Arquitetura e natureza: conexão por um mundo melhor
Em um mundo cada vez mais urbanizado, a proximidade e a convivência com a natureza tornou-se uma prioridade. Essa tendência não reflete apenas um desejo estético, mas também a busca por ambientes que promovam a sustentabilidade, o bem-estar e uma melhor qualidade de vida. Em sintonia com essa demanda, a integração da natureza em projetos arquitetônicos tem se destacado como uma abordagem inovadora, essencial e podem ser aliados na qualidade de vida.
Com a capacidade de influenciar o humor e reduzir o estresse, proporcionando leveza e conforto, o ambiente construído ao redor da natureza eleva o “sentir-se bem”.
Sustentabilidade
Encontrar um edifício, seja residencial, comercial ou industrial, inteiramente sustentável – do projeto ao uso – é condição rara no Brasil. No entanto, a conscientização sobre os impactos ambientais causados pela atividade construtiva tem incentivado uma mudança de paradigma. Projetos arquitetônicos modernos não apenas consideram, mas abraçam a sustentabilidade como um pilar fundamental.
Os esforços de sustentabilidade no Brasil já foram reconhecidos: o país está na vanguarda em matéria de edificações conscientes e ocupa o quinto lugar no ranking Green Building Council Brasil (GBCB). A construção verde, por assim dizer, engloba uma série de processos ambientalmente responsáveis e eficientes do ponto de vista construtivo, operacional, de manutenção, renovação e até mesmo demolição.
Algumas das principais iniciativas na construção civil hoje são: a eficiência energéticaque vai muito além do uso racional e responsável das fontes energéticas. Destacam-se aqui as soluções construtivas mais eficientes e uso de materiais extraordinários, como blocos de cimentos tecnológicos feitos em materiais alternativos, como isopor e resíduos plásticos; madeira de reflorestamento; e blocos ecológicos, como tijolos feitos com terra comprimida; e fontes de energia renováveis, como a solar e eólica. Outra iniciativa é o reúso da água, uma solução adotada pela maioria dos projetos de engenharia com visão sustentável.
Biophilic Design
Um dos conceitos mais utilizados nos projetos atuais é o Biophilic Design, que se baseia na conexão entre seres humanos e a natureza. O termo “biofilia” significa “amor pelas coisas vivas” e visa incorporar elementos naturais à casa, criando espaços mais agradáveis. A decoração biofílica garante uma casa fresca, viva e iluminada. Os projetos da construtora A.Yoshii buscam integrar elementos naturais, como luz natural, vegetação e materiais orgânicos, proporcionando não apenas uma estética única, mas também benefícios essenciais para o bem-estar dos moradores dos seus empreendimentos.
Adotar a decoração biofílica é mais fácil do que parece. É possível ressaltar cores comuns na natureza como verde e tons terrosos e inserir elementos naturais como espelhos d’água, animais vivos e plantas.
Outras soluções são jardins internos, telhados verdes e a incorporação de elementos naturais nas áreas de convívio que não apenas embelezam o espaço, mas também proporcionam uma atmosfera mais serena e equilibrada. Estudos têm demonstrado que a presença de vegetação em ambientes construídos está diretamente associada à redução do estresse, melhoria da concentração e aumento da produtividade.
Em suma, o objetivo principal é captar a sinergia entre o homem e o meio natural, destacando como a natureza faz bem às pessoas. Essa integração em projetos arquitetônicos é uma abordagem essencial para construir um futuro mais sustentável e proporcionar ambientes que elevem a qualidade de vida. É notório que ser sustentável envolve muito mais do que ter um sistema de reúso da água da chuva, coleta seletiva com destinação adequada dos resíduos ou contar com iluminação natural. À medida que arquitetos e construtoras abraçam essa ideia, contribuem para que cidades sejam mais agradáveis e bonitas, além de agregar valor aos produtos oferecidos para a sociedade e natureza.
Saiba o que a A.Yoshii tem feito para abraçar essa ideia nos seus empreendimentos: http://ayoshiiengenharia.com.br
COMENTÁRIOS: