10 de junho de 2020 Lifestyle

Harmonização de vinhos: saiba qual rótulo combina com cada prato

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:


A escolha do vinho depende das características do prato principal

Seja no almoço em família ou num happy hour com amigos, a harmonização de vinhos traz um sabor especial para a ocasião. No jantar de dia dos namorados, uma taça de vinho leva a sofisticação e o romance que o momento merece. Contudo, é preciso saber combinar o rótulo com os diferentes sabores que estarão à mesa.

Na busca pela harmonização ideal, é preciso ficar atento a algumas variáveis. A uva, o método e a região da produção, a safra e a temperatura são exemplos de características que interferem na escolha do vinho. Outros pontos que devem ser observados são: acidez, teor alcoólico, corpo e taninos. No prato, os ingredientes, a forma de cocção e concentração de sal ou açúcar influenciam na combinação com o rótulo. Outros fatores que impactam na escolha são: a ocasião, companhia, o lugar e o horário do dia.

Confira algumas dicas de vinhos que combinam com cada prato:

1) Carne vermelha e frango

O tipo de carne e a forma de preparo vai ajudar a definir o vinho ideal. A carne cozida geralmente possui um teor de gordura mais elevado, combinando com vinhos de acidez elevada e taninos marcantes. Já a carne grelhada demanda vinhos encorpados, com taninos também acentuados, como das uvas Malbec e Tannat. No churrasco, uma garrafa de Cabernet Sauvignon é a mais adequada, por harmonizar com bifes grossos ao ponto ou mal passados, principalmente ao saírem do fogo. Os taninos firmes refrescam o palato, preparando as papilas para um novo sabor a cada mordida.

Já a carne de frango vai combinar com o molho escolhido. Escolhas mais suaves harmonizam com uvas leves, como Pinot Noir ou Merlot. Os apimentados combinam com vinhos brancos feitos com Riesling, enquanto um molho barbecue demanda o toque doce do Malbec.

2) Peixes

Os rótulos brancos tendem a ser a escolha ideal e previsível para alguns tipos de peixe. O Sauvignon Blanc ou Chardonnay são ótimos acompanhantes, suaves e discretos, que não comprometem o sabor. Em casos de peixes mais sofisticados como o salmão, um bom vinho tinto leve harmoniza com o seu sabor marcante. Já a sua forma crua, muito explorada na culinária japonesa, combina com espumantes brut. Ao optar pelo bacalhau, nada mais justo do que combinar com um rótulos portugueses. Vinhos verdes trazem um sabor mais complexo ao prato.

3) Massa

Os molhos são o fator determinante na escolha dos vinhos que combinem com massas. Normalmente, molhos brancos ou à base de queijo harmonizam com vinhos brancos e rosés. O teor de gordura pede a escolha da uva Chardonnay, por exemplo. Já o molho vermelho acompanha bem os tintos secos, como os italianos Chianti, Primitivo e Brunello di Montalcino. Se o prato contar com elementos condimentados ou picantes, é ideal optar por vinhos de baixo teor alcoólico, com tendência adocicada.

4) Pratos vegetarianos

Para os pratos vegetarianos, o segredo é combinar a força dos ingredientes e temperos com a força do vinho. Cogumelos e vegetais combinam com vinhos fortes. Já pratos suaves, como saladas de folhas, acompanham vinhos leves e refrescantes. Já pratos com ovos, molhos cítricos ou aspargos harmonizam com poucos tipos de vinhos, como os brancos mais jovens, como o Sauvignon Blanc, ou espumantes.

5) Doces

Para sobremesas, o ideal é apostar em vinhos também doces, como os portugueses do Porto, o francês Sauternes ou os sul-americanos Moscato de colheita tardia. Em geral, comidas mais adocicadas tendem a mascarar o sabor frutado da bebida, passando um gosto amargo. Por isso, é importante igualar o açúcar da bebida e do prato. Já no caso do chocolate ao leite, o sabor marcante atrapalha na harmonização. No geral, eles também devem acompanhar vinho doce, exceto os chocolates amargos, que combinam com vinhos tintos.

No Instagram da A.Yoshii você encontra mais dicas de harmonização de vinhos no IGTV. Proprietário da Enoteca Decanter Londrina, Fabio Delbem dá algumas opções de rótulos que combinam com um atraente prato de massas, preparado pelo chef Adolfo Altvater.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!