25 de maio de 2023 Decor

Calm technology: entenda o que é e como introduzir a tendência em sua casa

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Voltada para a discrição e silêncio, essa tendência é solução para lidar com o excesso de tecnologias no cotidiano

Dados de um estudo realizado pela TGT Consult e pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) revelam que, até 2025, mais de 27 bilhões de dispositivos estarão conectados. 

Esses dispositivos, característicos de uma casa inteligente, nos permitem ter uma vida  mais conveniente e confortável, porém constantemente on-line. Para lidar com o excesso de uso e a sensação de estar  sempre conectado, surge a tendência “tecnologia calma” (calm technology).

Entenda mais sobre esse comportamento e como o conceito pode ser aplicado em sua residência. Confira!

O que é calm technology

Nessa tendência, a interação entre a tecnologia e o usuário está projetada para acontecer de forma natural, sem tomar muita atenção e foco no uso

Calm Technology é um termo utilizado para descrever tecnologias projetadas com a finalidade de serem discretas e silenciosas, auxiliando e facilitando a rotina, sem se tornarem uma distração ou incômodo. Nesse sentido, a tecnologia deve fazer parte naturalmente da vida diária, ao mesmo tempo em que oferece  recursos avançados.

O conceito foi desenvolvido pela pesquisadora Amber Case em 2015, a partir de um artigo de 1995 de Mark Weiser e John Seely Brown. Os princípios básicos da calm technology são: não ser intrusiva, não obstruir e informar. 

Dessa forma, os recursos tecnológicos devem ser projetados para serem úteis e discretos. Eles devem se misturar e camuflar no ambiente, ao mesmo tempo em que garantem funcionalidade digital e praticidade.

Benefícios

Alto-falantes inteligentes controlados por voz são exemplos de tecnologias criadas para facilitar o uso no cotidiano sem interrupções

A calm technology oferece diversos benefícios, tais como:

  • melhor experiência do usuário;
  • maior produtividade;
  • redução de falhas nas interações entre humanos e máquinas;
  • uso eficiente de energia. 

Além disso, a sobrecarga de uso de tecnologias no dia a dia é reduzida, o que pode atenuar possíveis síndromes e transtornos causados pelo uso excessivo, como a nomofobia e o burnout.

Calm technology e as casas inteligentes

Camuflada na decoração e convívio, a tendência é aplicada nas smart homes

Esse conceito pode ser aplicado no design de casas inteligentes. O objetivo é criar um ambiente doméstico intuitivo, eficiente e confortável para os moradores. 

Por exemplo, sensores de movimento que acendem as luzes de forma suave e sem emitir sons altos, ou sistemas de segurança que emitem alertas sonoros e visuais de forma discreta e clara, sem causar pânico ou confusão nos moradores.

Como usar

O objetivo é sempre criar um ambiente tecnológico sutil, utilizando  recursos intuitivos e agradáveis que facilitem a rotina dos moradores. 

Confira algumas dicas para aplicar a calm technology nas smart houses

1. Foco na experiência do usuário

Evite recursos complexos e desnecessários. A tecnologia deve ser fácil de usar, sem demandar esforço e aprendizado dos moradores. 

2. Redução do número de notificações

Para aplicar o conceito de calm technology em uma casa, é importante  diminuir o número de notificações desnecessárias, evitando  sobrecarga. Por exemplo, em vez de receber uma notificação para cada movimento na casa,  há um filtro para comunicar apenas as mais importantes. 

3. Integração perfeita

Quando os dispositivos funcionam de forma integrada e fluida, os moradores têm mais tranquilidade e confiança de funcionarão de maneira previsível e sem interrupções. Portanto, é importante evitar problemas de conexão ou incompatibilidades.

4. Personalização

Em uma casa o conceito calm tech, os dispositivos se adaptam às necessidades e preferências dos moradores, e não o contrário. Por exemplo, o ar condicionado ou outros dispositivos podem ser acionados automaticamente quando o morador chega em casa.

5. Discrição

Ao introduzir o conceito de calm technology em uma casa inteligente, a discrição é a palavra de ordem. Os dispositivos devem ser projetados para não distrair ou atrapalhar as atividades dos moradores. Por exemplo, uma  lâmpada controlada por um sensor de movimento pode  acender ou apagar suavemente, sem emitir uma luz muito forte.

As marcas estão atentas à nova tendência

Otimização de tempo, praticidade para o dia a dia, segurança e comodidade dentro de casa são vantagens da calm technology

Durante a Consumer Electronics Show (CES) 2023, a Samsung compartilhou sua visão de um mundo conectado por meio da calm technology. Destacam-se os recursos SmartThings Home Monitor e SmartThings Station, que promovem a conveniência na experiência conectada, monitorando e compartilhando alertas sutis e calmos aos moradores em situações fora do comum. 

Confira também outras tendências tecnológicas para as casas inteligentes

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!