Principais tendências na decoração em 2023
As tendências de arquitetura e decoração vêm e vão e se você está pensando em renovar a casa, vale ficar atento às novidades do segmento. Dentre as principais apostas, destacam-se as plantas, cores suaves, texturas, decoração retrô e tecnologias para smart houses. Fato é que o ano de 2023 já se mostra repleto de inspirações de decoração para uma casa bonita, confortável e que influencia de forma estética e funcional.
Confira a seguir quais são as principais tendências de arquitetura e decoração para 2023.
Decoração vintage e retrô moderno
O “retrô moderno” mescla elementos atuais com itens antigos e objetos que despertam bons sentimentos e nostalgia. Ecléticos, cheios de personalidade e lembranças afetivas, esses ambientes combinam plantas, padrões geométricos, papéis de parede e mobília de designers consagrados.
A tendência vem acompanhada pelo desejo de um lar mais aconchegante e maior valorização do contato com a natureza.
É importante destacar que vintage e retrô são designs diferentes. Enquanto o vintage diz respeito a peças verdadeiramente antigas e que tenham, pelo menos, 20 anos de existência, o retrô se define por algo novo com aspecto antigo e inspirado em décadas passadas, como uma releitura do passado.
Biofilia
A decoração com plantas é uma das principais tendências para a decoração de ambientes. O termo “biofilia” significa “amor pelas coisas vivas”. Em outras palavras, é uma tendência que valoriza a necessidade humana do contato com a natureza e visa incorporar elementos naturais a casa, criando espaços mais agradáveis.
A decoração biofílica garante uma casa fresca, viva e iluminada. Para escolher as melhores plantas para sua casa ou apartamento, é preciso atentar para alguns detalhes como luminosidade, ventilação e necessidade de água.
Algumas sugestões de plantas de fácil preservação para uma decoração biofílica são:
- zamioculca;
- espada de São Jorge;
- hera;
- bambu da sorte;
- visco;
- palmeira ráfia;
- árvore-da-felicidade.
Além disso, a decoração com flores também faz parte do design biofílico e é excelente para quem quer colorir e perfumar a casa. As principais espécies para espaços internos são:
- orquídea;
- rosa;
- suculenta;
- cravo;
- lírio-do-vale;
- tulipa;
- azaleia;
- petúnias.
Cores neutras e naturais
Os acessórios de decoração propostos são caracterizados por linhas suaves, sinuosas e naturais. As cores terrosas e delicadas, capazes de promover o bem-estar dentro de casa , estão em alta, como, por exemplo, azul, roxo, lavanda, amarelo, bege, branco, marrom e cinza. São esses tons clássicos e neutros que oferecem uma sensação de calma e tranquilidade para as pessoas que circulam pelos ambientes.
Mix de texturas
Outra tendência é a decoração com mix de texturas, aposta que traz personalidade à decoração. Essa combinação pode ser feita com revestimento, móveis, objetos e acessórios de decoração, como tapetes e almofadas, e até mesmo nas paredes. A proposta é transmitir diferentes sensações visuais e táteis ao decorar um ambiente.
A composição pode ser feita com diferentes materiais, como madeira, tecidos, couro, metalizados, etc. A sugestão é harmonizar as texturas, garantindo efeitos de profundidade e sensação de acolhimento.
Tendência Stay Comfy
O Stay Comfy é uma tendência respeitada no mundo da moda e na decoração de interiores. O estilo pode ser caracterizado pela combinação de elementos que conferem aconchego e leveza aos ambientes, visando estabelecer uma estética confortável e tranquila. Alguns elementos que caracterizam o estilo Stay Comfy são:
- mobiliário de madeira clara;
- pedras naturais;
- tecidos de fibras naturais;
- roupa de cama de algodão egípcio;
- tons claros e suaves que criam ambientes relaxantes;
- iluminação e ventilação naturais;
- plantas;
- Banheiro-spa.
Qualidade de vida
Talvez uma das principais tendências de interiores seja o bem-estar psicofísico proporcionado pela decoração dos espaços da casa. Os ambientes devem ser cuidadosamente planejados e mantidos, garantindo que você viva o dia a dia da melhor maneira, eliminando o estresse e as preocupações externas. Para isso, a terapia de ambientes e os quartos das emoções são excelentes alternativas.
Casa inteligente
Entre as principais tendências para 2023, podemos destacar uma decoração hi-tech. Isso porque a evolução tecnológica vem influenciando não apenas a forma como vivemos e nos comunicamos, como também nossas casas, que estão cada vez mais conectadas e automatizadas.
Uma das principais tendências são os sistemas automatizados de ponta que ajudam a tornar o contexto doméstico mais confortável e prático, como cozinhas tecnológicas com eletrodomésticos inteligentes.
Confira também quais são os principais lançamentos e previsões tecnológicas residenciais para 2023.
COMENTÁRIOS: