18 de junho de 2020 Mercado Imobiliário

O que é compliance e como ele pode ajudar sua empresa

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Empresas confiáveis e bem posicionadas no mercado precisam manter uma relação ética e transparente com clientes, fornecedores e Poder Público. Nos últimos anos, companhias brasileiras ampliaram o investimento em compliance, para a construção ou manutenção de uma boa reputação. Mas, afinal, como funciona esse conceito dentro de uma empresa?

O departamento de compliance utiliza ferramentas para preservar a integridade e resiliência da companhia, assim como a de seus colaboradores e da alta administração. A área trabalha para que a companhia cumpra as normas dos órgãos reguladores, como também suas políticas internas. O programa favorece a transparência, justiça, sustentabilidade do negócio e outros benefícios que promovem o fortalecimento da organização. É uma estratégia essencial para assegurar a continuidade dos negócios, principalmente em um cenário de incertezas e adequações.

O período de isolamento social instaurado pela disseminação do novo coronavírus vem impactando operações de empresas em diferentes segmentos. Neste cenário, a busca pelo equilíbrio entre proteção do caixa, perenidade do negócio e preservação dos empregos não pode resultar em irregularidades. Segundo especialistas, o momento atual da crise provocada pela pandemia será um teste para as áreas de compliance.

E como a pandemia impacta essa estabilidade? O desligamento de colaboradores; a redução na remuneração; a adaptação de contrato com fornecedores; o investimento pontual em máscaras, álcool em gel e equipamentos de segurança voltados à saúde; e a realização de ações sociais, como doações, são exemplos de atuações que podem colocar a integridade da empresa em cheque neste período. Qualquer mudança que não seja devidamente registrada, com transparência e respeito aos princípio legais, corre o risco de ser alvo de irregularidades.

Algumas empresas consideraram encerrar as atividades das áreas de compliance, por não serem consideradas essenciais. Mas o resultado é bem o contrário: as empresas com setores bem estruturados podem passar por este momento com mais tranquilidade. O sistema de controle interno contribui para preservar a sua integridade e trazer segurança perante o mercado. Já as companhias que ainda não tinham desenvolvido essa área, estarão mais vulneráveis e terão trabalho redobrado.

As empresas estão buscando soluções para seguir os protocolos à distância, diante do cenário de isolamento social. No Grupo A.Yoshii, que possui departamento de compliance desde o início de 2019, não foi diferente. Uma estratégia adotada é o uso ampliado da tecnologia digital, para que departamentos possam se comunicar com seus stakeholders.

Um exemplo é a plataforma ClickCompliance, um software em nuvem com possibilidade de acesso remoto. A solução é responsável pela gestão do programa em quatro frentes: gestão de políticas e documentos; canal de denúncias; treinamentos; e compliance bot de atendimento – programa de computador responsável por automatizar procedimentos. Outros canais, como TV corporativa, WhatsApp e e-mail, também são alternativas eficazes para complementar as estratégias neste período.

A continuidade ou desenvolvimento de um departamento de compliance é uma estratégia essencial para assegurar a continuidade dos negócios. Em um cenário de incertezas e adequações, o programa pode proporcionar maior segurança perante o mercado e mais credibilidade para os clientes.

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