O inverno chegou: como deixar a casa aconchegante e sofisticada no frio
Transformar a atmosfera do lar com uma decoração mais aconchegante e sofisticada é um dos principais desejos à medida que a temperatura começa a diminuir. Nessa proposta, as opções de decoração de inverno geralmente apresentam cores sóbrias e texturas confortáveis e aconchegantes.
A seguir, confira três dicas e tendências para adaptar a decoração da sua casa ao clima ameno, criando um ambiente convidativo para relaxar e desfrutar de momentos de conforto.
1. Folhas e flores desidratadas
A decoração com flores é uma tendência durante todo o ano. Contudo, com a chegada do inverno, uma nova opção tem conquistado espaço na decoração de interiores: arranjos com plantas desidratadas.
Segundo o Google Trends, entre maio de 2022 e maio de 2023, houve um aumento de 70% nas pesquisas pelo termo “flores desidratadas para decoração”, indicando uma tendência em ascensão. Isso ocorre porque esse tipo de arranjo combina beleza, durabilidade e facilidade de cuidado.
Além disso, os arranjos secos trazem um toque bucólico, orgânico e conceitual à decoração, dando personalidade ao lar sem a necessidade de manutenção diária. Confira algumas dicas para a decoração de inverno com folhas e flores desidratadas:
- Componha arranjos com diferentes texturas, cores, formatos e tamanhos.
- Use espécies como hortênsias, lavanda, gipsofila, craspedias, antúrios e celósia, pois conseguem manter a vivacidade da cor durante o processo de desidratação.
- Para arranjos mais ousados, opte pela exótica flor sul-africana protea.
- Use plantas com folhagens grandes e secas, como pessegueiro e capim dos pampas.
- Evite luminosidade excessiva para que as plantas não fiquem ressecadas demais.
- Mantenha as plantas longe da água e de locais muito úmidos.
Dicas de Inspiração
O Grupo A. Yoshii, sempre atento às tendências de decoração, traz essas referências nos seus apartamentos decorados abertos para visitação. Por exemplo:
- Artsy, em Londrina e Talent, em Curitiba: galhos secos dispostos em grandes vasos de vidro na sala de estar. Confira esses detalhes e inspire-se fazendo uma visita virtual ao Artsy e ao Talent.
- Aura, em Campinas: decoração da varanda gourmet com capim dos pampas, em harmonia com a biofilia presente em toda a fachada do edifício.
2. Estética Stay Comfy
Outra tendência é a estética Stay Comfy. Essa abordagem de design e decoração valoriza o conforto e o bem-estar sem deixar de lado a beleza e a sofisticação. Para isso, são utilizados materiais macios, texturas agradáveis, cores suaves e elementos que proporcionam uma sensação de relaxamento.
Essa é uma tendência de decoração em 2023 indicada para quem deseja equilibrar estilo e conforto. Algumas dicas para essa decoração são:
- cores inspiradas na natureza e no relaxamento;
- almofadas macias;
- mantas;
- mesas e cadeiras de madeira;
- velas perfumadas;
- objetos inspirados na natureza;
- roupas de cama de fibras naturais como algodão egípcio, seda ou linho;
- travesseiros com pena de ganso;
- tapetes quentes e envolventes;
- edredom com mais de 800 fios.
Lembre-se de que decorações de madeira podem deixar seu apartamento mais quente. Mesas pequenas, móveis e objetos decorativos feitos desse material são excelentes para a estação.
3. Use cores neutras
O branco é, certamente, a cor mais invernal que existe. Remetendo à neve, essa cor é capaz de deixar o ambiente mais relaxante e elegante. Além disso, o ideal é combinar o branco com outras cores neutras, usando a cromoterapia para proporcionar bem-estar e harmonia ao corpo.
Você pode apostar em cores que promovam o conforto e o relaxamento como:
- bege;
- marfim;
- azul;
- amarelo-claro;
- verde petróleo;
- cinza;
- areia;
- creme;
- ocre.
Outra dica é combinar essas cores com tons mais quentes, como vermelho, amarelo, alaranjado, amadeirado e verde oliva. Uma inspiração de decoração com cores neutras pode ser conferida na sala do Atmosphere, em Maringá (PR).
Gostou das dicas? Confira também algumas sugestões para deixar sua casa mais aquecida e confortável nas estações mais frias do ano.
COMENTÁRIOS: