Você sabe o que é terapia de ambientes? Entenda o que ela pode fazer por você
Os ambientes em que vivemos, dormimos e trabalhamos afetam diretamente a nossa saúde e qualidade de vida. É comum pensar que apenas os materiais de construção seguros, arquiteturas abertas e que transmitem luminosidade aos ambientes são capazes de promover sensação de bem-estar e tranquilidade. No entanto, a terapia de ambientes pode auxiliar na cura e harmonização dos espaços do seu lar.
Entenda o que é a terapia de ambientes e o que ela pode fazer por você.
O que é a terapia de ambientes?
A terapia de ambientes é a união de técnicas do Feng Shui, da Geobiologia e da Arte Zahorí para tratar um espaço, considerando aspectos físicos, psicológicos, mentais, emocionais, bioenergéticos, vibracionais e multidimensionais. Teve origem na união de conhecimentos ancestrais do Ocidente e do Oriente.
O objetivo dessa técnica é resgatar o equilíbrio e fazer fluir toda a energia do imóvel de forma positiva. A terapia de ambientes integra conceitos de ecologia, sustentabilidade, conforto ambiental, entre outros.
A técnica busca:
- Encontrar um lugar adequado para os elementos de um ambiente, de acordo com as suas funções.
- A energia de equilíbrio – a interação da luz e da matéria.
- A alma de um ambiente.
- Otimizar e redefinir proporções.
- Melhorar e equilibrar as relações do ambiente com o interior e exterior.
Quando a terapia de ambientes é introduzida de forma holística e coordenada, conforme as necessidades de cada família e ambiente, os espaços se beneficiam de uma arquitetura energética, além de auxiliar no desenvolvimento dos indivíduos.
Como a terapia de ambientes é feita?
Para aplicar a terapia de ambientes, é preciso, primeiramente, identificar os pontos de desequilíbrios energéticos daquele local. Então, são propostas técnicas de cura, harmonização e alinhamento das energias.
São usadas diversas técnicas para melhores resultados, como:
- feng Shui Quântico;
- geobiologia;
- radiestesia;
- harmonização sonora;
- biofilia;
- aromaterapia;
- cromoterapia;
- thetaHealing;
- utilização de cristais;
- mesa psiônica.
Um detalhe interessante é que a terapia de ambientes vai além da arquitetura da casa e decoração, atingindo objetos, roupas e até sapatos. Durante o processo, é importante consertar ou jogar fora o que estiver quebrado. Também, doar peças em bom estado, mas sem uso.
Dicas para aplicar a terapia de ambientes em sua casa
Confira algumas dicas para utilizar técnicas de terapia de ambientes em sua casa e conquistar um lar com boas energias e vibrações.
Utilize as técnicas do Feng Shui
O Feng Shui é uma arte milenar que se desenvolveu na China e que resulta do estudo da natureza e suas regras para que possa ser levada para ambientes e para a arquitetura. Algumas sugestões para aplicar o Feng Shui em sua casa são:
- Escolha objetos e faça uma decoração simétrica.
- As cores podem ser escolhidas conforme a disposição do ambiente: as cores quentes serão usadas nos locais virados para o sul, enquanto as cores frias serão usadas nos locais virados ao norte.
- Os móveis devem ser dispostos para não atrapalhar a passagem. Evite móveis pontiagudos e volumosos.
- O Feng Shui também recomenda incluir objetos que permitem controlar os 5 elementos: água, metal, madeira, terra e fogo.
Coloque flores e plantas na decoração
A biofilia faz parte das técnicas usadas na terapia de ambientes. O termo significa amor às plantas e às coisas vivas e, na arquitetura, busca satisfazer a necessidade das pessoas de estarem próximas e associadas à natureza.
Fazer uma decoração com flores e plantas ajuda a filtrar o ambiente de energias ruins, além de deixar o local com mais frescor.
Deixe a luz do sol entrar
A luz solar é o gerador natural de energia mais poderoso, já que consegue renovar as energias diariamente. Caso não seja possível deixar a luz do sol irradiar diretamente dentro de casa, uma luz indireta já é suficiente.
Aplique técnicas de cromoterapia
Outra técnica usada na terapia de ambientes é a cromoterapia, prática que usa as cores para tratar de condições físicas e emocionais. As cores podem afetar nosso humor, energia, concentração e até relaxamento, transmitindo emoções, como:
- cores quentes: energia e vitalidade;
- cores frias: tranquilidade e relaxamento.
- cores neutras: acalmam.
A terapia de ambientes está intimamente ligada à renovação das energias. Por isso, veja aqui 10 dicas para manter sua casa energizada.
COMENTÁRIOS: