21 de outubro de 2020 Decor

Escapismo indoor e o design sensorial dentro de casa

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Decorado Positano Residenza, em Maringá

Cores, texturas, aromas e sons que aguçam os sentidos. Juntos eles são matéria-prima de uma das principais tendências consolidadas atualmente: o escapismo indoor. Voltado à arquitetura e decoração, a tendência vem transformando o espaço de morar em um templo de aconchego e qualidade de vida.

Os dicionários de língua portuguesa definem o “escapismo” como “tendência para fugir à realidade ou à rotina, desviando a mente para outras ocupações ou entretenimentos”. O conceito, associado ao “indoor”, define ambientes acolhedores e se preocupa em integrar o espaço interno à paisagem urbana. A composição dos espaços pode ainda trazer mais relaxamento e concentração, além de muito bem-estar.

Experiência sensorial

Decorado Le Rêve, em Campinas

Os projetos de escapismo indoor podem ser desenvolvidos a partir de várias concepções, com soluções para vários ambientes. Uma das ideias é trazer a experiência sensorial: visão, audição, olfato e tato. Quatro dos cinco sentidos humanos, como linha principal.

Segundo a arquiteta da A.Yoshii Ana Paula Pimentel, “ao recriar um ambiente de floresta em um banheiro com samambaias, por exemplo, é possível integrar os espaços internos com a paisagem do campo, ou até mesmo urbana, valorizando o convívio e a visão”, destaca.

Revestimento de piso, papel de parede, mantas, almofadas, tapetes e demais itens de decoração afloram o tato. “Sentir cada parte do espaço aconchegante e andar de pés descalços, possibilitam desfrutar uma vivência mais agradável do local em que se vive”, afirma a arquiteta.

Sons e cheiros no ambiente

Decorado Talent, em Curitiba

A acústica, como valorização da audição, é um item essencial. “É possível morar no meio de uma grande cidade blindando-se dos ruídos externos e aproveitando a boa música que escolhemos ouvir em casa”, diz. Para aguçar o olfato, a arquiteta recomenda velas e essências, itens que têm ganhado a atenção de quem gosta de ficar em casa.

Outra opção são as fragrâncias com poder terapêutico. “Óleos essenciais, como o de lavanda, ajudam a acalmar. Já o de laranja deixa o ambiente mais alegre. Aliar decoração e aromaterapia promove uma experiência imersiva para o morador”, observa Ana Paula.

Conforto e praticidade

Decorado Positano Residenza, em Maringá

Segundo a arquiteta, o bem-estar é premissa fundamental da arquitetura e da decoração inspiradas no escapismo indoor. Os projetos devem valorizar o conforto e a praticidade. Ver filmes em casa, cozinhar e compartilhar momentos com a família ficam mais intensos e especiais em ambientes que proporcionam bem-estar em todas as experiências sensoriais.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!