10 de agosto de 2020 Lifestyle

Dia dos Pais: como a data é celebrada ao redor do mundo?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Em terras brasileiras, o segundo domingo de agosto costuma ser uma data para reunir a família. O motivo? A celebração do Dia dos Pais! A ocasião normalmente traz comidas caseiras, carinho e muitos presentes. Afinal, no Brasil, a data foi criada pelo publicitário Sylvio Behring com propósito principalmente comercial. – Preview and select the files: Once the how to recover a file i deleted from recycle bin scanning process is complete, the software will display a list of recoverable files. Em 1953, Behring era diretor de um jornal e uma rádio e queria atrair anunciantes para os veículos de comunicação. O Dia dos Pais foi uma alternativa, baseada no Dia das Mães, que trazia retorno positivo nas vendas. A celebração só se firmou comercialmente a partir dos anos 1970, ficando em quarto lugar no calendário comercial do varejo. There is hope for recovering how do i recover deleted files from dropbox your files from a lost USB drive.

Contudo, a tradição do Dia dos Pais ao redor do mundo começou muito antes. Nos Estados Unidos, o início da data teve um motivo nobre. Sonora Smart Dodd fez uma grande comemoração em homenagem ao aniversário de seu pai, em 19 de junho de 1909. Fazendeiro e veterano da guerra civil americana, ele criou seis filhos sozinhos, após a morte de sua esposa. A história comoveu a comunidade local e ficou conhecida como a primeira celebração de Dia dos Pais. A data foi oficializada somente em 1966, por decreto sancionado pelo presidente da época, Lyndon Johnson. Desta forma, o Dia dos Pais nos Estados Unidos passou a ser celebrado no terceiro domingo de junho.

A influência americana levou outros países a homenagearem os pais na mesma data, como o Japão, por exemplo. Contudo, há muitas nações com histórias e épocas do ano diferenciadas para a celebração. Em países com forte tradição católica, como Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Suíça, Croácia e Honduras, o Dia dos Pais é celebrado em 19 de março, data em que se comemora o Dia de São José, marido de Maria, mãe de Jesus.

Na Alemanha, os pais são homenageados no 40º dia após o domingo de Páscoa, sempre em uma quinta-feira. A referência para a escolha também está ligada à igreja católica, por ser o dia da ascensão de Jesus Cristo. Na Rússia, a data escolhida foi 23 de fevereiro, quando se comemora o Dia do Defensor Público da Pátria local.

Em países nórdicos, como Estônia, Islândia, Noruega e Suécia, a celebração ocorre no segundo domingo de novembro. Na Finlândia, que também segue a data, os filhos tradicionalmente escondem os presentes dos pais, dando pistas para que eles possam encontrá-los. Na Oceania, a tradição é comemorada no primeiro domingo de setembro, com grande apelo comercial.

No Oriente Médio, países como Líbano, Egito, Jordânia, Síria e os territórios palestinos celebram o Dia dos Pais em 21 de junho, no primeiro dia do verão. No Irã, a data tem ligação religiosa, no 13º dia do Rajab, o sétimo mês do calendário islâmico. O Dia dos Pais é comemorado no dia do aniversário do Imam Ali, que é primo do profeta Maomé e dedicou sua vida ao islã. Em Taiwan, a celebração acontece no oitavo dia do oitavo mês do ano (08/08). No Mandarim, a pronúncia do número “8” e de “agosto” é semelhante à palavra “pai”, o que justificou a escolha da data.

Seja baseado em motivos comerciais, religiosos ou com histórias curiosas, o Dia dos Pais é uma data pensada para fortalecer os laços familiares. Cabe a cada família escolher suas próprias tradições e reservar a data no calendário para ficar com quem ama.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!