Você sabe o que é ESG?
É cada vez maior a importância de ações que demonstrem a responsabilidade social das empresas. Sejam em prol da sociedade, do meio ambiente ou dos próprios colaboradores, elas são cada vez mais decisivas para o sucesso de uma marca. O índice ESG (Environmental, Social and Governance) considera as ações feitas nessas três áreas.
É algo cada vez mais valorizado por consumidores, e também pelos investidores. Algumas consultorias financeiras internacionais já apontam esse critério como forte candidato a substituir os índices tradicionais em avaliações de investidores. O índice mede a sustentabilidade e o impacto social de um investimento em uma empresa ou negócio.
O consumidor também está mais consciente, de acordo com a pesquisa Brave New Retail 2020, 75% dos entrevistados afirmam que buscam por marcas que consideram o contexto social atual, e apostam na empatia e na ajuda concreta.
Em 2020, o foco na responsabilidade social das empresas aumentou. No período em que o país se uniu para cobrar medidas que diminuíssem os impactos da Covid-19, falou-se muito em solidariedade. De acordo com a ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), o pico de doações no Brasil em 2020 foi nos meses de abril e maio – auge da pandemia.
O Instituto A.Yoshii
Em 2006, o Grupo A.Yoshii fundou o Instituto A.Yoshii, que realiza ações pautadas nas diretrizes do Pacto Global e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A entidade atua em Londrina, Maringá e Curitiba, no Paraná, e em Campinas, no estado de São Paulo. Alguns dos projetos são fixos, como o Criando Arte, que estimula o reaproveitamento de resíduos da construção civil em oficinas de artesanato. As aulas são destinadas a toda a comunidade, com foco em mulheres de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.
Outra iniciativa é o Obra & Arte, que reutiliza e ressignifica resíduos das obras, transformando-os em itens de decoração. É possível conferir o resultado desta parceria com o ÔDA Design Club na Expo do Projeto Obra&Arte. As peças criadas pelos colaboradores ficam expostas nos showrooms da A.Yoshii e podem ser adquiridas. O valor arrecadado com a venda das peças é utilizado pelo Instituto para a realização de novas oficinas.
Além da exposição, algumas peças ajudam a compor os ambientes decorados do Glória Residence, em Londrina (PR), do Talent, em Curitiba (PR) e do Legend Nova Campinas, em Campinas (SP).
Disseminar cultura e informação é também o objetivo da Geladeiroteca Itinerante, que leva uma biblioteca até os canteiros de obras do Grupo A.Yoshii. Com ela, os operários da construção civil podem aproveitar os momentos de folga para relaxar e adquirir conhecimento lendo livros.
Ações Sazonais
Além dos projetos fixos, o Instituto A.Yoshii trabalha com ações sazonais. Em 2020, a Campanha do Agasalho arrecadou cerca de 9 mil itens, entre cobertores, travesseiros, casacos, sapatos e roupas de cama. O resultado superou as expectativas e as peças foram doadas para instituições de quatro cidades: Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas.
A campanha Doar Faz Bem, realizada em setembro de 2020 também foi um sucesso. Cerca de 7,5 mil itens de limpeza e higiene, como sabonetes, álcool em gel e água sanitária, foram arrecadados e distribuídos para 13 entidades sociais.
Os braços sociais das empresas são mais que uma contrapartida temporária em tempos de crise. Para conversar com os novos consumidores e investidores é importante estar a par das suas necessidades e demandas. E, mais do que isso, desenvolver ações que realmente promovam mudanças e causem o impacto positivo que a sociedade precisa.
COMENTÁRIOS: