Cozinha do futuro: tendências tecnológicas e sofisticadas para a sua casa
Como é a cozinha do futuro? Nesse ambiente tão importante, a excelência da comida está no centro das nossas prioridades. Por isso, a escolha dos eletrodomésticos nem sempre é simples, já que é uma decisão que deve considerar tanto a praticidade, eficiência, desenvoltura e – porque não? – o design. A boa notícia é que o mercado oferece, cada vez mais, opções de eletrodomésticos tecnológicos, sofisticados e extremamente elegantes.
Confira no artigo algumas tendências tecnológicas e de última geração para a cozinha da sua casa. Vamos lá?
Cozinha do futuro: o que esperar
Mais conectados, economizando tempo e trazendo novas funcionalidades, a cozinha do futuro conta com eletrodomésticos de nova geração que devem, acima de tudo, facilitar o nosso dia a dia dentro de casa. Nesse sentido, algumas tendências para os eletrodomésticos da cozinha do futuro são:
- Acabamentos em cores: as cores estão voltando para a cozinha como a ardósia, o preto e o clássico bronze. Uma das principais tendências no momento para eletrodomésticos é o inox preto;
- Com estilo industrial: para quem busca uma decoração inspirada em uma cozinha profissional, esse é o design ideal. O estilo industrial une elegância com um toque de urbanidade, com valorização de texturas, como concreto e metais. Prioriza-se o uso de cores fortes e sóbrias, uma boa iluminação e móveis de design requintado e linhas retas e imponentes.
Cozinha smart
Os aparelhos online são a principal tendência tecnológica. Os eletrodomésticos conectados por wi-fi podem ser controlados e monitorados com o seu celular e assistentes virtuais. Isso mesmo: os eletrodomésticos estão cada vez mais funcionais e interativos, planejados para facilitar a rotina atribulada e minimizar o desperdício de energia e alimentos.
Algumas opções que podem facilitar o dia a dia na cozinha são:
- Alexa – a famosa assistente de voz da Amazon permite que o usuário controle por voz os eletrodomésticos. O aparelho, cada vez mais comunicativo e proativo, conecta-se com diversos aparelhos como cafeteiras e geladeiras;
- Google Assistente – assim como o Alexa, o assistente Google pode ser conectado a diversos eletrodomésticos para monitorar e controlar seu uso;
- SmartThings Energy – serviço da área de automação residencial da Samsung, apresenta um relatório detalhado de todo o consumo de energia da casa e, ainda, permite o monitoramento do uso de água e luz de cada eletrodoméstico, gera gráficos de comparação em relação a meses anteriores e faz uma projeção do gasto no mês.
Leia mais: Smart House: Como a tecnologia pode criar casas inteligentes
Geladeira com alta tecnologia
A geladeira é um dos principais eletrodomésticos da casa, principalmente na cozinha do futuro. A tecnologia caminha no sentido de criar refrigeradores com memória interna, capazes de nos informar sobre os alimentos que estão prestes a vencer ou aqueles que congelamos há mais tempo.
As portas francesas, assim como as de vidro, conectadas e com tela sensível ao toque, são as tendências do momento, assim como dispensador de água e gelo.
Aliás, já existem geladeiras equipadas com sistemas de circulação diferenciada do ar entre os diferentes compartimentos, que mantêm os níveis de temperatura e umidade constantes e evitam a mistura de sabores e cheiros. As geladeiras smart podem ser encontradas no formato Inverse, French Door ou Side-by-Side.
Novidades nos fornos
Uma das principais novidades tecnológicas dos últimos anos é o forno a vapor, que permite cozinhar a baixas temperaturas sob vácuo. Esse tipo de cozimento é frequente em restaurantes estrelados, já que é ideal para manter o sabor, aromas e cores dos alimentos, não alterando sua consistência. Esse preparo ainda requer menos condimentos do que a culinária tradicional.
Mas não é só isso! Entre as muitas propostas de fornos existentes no mercado, as soluções tecnologicamente mais avançadas também oferecem cozimento a vácuo, que pode ser feito diretamente no forno ou em gavetas subjacentes em banho-maria. Outra tendência é o cozimento com ondas eletromagnéticas que regulam e se adaptam à consistência e ao tipo de alimento.
Também, as tecnologias de ponta para fornos já permitem preparar diferentes receitas ao mesmo tempo sem misturar odores e sabores.
Fogão de indução
O fogão por indução é rápido, seguro e com design e acabamento elegantes. Este tipo específico de cozimento produz calor a partir de bobinas que criam um campo magnético. Ao colocar a panela, esse campo magnético fecha-se e o calor é gerado diretamente na base da panela. A energia é consumida apenas quando a panela é colocada sobre a zona de cozimento e cessa assim que a panela é retirada. As novas placas de indução oferecem inúmeras vantagens: aquecimento extremamente rápido, precisão, flexibilidade e rapidez, total segurança, máxima eficiência e facilidade de limpeza.
Lava louças minimalistas
As máquinas de lavar louças, tão populares na Europa, estão cada vez mais minimalistas e silenciosas, conquistando o gosto e espaços dos brasileiros. Grande potência, flexibilidade de utilização, lavagem e secagem perfeitas são as características que as máquinas de lavar louça da nova geração têm em comum.
Com design minimalista e discreto, os controles ficam escondidos para dar uma aparência simples e refinada. No interior, há cestos mais versáteis e tecnologias de economia de água e energia.
Se você quer levar tecnologia e automação para outros ambientes, veja aqui dicas e inovações para tornar sua casa mais inteligente.
COMENTÁRIOS: