Hall de entrada: impressão marcante à primeira vista
O hall de entrada é o cartão de visitas de um empreendimento e deve ser valorizado como tal. Antes planejado para proteger castelos contra possíveis invasões, agora esse espaço passou a ser o sorriso caloroso de boas-vindas. Então, por que não causar impacto?
Para uma boa primeira impressão, nada melhor do que contar com a ajuda de um bom arquiteto. Ele será o braço direito nas escolhas certeiras de mobiliário, pé-direito, biofilia, decoração e luzes que vão potencializar o espaço.
Um hall cheio de charme é aquele que transmite todo o estilo, luxo e sofisticação, dando um spoiler dos próximos cômodos.
Veja a seguir algumas ideias para halls de entrada, inspirados nos empreendimentos de alto padrão da A.Yoshii:
Recepção à luz natural
Que tal apostar na luz natural? Além do aspecto sustentável, ao minimizar o uso da iluminação artificial, a incidência da luz natural pode valorizar o hall de entrada, criando efeitos estéticos com o jogo de luzes e sombras.
Um exemplo é o empreendimento Noah, em Maringá (PR). Lá, a interação entre a fachada de vidro, iluminação natural e paisagismo externo eleva a sensação de bem-estar.
Conexão com a natureza
Como resgatar a conexão com a natureza em meio às florestas de concretos? A resposta pode estar na biofilia, termo que significa “amor às coisas vivas” e também está presente dentro da arquitetura.
Em Curitiba (PR), o edifício Etherea conseguiu transmitir isso em seu hall de entrada: uma atmosfera de tranquilidade, conforto e sofisticação, tudo isso combinado com um corredor a céu aberto, um espelho d’água, formas arredondadas e paisagismo exuberante.
Combinando elementos
Do industrial ao sofisticado, há muitas opções para escolher e combinar no seu hall de entrada. Peças de decoração, pequenos móveis, assentos e outros elementos de mobiliário funcionais, quando harmonizados com o seu estilo, desempenham um papel central na percepção que visitantes e moradores terão do espaço.
Na arquitetura moderna, a vez é da madeira, que vem ganhando destaque por adicionar versatilidade e requinte a qualquer ambiente. No hall de entrada projetado para o RF Home, em Londrina (PR), a madeira predomina, complementando-se perfeitamente com o paisagismo e o projeto luminotécnico.
Imponente e com personalidade
Se a intenção é impressionar, então o melhor é escolher elementos imponentes e únicos. Um espaço amplo com uma porta imponente e uma escada elegante, por exemplo, podem fazer um hall de entrada ser digno da realeza.
No projeto Icon, em Campinas (SP), o hall de entrada foi projetado para impressionar e refletir a personalidade do edifício residencial de alto padrão. O pé-direito alto é um destaque nesse ambiente, que apresenta uma composição de linhas horizontais, formas arredondadas, tons sóbrios e uma configuração geométrica.
COMENTÁRIOS: