Dia Nacional do Livro: conheça a iniciativa Canteiro da Leitura do Instituto A.Yoshii
No dia 29 de outubro, celebra-se o Dia Nacional do Livro. A data foi escolhida em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1810, e reforça a importância da leitura.
Nesse sentido, o Grupo A.Yoshii tem um grande compromisso com a educação transformadora, por isso, o “Projeto Canteiro da Leitura”, que visa incentivar a leitura entre seus colaboradores. Confira como funciona.
A importância da leitura
O hábito da leitura é essencial para pessoas de todas as idades porque é uma atividade repleta de benefícios a curto e longo prazo.
Isso porque ler um livro não é apenas uma maneira de passar o tempo. As suas páginas contêm palavras, histórias e sentimentos capazes de transferir emoções para o leitor. Dentre as muitas vantagens, podemos destacar:
- Melhora as habilidades de linguagem, lógica e compreensão de texto.
- Mantém ativas as funções cognitivas de memória, atenção, concentração, raciocínio e capacidade crítica.
- Os livros ensinam a compreender o mundo, refletir e pensar.
- Incentiva a criatividade e imaginação.
- Aumenta o vocabulário.
- Reduz a tensão e o estresse.
- Melhora as habilidades de escrita.
- Fortalece a capacidade analítica de pensar.
- Promove tranquilidade e bem-estar.
No entanto, o brasileiro, infelizmente, ainda lê muito pouco. De acordo com a publicação Retratos da Leitura no Brasil, apenas 52% da população se dedica à leitura. Esse número ainda é muito baixo e está estagnado há anos.
O que é o Canteiro da Leitura?
Pensando na importância da leitura, o Grupo A.Yoshii criou o Canteiro da Leitura, um projeto cujo objetivo é incentivar as pessoas que trabalham nas obras dos empreendimentos, e seus familiares, a lerem. O projeto foi criado em 2021 para celebrar os 15 anos do Instituto A.Yoshii.
O primeiro Canteiro da Leitura foi aberto em 9 de julho de 2021, em Londrina, Paraná, durante a construção do Atsushi Yoshii Tower, empreendimento comercial no alto da Avenida Madre Leônia Milito.
Desde então, já foram implantados oito Canteiros da Leitura, impactando diretamente mais de mil colaboradores do Grupo A.Yoshii e seus familiares.
Como funciona o Canteiro da Leitura?
O propósito do projeto é que o “canteiro de obras” se torne também um “canteiro de leitura”. Para isso, são enviados kits de livros, revistas e gibis para os canteiros das construtoras A.Yoshii e Yticon.
Para incentivar a leitura, são montados ambientes acolhedores e atrativos, que, além de amplos e arejados, geram sensação de bem-estar. E para reforçar o compromisso do Grupo A.Yoshii com a sustentabilidade e o meio ambiente, o mobiliário conta com luminárias, mesas e bancos feitos a partir dos resíduos da construção civil, como pallets de madeira, lonas e bobinas.
Outro detalhe é que o material de leitura disponibilizado são livros e revistas pensados especialmente para as realidades profissionais e pessoais dos trabalhadores. Dessa forma, há mais chances deles gostarem e criarem o hábito de ler, mesmo após o fim da obra.
Por fim, o projeto visa impactar não só os trabalhadores, mas, também, suas famílias e comunidade. Isso porque, além de ler durante o descanso, eles também podem levar os livros para casa. Cada canteiro da leitura fica na obra, disponível para todos os trabalhadores até a conclusão.
Canteiros ativos atualmente
Após pouco mais de um ano de Canteiro de Leitura, o projeto já impactou diretamente mais de mil trabalhadores em oito obras do Grupo A.Yoshii. Além disso, muitas outras pessoas foram impactadas indiretamente.
Atualmente, há cinco canteiros ativos nas cidades de Londrina e Maringá, nas seguintes obras:
- The Edge – Londrina;
- Lumini – Londrina;
- Epic – Londrina;
- La Reserve – Maringá;
- Landscape – Maringá;
- Positano – Maringá.
O objetivo do Grupo A.Yoshii é montar o Canteiro da Leitura em todos os projetos das construtoras A.Yoshii e Yticon, nas cidades onde atua: Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas.
Confira um pouco da história do Instituto e suas ações de desenvolvimento social e sustentável.
COMENTÁRIOS: