19 de julho de 2024 Instituto A.Yoshii

Instituto A.Yoshii: 18 anos transformando vidas e promovendo sustentabilidade

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Com um diverso leque de projetos e iniciativas sociais, Instituto A.Yoshii completa 18 anos

Desde sua fundação em 2006, o Instituto A.Yoshii se destaca por iniciativas voltadas à minimização de impactos ambientais, à democratização do acesso à cultura e à educação, além de apoiar mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade. 

Em seus 18 anos de atuação, a entidade sem fins lucrativos tem sido um símbolo de esperança e transformação social. Com a participação de cerca de 3 mil voluntários, seus projetos e doações beneficiaram mais de 30.000 pessoas em várias regiões do Brasil. 

Desafios e realizações

A cultura da doação no Brasil enfrenta muitos desafios. De acordo com o World Giving Index 2023 (Ranking Global de Solidariedade), da organização britânica Charities Aid Foundation (CAF), representado no Brasil pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), o país caiu para a 89ª posição no ranking global de solidariedade, com uma significativa redução nas doações para ONGs e na prática do voluntariado. No entanto, o engajamento de empresas em projetos sociais continua sendo uma força importante para o avanço em direção a um mundo melhor.

O Instituto A.Yoshii é um exemplo desse engajamento. Em 18 anos, a entidade se consolidou como um agente transformador social, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas por meio de diversas iniciativas. “Temos muito a comemorar, começando pela essência e pelos propósitos do Instituto, além de toda a trajetória de sucesso construída com pessoas comprometidas e projetos respeitados. É importante destacar o impacto da instituição na vida das pessoas ao longo desses 18 anos, com iniciativas a ações solidárias”, destaca o presidente do Instituto A.Yoshii, Aparecido Siqueira.

Histórico do Instituto

“Criando Arte” foi o primeiro projeto do Instituto, promovendo o artesanato para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Criado em Londrina (PR) pelo casal Atsushi e Kimiko Yoshii, o Instituto A.Yoshii nasceu com o propósito de ampliar e consolidar as atividades sociais e solidárias. “O Instituto é um modo de reunir pessoas idealistas e de boa vontade, que desejam sonhar os mesmos sonhos em favor de uma sociedade mais solidária e justa” explica Atsushi.

O primeiro projeto, “Criando Arte”, surgiu com o objetivo de estimular o reaproveitamento de resíduos da construção civil. Focado em oficinas de artesanato sustentável para mulheres em situação de vulnerabilidade social, este projeto continua ativo até hoje.

Com o tempo, as atividades do Instituto se expandiram para outras regiões, como Maringá, Curitiba e Campinas. Entre seus projetos de destaque, está o “Obra & Arte”, lançado em 2019, em Curitiba. Este projeto transforma resíduos da construção civil em móveis e peças decorativas, contribuindo para a sustentabilidade e promovendo o desenvolvimento de novas habilidades entre os trabalhadores.

Campanha “Doar Faz Bem”

APAE Londrina foi uma das instituições beneficiadas pela campanha “Doar Faz Bem”

A campanha “Doar Faz Bem” arrecada itens de alimentos não perecíveis para entidades sociais em diversas cidades onde o Grupo A.Yoshii está presente. Em sua última edição, a campanha beneficiou 13 entidades sociais em 10 cidades, mostrando o poder do voluntariado e da solidariedade corporativa.

Projetos educacionais

“Canteiro da Leitura” incentiva os colaboradores em canteiros de obras a entrarem no mundo da literatura

O Instituto A.Yoshii também tem um forte compromisso com a educação. O “Projeto Click”, iniciado em 2010, proporciona conhecimentos essenciais em tecnologia para colaboradores que atuam nas obras, promovendo a inclusão digital. Já o “Canteiro da Leitura”, implementado em 2021, instala bibliotecas nos canteiros de obras, incentivando o hábito da leitura entre os trabalhadores e seus familiares. “Nessas bibliotecas construídas nos canteiros de obra, disponibilizamos mais de 200 exemplares, entre livros, revistas e histórias em quadrinhos. Esses materiais podem ser lidos durante os intervalos de trabalho ou levados para casa, incentivando a prática da leitura em família. A ideia é criar um ambiente acolhedor e convidativo, onde os colaboradores tenham fácil acesso a uma variedade de conteúdos. Diferentemente de um formato itinerante, o projeto permanece nos locais durante toda a execução da obra”, explica Ana Carolina Yoshii, vice-presidente do Instituto.

Cuidado e responsabilidade social

O Instituto promove diversas outras ações significativas, como o jantar beneficente Soul Love, que arrecada fundos para entidades sociais, e o Projeto Mais Verde, que incentiva o plantio de árvores. Campanhas regulares de doação de sangue também são organizadas, contribuindo para a saúde da comunidade.

Compromisso com o Pacto Global

Desde 2011, o Instituto A.Yoshii é signatário do Pacto Global da ONU, comprometendo-se a promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Pelo sétimo ano consecutivo, o Instituto recebeu o Selo SESI ODS, reconhecendo suas práticas inovadoras e sustentáveis em prol dos ODS.

Neste ano, o Instituto A.Yoshii celebra 18 anos de conquistas e desafios superados, sempre com o objetivo de promover o desenvolvimento social e sustentável. Seu trabalho é um testemunho do poder do voluntariado e da solidariedade, inspirando um futuro melhor para todos. Saiba mais sobre o Instituto clicando AQUI.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!