Maringá: 74 anos e vários motivos para comemorar
Em 2021, Maringá recebeu pela terceira vez o título de melhor cidade do Brasil para se viver. No dia 10 de maio, a cidade comemora 74 anos de história, cheia de histórias boas para contar e motivos para celebrar.
Maringá, Maringá
De acordo com o IBGE, em 2020 a população da cidade foi estimada em mais de 430 mil habitantes, com outros 800 mil vivendo na Região Metropolitana – o que coloca a cidade com a terceira maior do Paraná. Além de ser reconhecida pela qualidade de vida, empregabilidade e crescimento constante do seu polo tecnológico, a cidade é considerada uma das mais ecológicas do País. Estima-se que Maringá tenha, em média, 26m² de área verde por habitante, atualmente.
Segundo uma pesquisa realizada para a coleção “Nova História da MPB”, o nome “Maringá” foi dado durante as obras e o planejamento da cidade. Os operários que trabalhavam cantavam muitas vezes a música “Maringá, Maringá”, de Joubert de Carvalho.
A música originalmente surgiu inspirada pela “Maria do Ingá”, uma moça que morava no município de Ingá, no nordeste do Brasil. Ao passar pela Rua Joubert de Carvalho, você pode conferir a nota na placa: “Compositor da música que deu o nome à cidade”.
Qualidade de vida e inovação
Em 2021, pela terceira vez, Maringá recebeu o título de melhor cidade para se viver. Essa posição foi revelada pelo Ranking Macroplan 2021, publicado na Revista Exame. Para a avaliação dos municípios, foram levadas em conta as seguintes áreas: educação, segurança, saúde, sustentabilidade, empregabilidade, economia e saneamento básico.
Destaque pela evolução dos serviços e da taxa de empregabilidade, o setor de tecnologia cresce todos os anos, com uma receita de aproximadamente R$1.5 bilhão e empregando mais de cinco mil profissionais com salários superiores à média nacional.
Novo desafio: ser uma das melhores cidades do mundo
Um dos planos futuros é continuar o desenvolvimento como smart city para tornar a cidade uma referência internacional, ou seja, usar a tecnologia, o desenvolvimento sustentável e o planejamento para melhorar ainda mais a qualidade de vida de seus habitantes. E esse não é um sonho distante. Afinal, a cidade já figura entre as 50 principais smart cities do País.
Viver em Maringá
Não faltam motivos para viver em Maringá. E para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da cidade, a A.Yoshii tem investido firmemente em lugares inteligentes para se morar. O Landscape, último lançamento, é uma prova disso. Outros destaques são o Positano e o La Réserve, que, além de ter uma estrutura smart, tornaram-se rapidamente cartões-postais da cidade.
COMENTÁRIOS: