20 de julho de 2023 Instituto A.Yoshii

Experiência imersiva no mercado imobiliário: prática interativa atual ou idealização do futuro?

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A.Yoshii está na vanguarda da tendência com tecnologias presentes no showroom e em visitas virtuais no site da construtora

A realidade imersiva é uma tendência presente, não uma prática passageira ou tecnologia do futuro! Grandes marcas mundiais já adotaram essa tecnologia, capaz de proporcionar experiências sensoriais únicas por meio de ambientes virtuais que simulam os sentidos humanos. Dessa forma, a interação entre o usuário e o ambiente virtual se aproxima do mundo “real”. A tendência de “teletransporte virtual” tornou-se ainda mais forte quando as marcas e empresas perceberam o valor das experiências para os clientes, ampliando  e tornando mais acessíveis as tecnologias imersivas e aumentadas. 

Segmentos como automotivo, turismo, entretenimento, moda e imobiliário estão entre alguns os que adotaram a tecnologia para proporcionar aos consumidores experiências únicas e memoráveis. Com base na realidade virtual, as tecnologias imersivas ganharam espaço com o desenvolvimento de óculos de realidade virtual (RV), vídeos em 360º, além de ambientes físicos criados para conectar o virtual e o real.

Mas afinal, o que é a realidade imersiva?

Trazendo o futuro para o presente, entenda a realidade imersiva e mergulhe em novas experiências sensoriais

Esse conceito refere-se à criação de experiências sensoriais, tanto em ambientes digitais quanto presenciais, por meio do uso de tecnologias avançadas. Ao utilizar dispositivos como o óculos de RV, telas sensíveis ao toque ou projeções interativas, é possível gerar interação entre o ambiente físico e o digital. A pessoa tem a sensação de fazer parte do ambiente e vivenciar uma experiência direta com o conteúdo apresentado. Outros recursos que podem ser aplicados são a realidade aumentada (RA) e a realidade mista (RM). 

Um exemplo disso é a abordagem adotada pelas lojas físicas da Apple e da Samsung, permitindo que os consumidores experimentem as últimas inovações. Marcas automotivas como Volvo e Audi também têm desenvolvido test-drives virtuais, proporcionando uma experiência realista de dirigir um carro em diferentes estradas sem sair do lugar.

Realidade virtual no mercado imobiliário

A realidade virtual é uma das portas de entrada para o futuro do mercado imobiliário

Tours virtuais, vídeos e fotos em 360º, uso de óculos e tecnologias: esses são alguns exemplos que permitem que potenciais compradores tenham uma experiência imersiva e interativa ao explorar imóveis na planta. Por meio dessas visitas virtuais, é possível visualizar detalhes e ter uma percepção real do espaço, ajudando potenciais compradores a se conectarem emocionalmente com o imóvel. 

Além do visitante ter a sensação de estar dentro do imóvel, a A.Yoshii preocupa-se com outros fatores como interação e percepção do imóvel no espaço da cidade que está inserido. Para isso, projeta um painel 360º com a vista do apartamento de todos os ângulos para a cidade,  disponibiliza um maxi pad para que o cliente possa acessar os variados tipos de plantas e áreas comuns de lazer do empreendimento, unindo o espaço físico do decorado com as tecnologias virtuais do empreendimento e seu entorno. Essa flexibilidade aumenta o envolvimento do usuário e sua satisfação, tornando a experiência mais personalizada.

Alinhada a essa tendência, a construtora também dispõe de showrooms convidativos, criados especialmente para proporcionar uma experiência interativa com a decoração interna e o bem-estar dos espaços.

O imóvel pode ir até o cliente, e não o contrário

E para aqueles que não podem se deslocar até o showroom, os imóveis decorados virtuais podem ser levados ao cliente, não importa onde esteja. As imersões oferecem um tour 360º que permite ao usuário estar dentro do imóvel, ainda que virtualmente. 

Toda a experiência imersiva proporciona ao cliente uma visão ampliada e alinhada com a realidade. Esse recurso não é apenas utilizado para visualizar e transitar pelos ambientes, mas também para interagir com os espaços. Assim, é possível experimentar sensações semelhantes às que o morador teria se vivesse naquele ambiente, gerando maior identificação. 

A tecnologia das visitas virtuais também permite alcançar potenciais interessados em qualquer lugar do mundo, já que é possível conhecer os imóveis e empreendimentos remotamente, eliminando a necessidade de deslocamentos físicos. 

Todos os empreendimentos da A.Yoshii podem ser visitados tanto presencialmente nos showrooms quanto virtualmente por meio do tour em 360º. A construtora disponibiliza vídeos, aplicativos e plataformas digitais para que você possa explorar e apreciar sua futura vista.

Passeie por alguns dos últimos empreendimentos lançados pela A.Yoshii em um tour em 360º:

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