5 flores resistentes ao frio para colorir o inverno em sua casa
A tendência de inverno para 2024 apresenta uma variedade de cores fascinantes. Os tons terrosos, como marrom, caramelo e terracota, se destacam ao lado dos tons mais frios, como preto, azul e cinza. Tons rosados, como o rosé, o pink e o cereja, também estão em alta nos acessórios. Com a ajuda das flores, os ambientes podem se transformar em lugares mais coloridos e aconchegantes.
A cor das plantas traz mais alegria e vivacidade para os espaços, dessa forma, é possível manter o verde e a beleza em casa, mesmo sob baixas temperaturas.
Antes de escolher suas espécies favoritas, é importante considerar as condições específicas de luz e solo que cada planta necessita. Com o cuidado adequado, elas podem trazer beleza e delicadeza para a casa durante toda a estação.
Confira cinco espécies resistentes ao frio e saiba como cuidar de cada uma delas:
1. Camélia (Camellia japonica)
Conhecida por sua elegância e cores vibrantes, a camélia é uma excelente escolha para o frio. Suas flores aparecem no final do inverno e início da primavera, trazendo tons de rosa, vermelho e branco. A camélia é originária do Japão e conhecida principalmente por produzir flores chamativas ao longo de todo o ano. A planta também é famosa por possuir uma grande quantidade de espécies – estima-se que sejam mais de 30 mil cultivares.
Com as flores delicadas e perfumadas, a camélia é uma ótima opção para quem busca um toque de sofisticação nos seus ambientes. Por preferir climas mais amenos, ela necessita de rega regular, mas sem encharcar o solo.
2. Azaleia (Rhododendron simsii)
A Azaleia é vista como um símbolo de equilíbrio e harmonia, conectando o divino com o terreno. Seu florescer exuberante é interpretado como uma manifestação da energia espiritual e da renovação da alma.
Com tons de rosa, vermelho, branco e até roxo, a azaleia floresce bem durante todo o inverno, sendo uma ótima opção para trazer cor e elegância ao lar. Para preservar a azaleia em vaso dentro de casa sempre bonita, é preciso manter a terra úmida e colocar a planta perto de uma janela. É uma espécie de fácil cuidado e ideal para quem está começando no mundo da jardinagem.
3. Orquídea (Orchidaceae)
Símbolo de beleza, equilíbrio e elegância, a orquídea evoca a sensualidade num convite ao exotismo de outras paragens. A beleza, equilíbrio e elegância da flor orquídea influenciam o equilíbrio visual e harmonizam os ambientes com as suas cores e contornos sinuosos das flores e folhas. Os arranjos são pequenas esculturas, renovam e fortalecem a energia dos ambientes.
As orquídeas são um grupo de plantas com grande diversidade de cores, formas e tamanhos. Algumas espécies, como a Cattleya e a Phalaenopsis, florescem durante o inverno, deixando o ambiente ainda mais sofisticado. Elas podem ser cultivadas tanto em vasos quanto em árvores. As orquídeas devem ser regadas sempre que o substrato estiver seco (nunca quando estiver úmido). Faça a irrigação com precaução para evitar o encharcamento e o apodrecimento das raízes.
4. Begônia (Begonia spp.)
A flor da begônia significa felicidade, delicadeza e cordialidade, estão associadas à inocência e à lealdade. Relativamente ao Feng Shui, a begônia é um símbolo de fertilidade. Com uma grande diversidade de espécies e cores, podem florescer durante todo o ano em locais com temperaturas mais amenas. Algumas espécies, como a begônia-rex e a begônia-angel, se desenvolvem especialmente bem ao longo do inverno. São ideais para canteiros sombreados ou vasos em ambientes internos, além disso não necessitam de muita água, sendo indicado molhá-las a cada quatro dias. Durante cada rega, é primordial molhar apenas a base e evitar que a raiz fique encharcada.
5. Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)
O lírio-da-paz é considerado uma planta mística, conhecida por sua capacidade de absorver as energias negativas dos ambientes e das pessoas. Elegante e versátil, ele se adapta bem a ambientes internos e externos. Conhecido pelas folhas verde-escuras e flores brancas elegantes, o lírio-da-paz floresce bem durante o inverno, preferindo ambientes sombreados e úmidos. Gosta de meia-sombra e tolera sombra, mas nunca deve ser colocado diretamente sob a luz solar. Para crescer bem, precisa de terra rica em matéria orgânica, mantida sempre umedecida, porém nunca encharcada.
Dicas para cuidar bem das suas flores no inverno:
Luz: a maioria das flores de inverno precisa de luz solar indireta para se desenvolver. É necessário colocá-las em locais com luz solar direta, pois isso pode queimar as folhas.
Rega: o ideal é que as plantas sejam regadas regularmente. A frequência da rega vai depender da espécie da planta e do clima de cada região.
Adubação: é importante utilizar adubos específicos para flores de inverno a cada 15 ou 30 dias, veja as instruções da embalagem.
Temperatura: embora as flores de inverno estejam adaptadas a temperaturas mais amenas, entre 15°C e 25°C é importante se atentar quanto à exposição. Elas devem ser protegidas de geadas e ventos fortes para garantir seu bom desenvolvimento
Podas: fazer podas leves nas plantas após a floração para estimular o crescimento de novos brotos e flores é indispensável.
Com cuidado e atenção, é possível aproveitar a beleza das flores de inverno para tornar a casa ainda mais aconchegante e convidativa durante toda a estação.
COMENTÁRIOS: