13 de maio de 2020 Lifestyle

Conheça os benefícios de incluir plantas na decoração

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:


Arranjo com elementos inusitados, por Solange Thonon

Flores, pequenos arbustos e plantas em geral ganham destaque na decoração quando o objetivo é compor ambientes harmoniosos e sofisticados. Há muitas variações de espécies, com diferentes cores e texturas, que se adaptam em qualquer ambiente. Algumas demandam pouca manutenção, enquanto outras precisam de atenção diária para se desenvolverem fortes e saudáveis.

Seja no escritório ou dentro de casa, a decoração verde traz o contato com a natureza em meio ao cotidiano urbano. Assim como nas ruas e avenidas, onde as áreas verdes trazem benefícios como purificação do ar e regulação climática, incluir plantas em ambientes internos também tem suas vantagens.

Confira alguns benefícios que a decoração verde traz para a sua casa ou escritório:

Melhora na qualidade do ar

Algumas espécies, como a samambaia e a palmeira-anã, atuam como filtros naturais, absorvendo partículas e melhorando a qualidade do ar. Um estudo da Nasa comprovou que plantas como crisântemo, lírio-da-paz e comigo-ninguém-pode conseguem remover gases tóxicos em ambientes fechados.

Aumento da umidade

Durante a transpiração, as plantas liberam gotículas de água que hidratam o ar do ambiente. Em lugares mais secos, ter uma hera-inglesa, por exemplo, traz mais umidade, reduzindo a exposição a problemas respiratórios. O mesmo benefício é notado em pessoas com pele seca, ficando mais hidratada com a umidificação promovida pelas plantas.

Redução do estresse

A decoração verde também contribuiu para a promoção do bem-estar. O contato com a natureza, mesmo que em menor proporção, pode reduzir a pressão sanguínea e aliviar o estresse. Alguns estudos comprovam que o manejo das plantas também é uma atividade terapêutica, ajudando a relaxar o corpo e a mente.

Melhora na disposição

Às vezes, a sonolência pode ser causada pelo excesso de dióxido de carbono (CO2) no ar. No processo da fotossíntese, as plantas removem o CO2 e liberam oxigênio (O2), dando mais disposição. Espécies como margaridas e gérberas são muito eficazes nesse objetivo.

Algumas plantas precisam de mais água e luz, enquanto outras se desenvolvem bem longe da claridade. As característica da espécie são fatores importantes na hora de decidir o local correto para ela na decoração.

Na hora de embelezar o ambiente, as flores podem estar dispostas com outros elementos que trazem mais harmonia ao espaço. A designer floral Solange Thonon deu algumas dicas no Instagram da A.Yoshii de como montar um arranjo. Confira no nosso IGTV como mesclar flores, folhas secas e outros elementos em um arranjo floral para diferentes ambientes.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!