Lançamentos e previsões de tecnologias para 2023
A evolução do mundo tecnológico influenciou não só a forma como nos comunicamos, mas também como vivemos, ou seja, podemos esperar casas cada vez mais modernas, automatizadas, conectadas e com avançados recursos para facilitar o nosso dia a dia. Sem dúvida, as casas do futuro serão repletas de itens tecnológicos e controladas por um comando de voz ou via celular.
Já conhecemos alguns assistentes que realizam tarefas simples, como ligar a música, acender ou apagar as luzes e abrir cortinas. Em 2023, as novidades tecnológicas para smart houses prometem soluções ainda mais conectadas.
Confira abaixo quais são os principais lançamentos e tendências tecnológicas para o mercado imobiliário em 2023.
As principais tendências tecnológicas para o próximo ano
As chamadas casas inteligentes já fazem parte da realidade do dia a dia dos lares de todo o mundo. Segundo a CTA (Consumer Technology Association), o mercado de smart homes vai fechar 2022 com crescimento de 3%, atingindo a marca de US$ 115,7 bilhões somente com a venda de produtos smarts.
E como não poderia deixar de ser, a tendência é ter casas com sistemas automatizados e de ponta para tornar o contexto doméstico mais confortável e habitável, com foco em energias renováveis e custos mínimos. Tecnologias como 5G, Internet das Coisas, robótica, blockchain e metaverso farão parte do mercado com ainda mais intensidade.
Sustentabilidade
A sustentabilidade está na base de todas as tendências tecnológicas para smart houses em 2023. Por isso, os novos sistemas apostam em soluções inovadoras para atingir esses objetivos:
- aumento a eficiência energética;
- rastreabilidade e análise de dados;
- energia renovável;
- inteligência artificial.
Essas tecnologias não dizem respeito apenas aos sistemas, mobiliário e eletrodomésticos internos, mas estão nas tecnologias sustentáveis aplicadas na construção civil, como materiais inteligentes e sistemas de reaproveitamento da água pluvial.
Metaverso
O metaverso pode ser definido com um “espaço virtual 3D coletivo”, criado pela convergência das realidades física e digital, fornecendo experiências imersivas avançadas. Em 2023, ele estará ainda mais presente no mercado imobiliário, facilitando, por exemplo, a visita em obras e protótipos realistas.
Super Aplicativo
Ninguém quer baixar vários aplicativos para controlar o sistema de casa. Para isso, surgiu o super aplicativo, que combina as características de um aplicativo, uma plataforma e um ecossistema, reunindo diversas funcionalidades em um único local.
Tecnologias sem fio
Outra tendência que deve fazer parte dos lançamentos tecnológicos para o setor residencial são aparelhos com tecnologias sem fio. Esses recursos vão desde wi-fi poderosos até serviços de dispositivos móveis, conectividade e eletrodomésticos. O objetivo é que tudo seja conectado virtualmente, sem a necessidade de fios e cabos.
Segurança
Os novos sistemas para o mercado residencial devem contar cada vez mais com altos requisitos de segurança para garantir a segurança virtual em uma casa inteligente e conectada. Dessa forma, no próximo ano, as marcas devem lançar aparelhos com criptografia, senhas com biometria, reconhecimento facial e firmwares modernos.
Marcas de destaque no setor em 2023
As casas inteligentes são um mercado eficaz e com muito potencial. Por isso, as já conhecidas e tradicionais marcas estão focando neste setor. Entre as principais brands para ficar de olho em 2023, podemos destacar:
- LG;
- Amazon;
- Samsung;
- Google;
- Microsoft;
- Sony;
- Heals (no mercado internacional).
Aparelhos e sistemas tecnológicos mais esperados para 2023
De aparelhos inteligentes a sistemas de segurança remotos e assistentes de voz, os consumidores buscam opções para casas inteligentes e conectadas em diversos setores. Algumas das principais tendências são:
- plataformas que conectam toda a casa;
- hub alimentado por IA que permite o controle de diversos eletrodomésticos a partir de smartphones;
- condicionadores de ar inteligentes, desumidificadores e purificador de ar;
- plataformas de controle central;
- sensores inteligentes;
- eletrodomésticos inteligentes;
- sistemas de segurança doméstica completos e inteligentes;
- controles compatíveis com assistentes virtuais, como Google Assistente e Alexa;
- robôs domésticos.
Confira também as tendências tecnológicas e sofisticadas para a sua cozinha.
Dica
Entre 5 e 8 de janeiro será realizada a edição 2023 da CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas, nos EUA. O evento trará as principais novidades tecnológicas do mercado e terá amplo espaço reservado especialmente para o setor de casas inteligentes. Acompanhe o blog da A.Yoshii para ficar por dentro das novidades.
COMENTÁRIOS: