8 de setembro de 2021 Lifestyle

Setembro amarelo: cuidar da saúde mental é urgente e necessário

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Ter acompanhamento profissional e uma rede apoio são fundamentais para prevenir doenças psicológicas

Você já deve ter ouvido falar em “Setembro Amarelo”, mas sabe por que ele foi criado? O entendimento desse tema é muito importante, sobretudo, nos dias atuais.  

Setembro Amarelo é a campanha mundial de conscientização contra o suicídio. A escolha do mês se deu por conta do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, lembrado em 10 de setembro. A data foi estabelecida em 2003 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicído no mundo. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida. Ainda de acordo com a OMS, 90% desses casos poderiam ter sido evitados com diagnóstico, tratamento e prevenção, já que 50% a 75% das pessoas que cometem esse ato extremo dão sinais e falam sobre seus pensamentos suicidas, sentimentos e planos antes de cumprir a decisão. 

Conversar abertamente sobre o assunto, identificar os sinais de risco e oferecer ajuda são as melhores formas de enfrentar o problema.

Falar sobre suicídio é importante e necessário

Ter alguém para conversar alivia o sofrimento em crises

Suicídio é uma palavra pesada, carregada de dor e sofrimento, tanto para os que decidem tirar a própria vida quanto para os que ficam. Abordar o suicídio de forma clara é importante, principalmente porque o preconceito e a desinformação têm atrapalhado muitas pessoas a lidarem com essa questão. Diferente do que muitos pensam, falar sobre o problema não estimula nem acelera o ato. Já foi comprovado que conversar pode até reduzir os riscos de uma pessoa chegar às vias de fato. Segundo especialistas, na maioria das vezes, um simples diálogo pode ajudar a aliviar o sofrimento em um momento de crise.

Então, para prevenir, é fundamental que, primeiro, as pessoas parem de rotular doenças mentais como mera frescura, preguiça ou como um meio de chamar a atenção.

Mas por que Setembro e por que Amarelo?

Em 1994, Mike Emme, um jovem americano muito querido, acabou cometendo suicídio. O fato chocou familiares e amigos, pois ele aparentava ser um garoto alegre, dedicado e sem sinais de que poderia chegar a isso. Uma das paixões de Mike era seu Mustang 68 amarelo, que havia acabado de restaurar.

Estarrecidos com o acontecimento, amigos e familiares de Mike sentiram vontade de transformar a dor e o sofrimento em alguma ação de transformação. Foi então que eles decidiram distribuir na cerimônia de despedida, cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda.” A ação iniciada no velório logo se espalhou por outras partes do país e do mundo. A cor amarela foi escolhida por ser a mesma de seu xodó: o carro restaurado.

Cuide do outro, mas não esqueça de você mesmo

Ansiedade, angústia e outros sentimentos podem ser resolvidos em conjunto, entre amigos, familiares e profissionais

Como anda sua saúde mental e das pessoas que estão ao seu redor? Aproveite este momento para refletir sobre os cuidados que você tem com você mesmo e com o outro. Não tenha medo de pedir ou oferecer ajuda caso se sinta deprimido, ansioso, angustiado ou passando por um momento difícil.

Você pode, sim, ajudar alguém que está com pensamentos suicidas, mas lembre-se de que há limites do que se pode fazer. Sua ajuda, muitas vezes, passa por buscar ou incentivar que a pessoa possa contar com a orientação de um profissional.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!