Plantas da sorte: quais plantas trazem sorte e prosperidade, e como cultivá-las
Se pensarmos em uma planta para atrair sorte e prosperidade, a primeira que nos vem à mente é o trevo-de-quatro-folhas. Um símbolo auspicioso, raro de encontrar e representa um emblema da sorte no mundo. Mas existem outras espécies de plantas que são conhecidas por atrair sorte e prosperidade para o lar e afastar energias negativas.
Além de decorar, purificar o ambiente e trazer diversos benefícios para a saúde e bem-estar, incluir a natureza na decoração pode auxiliar a ter a presença da sorte no seu 2023.
Gostaria de saber mais sobre o tema? Confira a matéria abaixo para conhecer 6 plantas da sorte e como cultivá-las.
1. Bambu da sorte
O Bambu da sorte é uma das plantas coringas do Feng Shui, representando prosperidade, segurança e flexibilidade.
Para a técnica do Feng Shui, a sorte depende de quantas hastes tem a planta:
- duas hastes: trazem sorte no amor;
- três hastes: sinônimo de riqueza e felicidade;
- cinco hastes: simbolizam entusiasmo;
- dez hastes: atraem prosperidade.
Apesar do nome, a planta não é um bambu e se desenvolve muito bem na água e na terra. De fácil adaptação e resistente, o bambu pode ser colocado em qualquer área da casa, inclusive em ambientes sombreados. Além de sorte, a planta vem com a promessa de fartura e equilíbrio.
2. Orquídea
A Orquídea é uma das principais plantas para se ter em apartamentos, além de atrair boa sorte. Com flores refinadas e delicadas, a orquídea representa positividade e boas energias ao ambiente.
Segundo os costumes antigos, a espécie era usada como elixir do amor e da eterna juventude. Ainda hoje, conserva todo o seu encanto e é ideal para começar o ano com o pé direito.
Existem diversos modelos e variedade de cores de orquídeas, mas vale lembrar que é uma planta mais frágil e precisa de cuidados diários. Para manter sua orquídea saudável e florida, é importante mantê-la próxima à luz do sol, mas sem incidência direta. Deve ser regada de 2 a 3 vezes na semana, apenas quando o solo estiver seco e é importante preservar a flor de locais com muito vento.
3. Visco
O Visco é uma planta conhecida por ter propriedades protetoras da casa e dos seus habitantes, além de atrair abundância e prosperidade. Geralmente é pendurado sob os arcos das portas como um símbolo de riqueza, alegria e boa sorte.
O Visco consegue conviver em um mesmo vaso com outras espécies de plantas e requer rega frequente, local iluminado sem incidência direta da luz do sol. Ainda, como ele precisa de outras plantas para sobreviver, é importante fornecer alimento em forma de substrato.
4. Árvore-da-felicidade
A árvore-da-felicidade leva esse nome porque é comum dá-la de presente. Ela é muito conhecida pela beleza e abundância de suas folhas, ajudando a reduzir o estresse e atrair sorte e felicidade para o lar. Reza a lenda que a árvore-da-felicidade não deixa a alegria ir embora da casa.
Além de energizar o ambiente, sua manutenção é fácil, devendo ficar em local de sombra, com incidência de luz indireta. A árvore também requer rega de duas a três vezes por semana.
5. Ciclame
O Ciclame também é uma excelente planta da sorte. Dar ou ganhar esta planta de presente é um bom presságio, exatamente o que todos desejam no início de um novo ciclo. Com suas cores alegres e cintilantes, o Ciclame pode ser cultivado em vaso ou jardim, sendo conhecido por florescer mesmo no inverno, e algumas das suas espécies apresentam um leve perfume, podendo ser usado na decoração de interiores.
A planta também é conhecida como símbolo de fertilidade e amor devido à sua beleza e facilidade de multiplicação. O cultivo do Ciclame é simples, mas requer cuidados, como: local com luz, mas sem incidência direta; rega a cada 2 dias, para manter o solo molhado, mas não encharcado; e vale lembrar de regar apenas o solo, nunca as flores e as folhas.
6. Samambaia
A Samambaia é utilizada desde a antiguidade como planta para rituais e como proteção contra energias negativas. São consideradas uma espécie que atrai boa sorte, protege contra o mal e atrai prosperidade. Até as sementes da planta são conhecidas como amuletos da sorte.
É possível usar as Samambaias em ambientes internos e externos, jardins e varanda gourmet, evitando locais com vento e luz direta. Você também deve manter o solo sempre molhado, mas sem excesso de água.
Confira também 10 dicas para manter a casa energizada nesse ano novo.
COMENTÁRIOS: