3 de junho de 2020 Instituto A.Yoshii

Como ressignificar objetos e incluí-los na decoração com DIY

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:


A ressignificação de objetos traz uma nova cara para a decoração, com alternativas sustentáveis

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. A frase é do cientista francês Antoine Lavoisier, responsável pelo princípio químico da conservação de massas. Contudo, a reflexão também é válida no cotidiano: antes de descartar algo, é possível ressignificá-lo?

A ressignificação é o ato de transformar um objeto em algo diferente, com um novo propósito. A ação pode trazer consigo um cunho sustentável, considerando que o objeto deixa de ser descartado. Desta forma, há uma redução na geração de resíduos, que provocam graves consequências ao meio ambiente.

Em casa, a ressignificação pode ser feita com diferentes materiais, transformados em objetos de utilidade ou em itens de decoração. Lâmpadas, móveis e tecidos são exemplos que podem passar por essa ressignificação. Com uma pitada de artesanato e criatividade, a casa ganha detalhes novos e especiais.

O DIY (do inglês “Do It Yourself”, traduzido no português para “Faça Você Mesmo”) é uma prática que vem se tornando mais popular. Em vez de comprar algo pronto ou pedir para alguém fazer, no DIY você se torna protagonista da mudança. Com os materiais e as técnicas corretas, é possível criar objetos de decoração artísticos, do rústico ao sofisticado. Tinta, tecidos, madeira, tesoura e cola quente são os principais aliados nessa criação.

O DIY na decoração pode ser feito por todas as idades. As práticas do “Faça Você Mesmo” não demandam um alto nível de conhecimento em customização. Nas redes sociais há vários tutoriais com ideias criativas para fazer em casa, com materiais que seriam descartados. No Instagram, no IGTV da A.Yoshii, você encontra um tutorial sofisticado da professora de artesanato Fátima Queiroz, do Atelier 520, de itens que podem ser ressignificados, com materiais fáceis de encontrar e manusear, utilizando lâmpada, tesoura, fio, galho e cola quente. Confira!

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!