4 de maio de 2023 Decor

Semana de Design de Milão: um resumo do maior evento do setor no mundo

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Confira as principais tendências divulgadas no evento que é referência no universo do design

Entre os dias 17 e 23 de abril, foi realizada a Semana de Design de Milão, o evento mais esperado do ano no universo do design. Com inúmeras exposições, instalações e apresentações de produtos, a feira é palco para os melhores talentos do design contemporâneo e as novas tendências em móveis e decoração de interiores. 

Por isso, apresentamos a seguir as principais novidades e tendências expostas na feira. Acompanhe!

Edição 2023

Designers, arquitetos, escolas, universidades e instituições se reuniram durante a Semana de Design de Milão para compartilhar ideias que interpretam o presente e imaginam o futuro, com foco em temas como economia circular, reutilização, sustentabilidade de processos e materiais. 

O evento em 2023 teve como mote o “Laboratório Futuro”, enfatizando a responsabilidade de todos com a sustentabilidade e a importância da contribuição concreta para mudar as coisas. O tema reforça que só um conjunto de exercícios pode ajudar na construção de um futuro melhor.

Design sustentável

Área externa do Quintessence, em Curitiba(PR), como exemplo de decoração biofílica inspirada no modernismo e que oferece o contato com a natureza de forma harmônica e suave

A palavra de ordem do evento foi responsabilidade ambiental, desde os estandes, que deviam ser de baixo impacto, até os produtos, projetados de acordo com uma abordagem de economia circular.

Sendo assim, o verde está cada vez mais presente nos espaços internos e externos. O conforto e as linhas orgânicas continuam em alta, juntamente com as texturas e cores de design biofílicos

Objetos arquitetônicos e mobiliários inspirados no modernismo ganham cada vez mais espaço, para lembrar a ideia de permeabilidade e transparência entre espaços internos e externos, junto da íntima conexão com a luz e a natureza. 

Dessa forma, as propostas de decoração de exteriores possuem um toque suave, cores plenas e texturas refinadas, como os fios naturais de interior. Assim, durante a feira foram apresentadas grandes ilhas de relaxamento, pufes, tapetes e mesas de centro para mobiliar e personalizar o exterior com o mesmo cuidado e atenção que tem dentro de casa, aliados à leveza. 

Um grande destaque foi a coleção Armani Casa que, pela primeira vez, aparece fora de casa, com uma atmosfera única e intimista. 

Ambientes confortáveis

Objetos de decoração devem ser escolhidos pela estética, funcionalidade e conforto que proporcionam, como aplicado no Icon, em Campinas (SP)

O lar tem se tornado um lugar cada vez mais importante para reencontrar o equilíbrio e a felicidade. Por isso, os objetos de decoração se transformaram em verdadeiros companheiros de vida, escolhidos não só pela estética mas também pela funcionalidade e conforto que proporcionam. Materiais macios e envolventes, como tecidos aconchegantes e tapetes felpudos, são cada vez mais valorizados para criar ambientes confortáveis ​​e acolhedores no dia a dia.

Exemplo disso é BomBom, a nova coleção de Joana Vasconcelos para a Roche Bobois, com sofás, tapetes e almofadas com silhuetas fluidas e orgânicas, em tonalidades delicadas.

Luzes para o bem-estar

Evidence, em Campinas (SP), que mescla iluminação artificial à luz natural em prol de combinações inéditas na decoração

Nos últimos anos, a forma como abordamos a iluminação mudou, ao que as lâmpadas deixaram de ser objetos isolados e foram incluídas em projetos de luz e luminotecnia

Agora, as luzes arquitetônicas são utilizadas de duas principais formas: invisíveis e imperceptíveis, como forma de valorizar os ambientes e como principais objetos decorativos, em combinações inéditas de cores e materiais que transformam qualquer ambiente. 

Os novos projetos de iluminação são cada vez mais eficientes, com óticas pensadas e patenteadas para iluminar mais com menos consumo. Aliado a isso, a disposição das luzes também é pensada para o bem-estar dos moradores e seu conforto visual.

As novas coleções são imaginadas como sistemas abertos, personalizáveis e configuráveis ​​ao longo do tempo com base nos espaços e necessidades. Por fim, a tendência das luminárias sem fio continua forte, sendo usadas dentro e fora de casa. 
Confira também outras tendências de decoração de interiores para 2023

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!