29 de março de 2021 Lifestyle

Viva Curitiba! Planejamento e inovação marcam história da cidade

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Museu Oscar Niemeyer. Foto César Brustolin/SMCM (Turismo – Curitiba)

Referência em qualidade de vida e bem-estar, Curitiba completou 328 anos em 29 de março de 2021. E quem conhece, sabe: o planejamento urbano marca a história da cidade. A capital do Paraná é reconhecida mundialmente pela eficiência no transporte, pelas amplas áreas verdes e pelos aspectos futuristas característicos de uma cidade inovadora e inteligente. São traços que carrega desde sua fundação, em 1693.

Foi Ouvidor Pardinho, que hoje dá nome a uma das praças da cidade, que começou os cuidados com o meio ambiente e a arborização da cidade. Isso, em 1721, com regulamentação no corte de árvores e obrigatoriedade de cuidados com o Ribeiro, hoje Rio Belém. Ainda, orientou também o desenvolvimento da cidade ordenando a construção de ruas e casas.

No entanto, o crescimento de Curitiba veio um pouco depois. Com a chegada dos imigrantes – europeus, africanos e asiáticos – a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais virou uma metrópole que hoje oferece uma vasta diversidade cultural, gastronômica e ótimas oportunidades para investimentos e empreendedorismo.

Cidade Sorriso

Foto: Daniel Castellano (Turismo – Curitiba)

Curitiba ganhou do jornalista e caricaturista sergipano Hermes Fontes o apelido de “Cidade Sorriso” em 1929, em uma visita à capital. O título contradiz a fama de a população ser fria e distante. Da mesma forma, um levantamento feito pela revista Bula em 2020 elegeu Curitiba como uma das mais felizes do Brasil. No estudo foram observados dados sobre educação, emprego, saúde, longevidade, renda e segurança pública. Ou seja, a população de Curitiba está cheia de motivos para sorrir e receber os novos visitantes e moradores da cidade.

Qualidade de vida

Quando se pensa em uma cidade tecnológica, cheia de indústrias e com uma população de quase 2 milhões de habitantes, é comum relacionar tudo isso ao trânsito pesado e paisagens cinzas de concreto no trajeto do dia a dia, certo? Em Curitiba as coisas não são bem assim.

Com mais de 200 quilômetros de ciclovias, quase 80% de arborização no território e bairros mais tranquilos próximos ao centro, com destaque para o Batel e o Água Verde, a capital mistura o frenesi de uma metrópole e a tranquilidade do interior. Para quem gosta de caminhadas e exercícios ao ar livre, Curitiba é perfeita. Com diversos parques e praças espalhados pela cidade, fica fácil conseguir motivação para a prática das atividades físicas. Tudo isso respirando ar puro e contemplando a natureza.

Planejamento e inovação

Parque Barigui – Foto Valéria Rolim/CTUR (Turismo – Paraná)

Curitiba também é referência de planejamento e limpeza urbana. A arquitetura da cidade também se destaca, seja nos pontos turísticos, como o Museu Oscar Niemeyer ou a Ópera

de Arame, construções mais recentes, ou ainda nos prédios históricos localizados no Largo da Ordem, muitos deles conservados desde o século 18.

A criatividade e a inovação sempre fizeram parte da cidade. Na década de 1970, surgiu em Curitiba o sistema BRT de transporte público, ideia exportada para centenas de cidades em todo o mundo. Hoje, Curitiba tem o ecossistema de inovação mais promissor do Brasil, de acordo com o Ranking Global Startup Ecosystem Report 2020. A pesquisa, que analisou mais de 140 cidades no mundo, elegeu a capital paranaense no Top 100 Ecossistemas Promissores do Mundo – o único município brasileiro a figurar no ranking.

Em destaque, o avanço tecnológico em energia e transporte sustentáveis e pelo crescimento de startups, incluindo os dois unicórnios da cidade (EBANX e MadeiraMadeira), apresentados no relatório junto com o reconhecimento global do Vale do Pinhão. O estudo ainda indica que todas as empresas com base tecnológica da cidade estão avaliadas em aproximadamente 2,2 bilhões de dólares. E, com tantos motivos para morar em Curitiba, claro que a A.Yoshii não poderia deixar de acreditar no potencial da cidade e ajudar a deixar o skyline ainda mais bonito. Há seis anos estabelecendo novos conceitos de moradia, a empresa projetou e construiu imóveis com localizações privilegiadas e espaços pensados para a família – com muito conforto, segurança e inovação. Conheça os empreendimentos da A.Yoshii em Curitiba, como o Talent, no bairro Água Verde, e venha viver a vida que você merece

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!