30 de dezembro de 2021 Decor

As cores de 2022 da Pantone: Very Peri é a nova cor do momento

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
A Pantone divulgou a lista de cores de 2022 e a eleita para o ano que vem foi a Very Pery. Confira o que ela representa e como você pode usá-la para compor a decoração do seu imóvel!

Todos os anos, a Pantone divulga a lista de cores do ano que está por vir. O guia dita quais serão as tendências e o que estará em alta. Entre as cores de 2022, a primeira colocada foi a simbólica Very Peri. A cor simboliza vitalidade, positividade e criatividade. 

Quer saber mais? Acompanhe abaixo mais detalhes e saiba como usá-la para mudar o ambiente do seu lar. Vamos lá?

As cores de 2022: Very Peri

Very Peri, cor escolhida para 2022, é uma tonalidade azul pervinca com subtom vermelho púrpura

A Pantone escolheu para 2022 uma cor fortemente simbólica para o próximo ano: o 17-3938, batizado como Very Peri, um tom muito particular de azul pervinca com um subtom vermelho arroxeado. 

“Uma tonalidade azul pervinca dinâmica com um subtom vermelho púrpura vivificante combina a fidelidade e constância do azul com a energia e excitação do vermelho”: é assim que o caráter desta cor é definido pelo Instituto Pantone. 

Ao fazer o anúncio, Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, declarou: “Ao criar uma nova cor, refletimos a inovação e a transformação global em curso. À medida que a sociedade continua a reconhecer a cor como uma forma fundamental de comunicação e uma forma de expressar, influenciar e criar ideias e emoções, de envolvimento e ligação, a complexidade deste novo tom de azul infundido com vermelho-violeta destaca as possibilidades ilimitadas que se abrem diante de nós”. 

Como a cor do ano é escolhida?

Os cool hunters e experts da Pantone sempre estão atentos às tendências e, como todos os anos, escolhem a paleta de cores que chamará a atenção internacionalmente. 

A eleição da Cor Pantone do Ano é uma referência e marco importante há mais de 23 anos, pois é capaz de influenciar as futuras compras dos consumidores nos segmentos de design, arquitetura e decoração de imóveis. 

Como nasceu a Very Peri?

No ano passado, a Pantone já havia inovado anunciando duas cores, Solid Ultimate Grey e Solar Illuminating. Este ano já era esperado algo diferente, algo forte que influenciasse a nossa consciência, especialmente por conta do delicado cenário que o mundo se encontra. 

A escolha de Very Peri como a cor de 2022 foi, em grande parte, influenciada pelo desejo de superar a pandemia decorrente da Covid-19, mas também pelas preocupações ambientais cada vez mais recorrentes, sem falar neste contínuo clima de insatisfação e aflição que permeia a sociedade em geral.

Vivemos tempos de transformação e a nova cor Pantone 2022 é, pela primeira vez na história, uma tonalidade criada especificamente para este momento histórico. Very Peri reflete a inovação e as transformações globais que estão ocorrendo. 

O instituto mesclou o azul, cor associada à fidelidade e constância, com um toque de vermelho, nuance que transmite energia. O resultado? Um tom roxo quente que comunica uma sensação de renascimento e mudança.

O que esperar da Very Peri?

A cor Pantone 17-3938 Very Peri exibe uma confiança despreocupada e uma curiosidade ousada.  Essa nova tonalidade, e o próprio ato de criá-la, têm o objetivo de representar um 2022 cheio de novos começos. 

Very Peri: como usá-la para decorar sua casa

Decorações em branco ou tons de madeira leve combinam com Very Peri

A cor de 2022 é uma tonalidade original e inquietante, caracterizada por um azul com tons de vermelho. Aliás, essa é uma cor que abre espaço para muitos usos e soluções para dar personalidade ao lar.

A cor combina perfeitamente com o branco. Você pode utilizar, por exemplo, para pintar paredes, alternando o branco com o Very Peri para obter um efeito dinâmico. Se você é mais atenta aos detalhes, pode optar por um sofá branco decorado com almofadas Very Peri: uma combinação realmente fantástica. 

Para quem quiser ousar, pode decidir por luminárias com esta cor, que combinam muito bem com um ambiente com tons de madeira leve. 

As cores de 2022

A Cor do Ano Pantone certamente dita um caminho para seguir quando se trata de decoração de imóveis. Mas, vale lembrar que ela não é a única. O novo ano está chegando com novas possibilidades.

As cores de 2022 são quentes e confortáveis e concedem aos espaços da casa um tom familiar e descontraído. No próximo ano, os tons mais inspiradores serão os protagonistas de elementos naturais, como desertos ou florestas. Sendo assim, terão espaço cores como:

  • Cor ocre – que desbota em canela e bronze;
  • Verde oliva – caracterizada por um toque de cinza e amarelo, é ideal para uma casa decorada com materiais naturais, na qual se pretende recriar um ambiente moderno e relaxante;
  • Azul – uma cor calmante por excelência, perfeita em contraste com o branco e madeira;
  • Magenta – para quem procura uma cor forte para usar nos detalhes;
  • Azul e dourado – o azul é uma cor que nunca sai de moda, perfeita para quem procura um mobiliário clássico e elegante. Em 2022, será protagonista em combinação com o ouro antigo presente em acessórios de decoração como molduras, móveis e em acabamentos metálicos.

Para finalizar, veja aqui como a escolha das cores de ambientes pode definir seu estado de humor

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!