16 de novembro de 2021 Lifestyle

Destinos de fim de ano: Para onde viajar em 2021 e 2022?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Confira uma seleção dos melhores destinos internacionais de viagem para o fim de ano que estão abertos para brasileiros

O ano de 2021 está chegando ao fim e nada melhor que uma viagem em família para relaxar e curtir as festas. Antes de escolher os melhores destinos de viagem para o fim do ano, é importante ficar atento aos países que abriram suas fronteiras para o Brasil e quais as restrições e protocolos a serem seguidos. Vale lembrar que é importante manter todos os cuidados com o correto uso das máscaras faciais e higienizar frequentemente as mãos.

Para ajudar, confira a seguir as principais regras para brasileiros entrarem nos principais destinos internacionais. Vamos lá? 

Destinos para o fim do ano liberados para brasileiros

Com o avanço das vacinas e a diminuição dos casos de Covid-19, muitos países voltaram a abrir suas fronteiras para os turistas brasileiros. No entanto, é necessário prestar atenção porque, apesar da liberação, cada país determinou regras próprias para viajantes entrarem em suas fronteiras.  

Até o momento (novembro de 2021), já são mais de 100 países abertos para brasileiros, com restrições específicas. Por isso, antes de escolher seu destino, acompanhe a lista abaixo para verificar as principais regras dos destinos mais desejados. 

Documentação para viajar

Vale lembrar que a documentação necessária para viajar irá depender do destino do turista e do seu nível de vacinação. No entanto, para a maioria dos países será preciso levar os seguintes documentos:

  • Visto, em países no qual o documento é necessário;
  • Passaporte e/ou documento de identificação;
  • Comprovante de vacinação (duas doses ou dose única);
  • Teste PCR para Covid-19 negativo ou teste lateral;
  • Comprovante de recuperação de Covid-19, se necessário;
  • Formulários de saúde. 

Também é preciso redobrada atenção para as regras em relação aos menores de idade e crianças não vacinadas. Em alguns países, como é o caso da Alemanha, eles só podem viajar com, pelo menos, um dos pais vacinados e ainda precisam de quarentena de 5 dias.

Regras para viagens de brasileiros

Como dissemos, cada país tem suas próprias regras para receber turistas. Acompanhe abaixo os protocolos nos principais destinos para o fim de ano. Vale lembrar que essas informações estão sendo atualizadas constantemente (os dados desse artigo foram coletados no dia 11 de novembro de 2021). 

Caso o destino que você deseja viajar não esteja listado aqui, você pode conferir todas as informações atualizadas no site Travel Centre ou no site do consulado do país que deseja viajar. 

Vale lembrar que as vacinas disponibilizadas no Brasil são: Pfizer/Biontec, Astrazeneca/Oxford, Coronavac/Sinovac e Janssen. Também, o viajante só será considerado totalmente vacinado quando a segunda dose ou dose única foram tomadas há mais de 14 dias antes da viagem. 

Grécia

Vista do oceano e da tradicional arquitetura da Ilha de Santorini, na Grécia

A Grécia está com restrições sanitárias para brasileiros que viajam ao país. Para entrar, é preciso preencher um formulário com uma declaração de saúde e ter as duas doses da vacina. Aliás, quem não está vacinado precisa apresentar um teste RT-PCR (até 72 horas) ou Antígeno (até 48 horas) negativo.

No país, é preciso apresentar um certificado de vacinação para entrar em bancos, serviços públicos, comércio e restaurantes (incluindo cafés ao ar livre). Além disso, o uso de máscara é obrigatório  em locais públicos e ambientes fechados. 

Emirados Árabes Unidos

Os arranha-céus e baías de águas azuis são algumas características da paisagem de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

O país está aberto para turistas, que devem apresentar PCR negativo feito em até 72 horas antes da viagem e ter as duas doses da vacina. Além disso, ao chegar no país,  é preciso fazer outro teste de PCR para Covid-19 ainda no aeroporto.

Caso o resultado dê positivo, é necessário ficar em isolamento. Além disso, o uso de máscaras é obrigatório em espaços e transportes públicos. Já os restaurantes e comércio estão abertos sem restrições. 

Estados Unidos

Fazer compras, assistir aos musicais da Broadway e visitar o Central Park são atividades para se fazer em New York, nos Estados Unidos

Recentemente, os Estados Unidos abriram as fronteiras para viagens partindo do Brasil. Para entrar no país, os maiores de 18 anos precisam apresentar o certificado emitido pelo Conecte SUS ou um comprovante de vacinação em inglês. Todas as vacinas ministradas no Brasil são aceitas. 

Além disso, é preciso fazer um teste de PCR ou um teste de antígeno em até 72 horas antes do embarque. Para entrar em bares, restaurantes e lojas no país é preciso apresentar o comprovante de vacinação e o uso de máscara é obrigatório em locais e transporte públicos. 

Vale lembrar que o consulado norte-americano já está aberto para quem quer retirar ou renovar visto. 

Reino Unido

Londres, terra da Rainha Elizabeth II, é palco da história mundial e centro do Reino Unido

Para entrar no Reino Unido, brasileiros precisam apresentar o certificado de vacinação completa com as vacinas AstraZeneca, Janssen, Moderna ou Pfizer-BioNTech. Aliás, a partir de 22 de novembro, vacinados com a Coronavac também serão aceitos. Também é preciso preencher o formulário “Public Health Passenger Locator Form” e apresentá-lo no check-in e na chegada. 

Crianças com mais de 5 anos precisam agendar um teste RT-PCR que deve ser realizado dois dias após a chegada. Quem não estiver vacinado, precisa apresentar o teste RT-PCR negativo feito até 72 horas antes da viagem e cumprir quarentena de 10 dias em um hotel indicado pelo governo e arcar com os custos de estadia.

O uso de máscara é obrigatório em espaços públicos, ambientes fechados e transporte público. Também é preciso apresentar comprovante de vacinação para entrar em locais fechados. 

México

Cancun, no México, é um dos pontos turísticos mundiais considerados paradisíacos

O México é um dos países com menos restrições para brasileiros. Para entrar no país não é preciso apresentar comprovante de vacina, teste de Covid-19 ou fazer quarentena, mas o uso de máscaras é obrigatório em espaços públicos e transportes públicos. Também, os restaurantes e comércio estão abertos sem restrições de capacidade.

Suíça

A Vila Mustair, na Suíça, é um local calmo e com várias opções de lazer para famílias ou aventureiros que pretendem esquiar nos alpes

É possível viajar para a Europa após estar totalmente vacinado com os imunizantes Pfizer-BioNTech, Moderna, Janssen, AstraZeneca, Sinopharm ou Sinovac. Os viajantes completamente vacinados, não precisarão apresentar RT-PCR ou fazer quarentena. 

Vale lembrar que a vacina da Janssen só é considerada completa após o 22º dia da aplicação da dose única da vacina. Na Suíça, é necessário obter o passaporte sanitário que comprova que você foi vacinado ou apresentar um teste negativo para entrar em atrações turísticas. Por fim, o uso de máscaras é obrigatório em espaços públicos, ambientes fechados e transporte público.

Alguns outros países abertos para brasileiros são: 

  • África do Sul 
  • Albânia
  • Alemanha 
  • Aruba
  • Áustria
  • Bahamas 
  • Barbados 
  • Bélgica 
  • Canadá 
  • Costa Rica
  • Croácia 
  • Espanha
  • França 
  • Holanda 
  • Irlanda 
  • Maldivas 
  • Marrocos
  • Portugal 

Agora que você já pode se preparar melhor para o fim de ano, aproveite e veja aqui como criar e cumprir as resoluções de ano novo.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!