10 de fevereiro de 2021 Lifestyle

Planejamento e organização de closets

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Closet do apartamento decorado Legend Nova Campinas

O closet, muito além de apenas um espaço para guardar as roupas com mobília planejada, também é uma sala de vestir, um local em que passamos bastante tempo no dia a dia. Por ser bem pessoal, o cômodo deve ser decorado com a personalidade de quem vai utilizá-lo e, acima de tudo, prático. Portanto, trouxemos algumas dicas de como planejar e organizar o seu closet:

Bastante espaço

Quanto mais espaçoso o closet for, melhor para a circulação e organização. Um pé direito alto, por exemplo, permite o uso mais inteligente de uma marcenaria ampla. Prateleiras largas e profundas trazem espaço para mais itens e respiro, além de uma visualização mais rápida dos objetos.

Itens de uso frequente

Closet do decorado La Serena, em Curitiba

Falando em visualização, a organização que mantém à frente as peças e acessórios que são usados com mais frequência traz praticidade ao dia a dia. Mesmo que você contrate um personal organizer para ajudar na organização, ter o acompanhamento de quem vai utilizar o espaço é importante, uma vez que só quem usa saberá o que realmente é prioridade.

Mobília

Se possível, já inclua no planejamento de seu closet um espaço dedicado para uma chaise, sofá ou poltrona. Ter onde se sentar ao vestir-se faz uma grande diferença na comodidade. Além disso, não podemos esquecer do mais importante: o espelho. Paredes ou armários espelhados são indispensáveis em um closet inteligente e funcional. Do mesmo modo, não se esqueça de incluir um espelho com iluminação frontal na altura do rosto se uma penteadeira fizer parte do closet.

Closet do decorado Le Rêve, em Campinas

Divisões e acessórios para organização

Closet do decorado Epic, em Londrina

Um dos mantras da organização é: cada coisa tem o seu devido lugar. No closet, essa máxima facilita a rotina e mantém a organização do ambiente. Gavetas, cabides, nichos e prateleiras têm funcionalidades diversas e podem ser aproveitados para objetos específicos. As bolsas, por exemplo, podem ser dispostas em prateleiras abertas ou com portas de vidro, para exposição. Nesse caso, luzes embutidas trazem sofisticação.

Do mesmo modo, os sapatos podem ficar expostos em prateleiras inclinadas e corrediças. E os acessórios podem ser dispostos em gavetas com a frente em vidro, facilitando a visualização. As divisórias de gavetas auxiliam no momento da organização interna. Cabides iguais e de veludo levam elegância e praticidade para a organização das roupas. E para peças mais pesadas, os de madeira são mais resistentes.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!