18 de março de 2022 Decor

Stay comfy: conheça a tendência da cama posta para esse outono!

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Veja como escolher os melhores jogos de cama para garantir luxo e conforto térmico nesse outono. Conheça o conceito Stay Comfy!

O outono começa oficialmente dia 20 de março e se você quer se sentir mais confortável e quentinho nesta estação um pouco mais fria, precisa conhecer o conceito Stay Comfy (fique confortável). Até porque, hoje, o bed clothing tem duas funções: aconchegar e decorar o seu quarto. 

Para te auxiliar, separamos algumas dicas para você escolher o melhor enxoval para o seu quarto. Confira! 

Stay comfy: como escolher a melhor roupa de cama

No universo da arquitetura e decoração de interiores, o estilo se caracteriza pelo jeito de nos sentirmos à vontade

Existem vários critérios para considerar na escolha da roupa de cama, começando pelo tamanho da cama. Antes de qualquer coisa, verifique as medidas da sua cama, assim ficará mais fácil escolher os jogos. Em geral, as medidas das camas mais vendidas no Brasil são:

  • Cama de solteiro: 188cmX0,88cm;
  • Cama de casal: 188cm x 138cm;
  • Cama queen size: 198cm x 158cm;
  • Cama king size: 203cm x 193cm. 

Outro aspecto importante é a qualidade dos tecidos que vai conferir conforto e bem-estar na hora de dormir. Tecidos sintéticos que perdem estrutura ou encolhem na secadora, fronhas que escapam do travesseiro, forros emaranhados, lençóis que “sobrem” e materiais que piniquem definitivamente devem ser evitados. Confira agora as melhores dicas para compor a cama perfeita! 

Como escolher o lençol e a fronha

Os lençóis e as fronhas são os principais itens de qualquer jogo de cama. O algodão é o tecido mais usado, com a característica de ser leve e agradável ao toque. O material tem origem natural e é adequado para qualquer estação.

Normalmente, os tecidos de algodão para roupa de cama são vendidos conforme a quantidade de fios. E aqui a regra é simples: quanto mais fios, melhor a qualidade do produto. 

O algodão egípcio é um material com características únicas de maciez e suavidade. Ele proporciona lisura, brilho, alta resistência, toque acetinado e qualidade incomparável. Isso porque são feitos com fibras que possuem cuidado meticuloso desde o plantio do algodão, no Egito, até a fiação do tecido. 

O cetim ou a seda também são boas opções de materiais naturais. Os jogos de cama feitos de linho também têm muita qualidade e são mais frescos, recomendados para a primavera e o verão. 

Tamanho perfeito para lençol e fronha

Você também precisa saber escolher o tamanho perfeito para o lençol e fronhas. O lençol de elástico e a capa do colchão devem ter o tamanho exato do seu colchão. Lembre-se de considerar a altura do colchão e sempre adicione 5 a 10 cm a mais. Por exemplo, para um colchão com uma altura entre 20 e 25 cm, escolha um lençol com canto de 30 cm.

Já o lençol sem elástico deve ser, pelo menos, 20 cm maior que o colchão em cada lado. Já as fronhas devem ser ajustadas exatamente ao tamanho do travesseiro. O tamanho padrão no Brasil é 50x70cm. 

Melhores penas para travesseiros

Pensando no conceito Stay Comfy, os travesseiros com pena de ganso são as melhores opções e também as mais confortáveis. Feito com 100% de pena natural, o travesseiro proporciona requinte ao quarto e conforto ergonômico na hora do sono, já que tem a altura ideal para apoiar a cabeça.

Melhores edredons

Os edredons são itens indispensáveis para adicionar à sua cama, já que aliam conforto e aquecimento na justa medida

O edredom deve ficar na cama para aquecer no inverno e outono. Assim como os lençóis, eles podem ser feitos de algodão e “obedecem” a regra dos fios.  O tecido pode ser de 150 fios a 800 fios ou ainda superior. 

Além do material, é preciso atentar ao enchimento, que fará a diferença nos dias frescos de outono e mais frios do inverno. O enchimento de plumas e penas é mais nobre e garante mais volume. Eles são finos e leves e se adaptam à temperatura: ficam mais quentes no inverno e mais frescos no verão. 

O tamanho do edredom deve ser maior que as medidas da cama para envolver completamente o colchão. Por exemplo, para uma cama queen size de 198cm x 158cm, é indicado um edredom de 240cm x 200cm.

Melhores cobertores

Os cobertores não necessariamente fazem parte da decoração do quarto, mas são essenciais para uma noite aconchegante. Os cobertores de algodão são leves e macios, perfeito para noites com temperaturas mais amenas. 

Já se você sente mais frio ou quer se preparar para o inverno, a lã é uma opção quente que armazena bem o calor do corpo. Você também pode optar pelo poliéster, mas nesse caso, tenha cuidado ao escolher materiais de alta qualidade. 

Itens para o toque final 

Para arrematar a decoração da sua cama, a peseira é a dica perfeita. Como o próprio nome já sugere, a peseira fica na parte de baixo da cama (nos pés), cobrindo um pequeno pedaço da colcha ou do edredom. Esticadas ou dobradas de forma descontraída, elas dão o toque final na composição e podem ser de diversos materiais como tricot, algodão, linho e pelo sintético. 

Por fim, se você possui uma cama box, a saia é indispensável para dar acabamento e cobrir a estrutura debaixo da cama. 

Dicas dos melhores jogos de cama

Uma boa roupa de cama faz toda a diferença não só na decoração do quarto, como no bem-estar de quem busca noites tranquilas e aconchegantes

O mercado brasileiro conta com muitas marcas brasileiras de altíssimo padrão. Confira a seleção com algumas sugestões que seguem as tendências 2022. 

Se, além de uma cama bem montada, você quiser um quarto confortável e decorado com itens exclusivos, veja aqui algumas dicas de decoração de luxo: as marcas mais cobiçadas do mundo

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!