3 de novembro de 2021 Lifestyle

Por um Novembro mais Azul

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Campanha ressalta importância dos cuidados com a saúde dos homens

Mais de 65.800 casos e cerca de 15.500 mortes de brasileiros por câncer de próstata. Essa é a média anual apontada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Números que chamam ainda mais atenção quando lembramos que a maioria das mortes de homens poderia ser evitada com exames preventivos. Por isso, a campanha Novembro Azul foi criada para lembrar os homens da importância do exame anual para detecção da doença.

Existem muitos tumores de próstata que não são tão agressivos e, quando detectados precocemente, podem ser acompanhados com a chamada “vigilância ativa”. Em muitos casos o tumor não chega a se desenvolver, permitindo a realização da cirurgia para retirada do tumor.

Fatores de Risco

Um dos fatores de risco apontados pelo Inca é o avanço da idade. Outro é o histórico familiar. Homens cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco. O sobrepeso e a obesidade também podem contribuir para desenvolver a doença.

Sintomas

Entre os sintomas mais comuns estão a dificuldade e a demora em começar e terminar de urinar, a presença de sangue na urina, diminuição do jato e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Prevenção

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens façam os exames preventivos, entre eles o PSA (Prostate-Specific Antigens), a partir dos 50 anos e homens da raça negra ou que tenham histórico familiar com parentesco em primeiro grau, devem começar os cuidados aos 45 anos.

Normalmente, quando aparece algum sintoma, já aconteceu a metástase, que é quando o câncer se dissemina além do local onde começou. Se atingir a parte óssea, o problema não tem mais cura.

Tratamento

De acordo com especialistas, quando a doença é descoberta em um estágio mais avançado, o tratamento, que normalmente é feito com radioterapia, acaba sendo muito mais agressivo, comprometendo a produção de testosterona e elevando os riscos de doenças cardíacas, impotência sexual e distúrbios cognitivos.

Por esse motivo, prevenir é essencial. E como já sabemos há tempos, esse é sempre o melhor remédio.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!