. É possível calcular características como pressão, disposição de peso, vento e outros elementos naturais, e ter uma resposta ideal sobre qual a melhor forma de projetar um empreendimento, definindo altura, design, estrutura e materiais. 

Ou seja, as aplicações do metaverso na construção civil facilitam não só escolhas pessoais do comprador, como garantem muito mais segurança.

Gamificação das visitas

Atualmente, já existem boas alternativas de plantas com visão 360°. No entanto, com o metaverso, as possibilidades são ampliadas e você poderá usufruir de uma experiência mais próxima da realidade. Por exemplo, será possível falar com o porteiro, subir o elevador, conversar com seus vizinhos, caminhar pelo apartamento e passear pelas áreas de lazer: tudo com avançado nível de realidade. 

Dessa forma, antes mesmo de comprar o seu imóvel, você poderá ter uma experiência real de como será o dia a dia no novo imóvel onde pretende viver. 

Colaboração remota 

Com o metaverso, equipes de engenharia e arquitetura podem ficar alinhadas com seus clientes a qualquer hora ou lugar do mundo. Isso será possível usando óculos de realidade virtual, diminuindo o número de reuniões e agilizando o processo de aprovações.

Protótipos e testes realistas

Outra vantagem do metaverso é a possibilidade de realizar protótipos realistas do seu imóvel em construção, que vão muito além das visões em 360°. Assim, você pode tomar decisões mais conscientes de arquitetura e design

No metaverso, também é possível criar uma infinidade de interações e testes, economizando materiais e chegando às versões finais mais rapidamente. Por exemplo, se você planeja um home office e não quer que pegue sol na tela de seu computador, é possível testar diversas disposições do cômodo em um contexto realista para garantir a melhor solução final. 

Sustentabilidade

Mais um benefício que deve ser mencionado é a sustentabilidade, visto que o metaverso pode colaborar com o desenvolvimento mais sustentável. Por exemplo: 

  • Visitas e reuniões remota: além de poupar tempo, evita o deslocamento de pessoas (profissionais e clientes), o que impactará na emissão de gases poluentes e extração de recursos naturais utilizados na fabricação de combustível.
  • Testes no metaverso: quando a construtora usufrui da tecnologia “Gêmeos Digitais”, pode diminuir a chance de erros e problemas,  assim como de possíveis resíduos desnecessários no meio ambiente. 
Mesmo inovando, o metaverso prioriza um mundo melhor e sustentável

O metaverso veio para inovar em tecnologia e funcionalidade. Você também pode desfrutar de inúmeras inovações aplicáveis ao mundo real. Que tal conferir algumas dicas para deixar sua casa mais inteligente e automatizada?  

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!