Biofilia em alta: conheça 6 plantas ideais para cultivar em apartamento
A biofilia está em alta! O termo significa amor à natureza, às plantas e às coisas vivas. A biofilia na arquitetura e no design de interiores visa satisfazer a necessidade das pessoas de estarem próximos e associados à natureza. Por isso, o principal desafio do design biofílico é projetar um ambiente com natureza e que habite itens vivos como paisagens, plantas e muito verde.
Se você gosta de decorar a casa com itens que remetem à natureza, como as plantas, ou aplicar cores em tons terrosos, verde e marrom e realçar o amor às coisas vivas pelo paisagismo, veja no artigo quais são as melhores opções de plantas para cultivar em seu apartamento. Vamos lá?
O que é biofilia?
O termo vem do grego e significa “amor pelas coisas vivas”. Ou seja, o design biofílico é uma resposta à necessidade humana e busca restaurar o contato com a natureza no ambiente construído. O objetivo é ter um melhor equilíbrio entre as construções da vida contemporânea e a natureza, criando espaços mais agradáveis e que proporcionam o bem-estar.
Adotar a decoração biofílica é mais fácil do que parece. Resumidamente, a proposta é trazer a natureza para sua decoração. Neste caso, é possível ressaltar cores comuns na natureza como verde e tons terrosos e inserir elementos naturais como espelhos d’água, animais vivos e plantas. O objetivo principal é captar a sinergia entre o homem e o meio natural, destacando como a natureza faz bem às pessoas.
Biofilia em alta: como escolher as melhores plantas
É importante escolher as plantas de acordo com o espaço e luminosidade disponíveis no interior do apartamento. Vale lembrar que a escolha das plantas não depende apenas do seu aspecto estético e que elas são seres vivos com necessidades específicas como luz, ventilação e água.
Ter plantas em seu apartamento é a garantia de ter uma casa agradável. A neuroarquitetura, inclusive, defende que o projeto de um ambiente impacta diretamente em seus moradores. E as plantas garantem níveis de estresse reduzidos e aumento da produtividade. Quer saber mais? Confira aqui.
Você pode consultar um especialista no assunto para escolher as plantas ideais ou pode fazer a decoração com cuidado por conta própria.
As melhores plantas para apartamento
Para auxiliar na escolha, confira uma seleção com as melhores plantas e flores para apartamentos.
1. Zamioculca
A Zamioculca é uma planta de fácil cultivo, por isso, é uma das favoritas para decoração de interiores. Ela é pequena, com folhas verdes brilhantes e se adapta muito bem a locais de pouca luminosidade, sendo ideal para cultivar dentro de apartamentos.
Apesar de não precisar regá-la diariamente, uma dica infalível para manter a zamioculca sempre bonita é borrifar água em suas folhas. Vale lembrar que a zamioculca tem o crescimento lento e pode demorar para que suas folhas fiquem bem vistosas e decorem o ambiente.
Uma curiosidade interessante a favor da zamioculca é que ela é uma das plantas curingas do Feng Shui, já que é capaz de atrair boa sorte, sucesso na carreira e prosperidade.
2. Lança de São Jorge
A Lança de São Jorge, também conhecida como Espada de São Jorge, é uma planta vertical com formato cilíndrico e deve ser irrigada apenas uma vez por semana. Clássicas e elegantes, elas são compactas e se adaptam a diversos ambientes, por isso, é uma das espécies mais indicadas para ambientes internos.
Além disso, ela não exige quase nenhuma adubação e desenvolve-se muito bem em ambientes de baixa luminosidade.
3. Hera
A Hera pode ficar em qualquer ambiente pouco iluminado. As pequenas folhas caem ao longo do vaso, o que traz um ar mais descontraído para qualquer ambiente sem perder a elegância.
Essa planta pode ser colocada em vasos no alto da parede, bandejas ou treliças em suportes discretos, ideais para jardins suspensos.
4. Bambu da sorte
Outra planta coringa do Feng Shui é o Bambu da Sorte. Ela representa prosperidade, segurança e flexibilidade e é um complemento perfeito para qualquer estilo de decoração.
Por ser muito resistente e de fácil cultivo, ela pode ser instalada em todas as áreas da casa. Aliás, ela se adapta a diferentes ambientes, tanto na água como na terra. Para cuidar do Bambu da Sorte, você deve manter a planta longe da luz solar e regar conforme necessidade, sem encharcar.
5. Palmeira Ráfia ou Rápis
A Palmeira Ráfia ou Rápis é perfeita para apartamentos. Muito bonita e fácil de cuidar, ela é ideal para complementar a decoração da sala de estar.
Ela deve ser mantida protegida da luz solar direta, mas é indicado manter uma luz natural. Além disso, não é preciso regá-la constantemente. Indica-se irrigá-la uma vez por semana apenas, quando o solo estiver seco. É importante adubar a Rápis uma vez ao ano, para que ela fique sempre bonita e vistosa.
6. Orquídea
A orquídea é uma das flores preferidas para apartamentos. Delicada e elegante, ela pode ser encontrada em várias cores e sua beleza ilumina qualquer ambiente. Ela deve ser exposta à luz e é ideal para a sala, quarto, cozinha e escritório.
Lembre-se que, apesar de linda, a orquídea é uma planta extremamente frágil e por isso, deve ter cuidados diários.
Para saber mais sobre esse assunto, veja aqui dicas para aderir à tendência da Biofilia em apartamentos.
COMENTÁRIOS: