21 de fevereiro de 2024 Decor

Arte da iluminação: 5 dicas para levar conforto e elegância para sua casa

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Iluminação transforma ambientes, trazendo mais requinte e sofisticação para o lar

Apartamentos e casas sofisticadas merecem um projeto à altura. Na busca pela perfeição em seu lar, definir a iluminação correta, pode ser a chave para complementar a linguagem arquitetônica. Um detalhe que faz toda a diferença na hora de compor e transformar os ambientes.

Do hall de entrada às dependências de serviço, a luz ajuda a celebrar a beleza das formas, cores e expressões artísticas. Se você é um amante da decoração ou alguém que busca dar um toque especial à sua casa, confira as próximas cinco dicas.

1. Iluminação personalizada para cada ambiente

Personalizar a luminosidade de cada ambiente faz com que cada cômodo tenha um aspecto único

Todo espaço requer uma abordagem única. Na sala de estar, prefira luzes suaves e indiretas para criar uma atmosfera acolhedora. Para a sala de TV, a iluminação embutida evita reflexos na tela. Na cozinha, priorize a iluminação natural, enquanto no banheiro, uma iluminação funcional é essencial para as tarefas diárias. A regra geral é optar por luzes quentes para ter  um ambiente aconchegante e luzes frias para áreas de trabalho.

2. Luminárias como obras de arte 

Experimente luminárias que transcendam o convencional. Desde estilos art nouveau até os contemporâneos, essas peças se transformam em elementos decorativos especiais, agregando valor e iluminando o ambiente de maneira única. Os abajures, por sua vez, adicionam uma sensação de aconchego quando posicionados estrategicamente.

3. Lâmpadas na temperatura certa

Escolha da lâmpada mais apropriada para cada ambiente é de suma importância

Entenda as sutilezas da iluminação. A luz quente é aquela que apresenta uma temperatura de cor mais amarelada, enquanto a luz fria tem uma tonalidade  mais branca. A unidade de medida é Kelvin (K), sendo que as cores mais quentes variam entre 2400K e 2700K, a neutra tem 3000K e as frias são acima de 4000K. Mas, lembre-se: são sensações visuais e não têm relação direta com a temperatura térmica de calor ou frio.

4. Qualidade como essência do projeto

Mais importante do que a temperatura da luz é a sua qualidade. Para garantir que a iluminação artificial da sua casa se assemelhe à luz natural, esqueça a potência e foque no bom fluxo luminoso e no IRC (índice de Reprodução de Cores). A lâmpada ideal, com excelente qualidade luminosa, terá um IRC entre 90 a 97.

5. Destaque o que há de mais belo

Iluminação difusa realça o que há mais de bonito no ambiente

Um lustre centralizado é imponente, mas já pensou em combiná-lo com uma iluminação no chão e nas paredes, que se integra até mesmo aos revestimentos? Em residências de alto padrão, optar por luz difusa destaca os aspectos mais bonitos do ambiente, realçando móveis e criando caminhos luminosos.

Permita que a luz seja mais que um mero detalhe, transformando-a em uma expressão de estilo e elegância. Afinal, a iluminação de interiores é uma arte que vai além de simplesmente iluminar espaços. Ela tem o poder  de criar sensações, destacar detalhes e transformar cada espaço em um cenário único. 

Para mais dicas e inspirações, acesse ayoshii.com.br e descubra como a A.Yoshii eleva a experiência de morar a um novo patamar.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!