Cromoterapia na decoração: como as cores afetam emoções e bem-estar
Entenda como as cores influenciam as sensações e a saúde, e saiba como usá-las a seu favor na decór
A cromoterapia é a prática que aproveita as cores, suas tonalidades e intensidades para tratar condições físicas e emocionais. O método terapêutico é capaz de equilibrar as energias do corpo, proporcionar bem-estar e restabelecer a harmonia entre corpo, mente e espírito. A cromoterapia utilizada para decorar interiores tornou-se tendência e, muito além de dar estilo e amplitude a um ambiente, serve também para tratar o lar. Inclusive, é uma prática complementar ao Feng Shui.
Veja algumas dicas que separamos para transformar o ambiente da sua casa, de fora para dentro.
A cromoterapia na decoração de interiores
Aplicar os princípios da cromoterapia na decoração de interiores significa explorar o poder das cores em projetos de pintura, mobiliário e iluminação. A cor do imóvel não é apenas um elemento de design, mas revela e auxilia o estado de espírito de quem lá vive. Por meio das cores, é possível promover descanso, concentração e relaxamento ou ainda, conferir excitação, energia e bom humor.
A cromoterapia pode ser aplicada nas paredes, assim como no mobiliário, têxteis e acessórios de decoração.
Como escolher as cores certas para a decoração
Para aproveitar todo o potencial das cores, é necessário escolhê-las com cuidado e sempre tendo por base o efeito pretendido para cada ambiente. Nenhuma cor é, em si, negativa ou positiva, mas cada uma confere sentimentos distintos. Basicamente, o primeiro princípio a seguir é:
- Cores quentes: tonalidades do amarelo, laranja e vermelho transmitem energia e vitalidade.
- Cores frias: tonalidades de verde e azul transmitem tranquilidade e relaxamento.
- Cores neutras: cinza, branco e tons de areia podem ser usadas para acalmar e ajudar a compor o ambiente.
As cores para cada ambiente
Afinal, como escolher as cores para cada cômodo do seu imóvel? Confira um guia com algumas dicas valiosas!
Hall de entrada – equilíbrio e harmonia
A entrada é a parte da casa que recebe os moradores e visitantes, por isso deve ser um ambiente harmonioso. Para obter esse efeito, o bege é um excelente tom, já que sua nuance neutra cria um ambiente equilibrado e acolhedor.
A mesma sensação pode ser obtida com o verde petróleo. A cor combina as características do azul, cor que promove calma, e o verde, adequado para garantir um estilo contemporâneo e moderno.
Cozinha – energia e vitalidade
A cozinha é um ambiente de convívio por excelência, por isso, requer cores que representam essa característica. Por isso, opte por cores como o laranja, a cor do convívio, e o amarelo, símbolo de vitalidade, especialmente em espaços abertos. Você sabia que esses tons também estimulam o apetite?
Apenas tome cuidado para não abusar dessas cores. O ideal é usar em uma única parede ou em elementos menores, como pinturas, portas ou utensílios de cozinha.
Quartos – relaxamento e tranquilidade
O azul é a cor mais aplicada em quartos e espaços para dormir, mas não precisa ser a única! Existem variantes, como o índigo, capaz de conferir o mesmo resultado e criar um ambiente descontraído com um toque de modernidade. O azul é fresco e acalma, além de combinar com qualquer tipo de madeira. O mesmo vale para o rosa, tom que confere alegria e positividade.
Essas cores são adequadas para quartos de adultos ou de crianças e podem ser aplicadas em poltronas, almofadas, roupas de cama ou num tapete moderno e macio.
Sala de estar – modernidade e acolhimento
Assim como a cozinha, a sala de estar também é um local para passar o tempo com a família. No entanto, também é um ambiente dedicado ao relaxamento e à tranquilidade. Uma boa opção é o branco, que transmite positividade e paz. Além disso, a tonalidade neutra tem a vantagem de combinar e equilibrar as cores fortes e dominantes.
Para conferir um estilo contemporâneo e agradável ao ambiente, opte pelo verde, que lembra elementos naturais e representa leveza e energia. Ele é perfeito na sala de estar em tons mais escuros e pode ser inserido em uma estante, sofá ou almofadas e, claro, nas plantas usadas na sua decoração.
Banheiro – elegância e requinte
No banheiro, a água é uma referência inevitável. Por isso, o azul é uma escolha acertada que remete à paz e à pureza. Tons de cinza também são bem-vindos, garantindo elegância e luminosidade, como cor predominante que pode levar a uma sensação de paz. Quer saber mais sobre o tema? Veja como as cores do ambiente podem definir seu estado de humor.
COMENTÁRIOS: